Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Pimenta Gota corrói até moedas e faz mal à saúde?

Falso

Pimenta Gota corrói até moedas e faz mal à saúde?

Vídeo publicado no Facebook mostra um teste provando que a pimenta Gota possui ingredientes que corroem moedas e que faz mal à saúde! Será verdade?

O filme, de apenas 2 minutos, foi publicado na rede social de Mark Zuckerberg no dia 11 de março de 2015 e já foi visto mais de 5 milhões de vezes! Nele podemos ver um teste feito com dois tipos de molho de pimenta. Um homem pinga algumas gotas do molho de pimenta Gota em uma moeda de 25 centavos e gotas de um molho de pimenta caseiro em outra moeda.

Vídeo prova que pimenta Gota faz mal à saúde! Será verdade?

Vídeo prova que pimenta Gota faz mal à saúde! Será verdade?

Passados 5 minutos, o homem limpa as moedas e verifica que a Gota corroí muito mais o metal do que o molho de pimenta caseiro (que, segundo o autor do vídeo, é muito mais ardida que a pimenta Gota). A moeda embebida com a pimenta Gota ficou limpa enquanto que a moeda da pimenta caseira nada sofreu!

O autor do vídeo sugere que, se os ingredientes da pimenta industrializada fazem esse “estrago” na moeda, podem fazer muito mal à saúde!

A tal experiência foi parar no nosso fórum no Facebook e vários leitores ficaram curiosos para saber: Será que isso é verdade?

Assista ao vídeo abaixo e descubra conosco se isso é verdadeiro ou falso?

Verdadeiro ou falso?

O vídeo é real, mas a moeda não foi corroída por causa da ardência da pimenta (ou dos “carboidratos” ou da “soda cáustica”, conforme afirmado no vídeo)!

A pimenta Gota, assim como várias outras marcas desse tipo de molho, possui em sua composição o acido acético (vinagre) que entra em contato com o cloro presente no sal e ambos reagem com o oxido de cobre da moeda.

Atualização 16/03/2015

Conforme bem observado por diversos leitores atentos, a moeda de 25 centavos é revestida com o bronze, que também oxida e sofre os mesmos efeitos quando entra em contato com o ácido acético + cloro.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Ao pingar a pimenta em cima da moeda, os componentes citados quebram as moléculas do óxido de cobre e a moeda fica mais clara, pois ela é feita de aço revestido com cobre (cobre esse que, conforme entra em contato com o oxigênio do ar, vai oxidando, ficando com aquela cor meio avermelhada que chamamos de ferrugem).

Ah! É bom lembrar que essa mistura de vinagre e sal não fazem mal à saúde (claro, desde que você não beba litros e litros, pois tudo em excesso faz mal, né?).

Apesar de ser possível limpar o ferrugem das moedas com outros molhos – como o ketchup ou o molho de mostarda -, parece que muita gente cismou com essa marca especificamente, como podemos ver nesse vídeo que foi publicado em 2012 no YouTube:

[iframe: width=”600″ height=”338″ src=”https://www.youtube.com/embed/gMxRigKJbyA” frameborder=”0″ allowfullscreen]

 

O canal Manual do Mundo do YouTube explicou que podemos limpar moedas apenas mergulhando-as em uma solução de vinagre e sal:

[iframe: width=”600″ height=”450″ src=”https://www.youtube.com/embed/ycnyxEVCl6Y” frameborder=”0″ allowfullscreen]

 

Por que a pimenta caseira não corroeu a moeda?

A outra moeda testada com o molho de pimenta caseiro não sofreu nenhum “dano”, pois a pimenta caseira (muito mais ardida que a Gota, segundo o autor do vídeo) foi preparada, muito provavelmente, apenas com óleo, que não reage com o óxido de cobre.

Conclusão

A pimenta Gota limpa moedas oxidadas por causa do vinagre e do sal presentes em seus ingredientes, que também são encontrados em diversos outros molhos.

Continue lendo
19 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Publicidade

Parceiros:

Voltando a Circular

Publicidade

Topo