today-is-a-good-day
19.9 C
São Paulo
quinta-feira, março 28, 2024

A polícia fechou laboratório clandestino de Coca-Cola no Brasil?

- Publicidade -

É verdade que a Polícia interditou uma fábrica clandestina do refrigerante Coca-Cola em Manaus? Descubra a verdade aqui no E-farsas!

A notícia apareceu nas redes sociais no final do mês de setembro de 2016 e afirma que policiais teriam descoberto e fechado um laboratório clandestino em Manaus (AM) e que essa bebida (que, segundo o texto, tem até água de bateria na sua composição) estaria sendo distribuída pelo Brasil inteiro.

Nas fotos que acompanham a reportagem podemos ver o que parece ser um galpão com péssimas condições de higiene, cheio de garrafas de Coca-Cola. Algumas ainda sem o rótulo…

Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?

Fábrica clandestina de refrigerante estaria fazendo "coca-cola genérica" e distribuindo para Brasil Inteiro! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)
Fábrica clandestina de refrigerante estaria fazendo “coca-cola genérica” e distribuindo para Brasil Inteiro! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdadeiro ou falso?

As fotos são reais, mas a história é falsa!

Uma rápida busca pela web e é possível notar que essas mesmas fotografias já circularam por aí  há tempos como se a tal fábrica tivesse sido descoberta em diversas outras cidades brasileiras: São Luís (MA), Guarulhos (SP), Manaus (AM) etc… Além de encontrarmos outras versões afirmando que o fato teria ocorrido na Índia e em outros países!

Afinal, quando o fato teria ocorrido? Isso o texto não diz!

Quem estava envolvido com essa fábrica? Quais os nomes dos falsários? Qual polícia atendeu o caso?

Igualmente, o texto também não explica esses detalhes.

- Publicidade -

A verdade é que esse laboratório improvisado foi descoberto no Paquistão, em setembro de 2015. A fábrica ficava na cidade paquistanesa de Gujranwala e a bebida clandestina era comercializada em algumas cidades vizinhas. Nesse site tem mais um monte de fotos da operação policial que fechou a “empresa”.

coca2-jpg

Conclusão

As fotos que mostram uma fábrica clandestina de Coca-Cola não são de uma operação realizada pela polícia no Brasil. Na verdade, as fotografias são de um laboratório clandestino interditado no Paquistão. O fato ocorreu em setembro de 2015!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

26 COMENTÁRIOS

    • Na verdade a Dolly era uma fábrica da Coca Cola em Chernobyl. Após o acidente com o reator eles mudaram para o Brasil, porem continuam a usar a matéria prima de lá (Capim mascado por cabras mutantes).

  1. Venho aqui como um leitor do site a anos, e por essa consideração que vim fazer esse comentário. Infelizmente o E-farsas anda muito desinteressante, pegando boatos que não vejo – e nem mesmo meus amigos – em rede social alguma, sendo que muitas delas são obviamente falsas, chegando a ser vergonhoso a necessidade de fazer um post para tentar desmitifica-las.

    Aquele site que eu achava interessante e ia a fundo em boatos realmente confusos se foi a um tempo, por isso estou retirando-o da minha lista de feed.

    Uma pena, lamento a queda na qualidade.

    Abraço !

      • Eu já não acho que a qualidade do site teve queda: Foram os boatos que estão cada vez mais medíocres! Aí não tem o que fazer mesmo, não é?
        E sim, há necessidade de desmentir mesmo os mais óbvios e ainda assim vai ter gente que continuará acreditando no boato só porque viu na rede social e tal…

        Continue o bom trabalho aí, Gilmar!

      • Eu não tenho visto tantos boatos assim e um dos motivos é que tenho bloqueado a maioria dos sites e perfis no FB que ‘curtem’ um boato, mas sempre um ou outro acaba vazando. Agora, não vejo lógica em dizer que seu site tenha perdido qualidade por causa de terceiros – no caso, a falta de ‘boatos de qualidade’ (isso soou estranho rsrs). Enfim, estamos sempre ai, dando aquele prestígio no seu trabalho. Grande abraço!

    • Espero que volte a participar do e-farsas, e com relação a sua crítica de que vc não conhece esses boatos é um bom sinal amigo, isso quer dizer que o mundo não gira ao seu redor, o universo em que vc vive é maior que seus olhos podem ver. (ou de seus amigos).

      Muitas notícias que vejo aqui pelo e-farsas, assim como vc, também não enxergo em minhas redes sociais, mas a maioria delas, em algum tempo depois, as vezes até um ano depois, aparecem na minha rede social como algo novo, meus amigos me mostram tal notícia e eu falo.

      ” Visite esse site E-farsar meu amigo, pois essa notícia que vc está me mostrando agora como algo recente, já foi desmentida ano passado ”

      Obrigado e-farsas por fazerem um ótimo trabalho, minha única crítica no site são as moderações nos comentários que deixam passar muita briga entre leitores que muitas vezes não tem nem relação com o artigo postado.

    • Caro Thiago, não espere do restante da população o seu grau de instrução. Existem enumeras pessoas que acreditam em coisas que vc nem imagina, a verdade é que a politica publica quer deixar a população na ignorância. Isso é vantagem pra eles

  2. Nossa, procurei esta notícia assim que vi, na segunda feira neste site, que confio muito….recebi vários wats com esta notícia, dizendo ser em Brasilia, outros no Ceará…..obrigada…..
    antes de repassar qualquer post, confiro a veracidade aqui!

  3. Thiago, recebi vários wats com este boato, até me pediram para repassar porque disseram ser em Brasília, onde tenho vários parentes…outros afirmaram ser em Fortaleza….

  4. Grandes empresas como a Coca-Cola tem departamentos inteiros voltados para a proteção da imagem do produto e do seu nome comercial. Se isso tivesse acontecido no Brasil a Coca-Cola faria questão de providenciar uma boa divulgação nos telejornais e nos jornais (que recebem muito dinheiro dela como anunciante).

  5. Hoje em dia realmente devemos ter cuidado com as coisas que comemos e bebemos. Pois tem se tornado noticias comuns problemas com falsificações e adulterações nos alimentos (leite, carne e etc).
    No meu ponto de vista hoje em dia, se a pessoa quer mais qualidade de vida é comprar sua comida de pequenos produtores, que conheça a procedência. Porque além de estar contribuindo pra economia da sua cidade estará ganhando mais saúde.

  6. Pois vou te contar um negócio! ô coisinha chata é corrente e boato!!!!!
    Meu whatsapp é lotado deles e TODOS encontro aqui (inclusive para voltar nos grupos
    e ter o prazer de chamar delicadamente a todos de “otários”!)
    Continuem o trabalho excelente!!!!

    • O pior é aquele povo que você prova por A+B que o boato é boato, e o otário responde “mas será mesmo”?. Já bloqueei vários assim. Gente que não consegue raciocinar não me interessa.

  7. Aqui no Brasil falsificam wiskys, cachaça, cigarro e até água mineiral !! Recentemente a polícia descobriu uma fábrica clandestina de bebidas alcoólicas na região da zona leste!! Tudo acham um jeitinho de para falsificar e levar vantagem em tudo!

  8. Acabei de comprar uma Fanta Uva que não tem a logo marca Coca Cola e o gosto é muito forte e assim que bebi um copo senti dores de cabeça e por isso resolvi noticiar…
    Como devo proceder e ter uma resposta quanto a veracidade dos fatos?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui