today-is-a-good-day
17.2 C
São Paulo
quinta-feira, abril 18, 2024

As previsões furadas dos videntes para 2014!

- Publicidade -

Confira conosco algumas das previsões feitas pelos videntes para o ano de 2014 que acabaram provando (de novo) que prever o futuro é uma farsa!

Todo final de ano é sempre a mesma coisa. Um monte de pessoas aparece em vários sites e blogs “especializados”, afirmando possuir o poder de prever o futuro e, como de costume, várias previsões são feitas para o ano seguinte. Algumas dessas previsões são tão genéricas que as chances do “vidente” acertar são grandes. Outras são acertadas mesmo no chute, mas o fato é que a grande maioria erra.

Como estamos no final de 2014, resolvemos selecionar algumas dessas “previsões” que falharam miseravelmente:

previsoes 

Já mostramos em 2011 que não podemos confiar de jeito nenhum em previsões de supostos videntes, pois isso serve apenas como entretenimento e não há nenhuma comprovação científica de que a clarividência exista. Isso só se torna um problema quando esse tipo de show passa a atrapalhar a vida das pessoas (acreditem, tem gente que não sai de casa sem, antes, dar uma consultada no horóscopo).

Um exemplo disso foi a “revelação” de um “vidente” que alarmou a população ao afirmar que um avião iria cair na avenida Paulista (mesmo a rota daquele voo não passar por ali). Claro… o avião não caiu!

Vidente Jucelino da Luz previu a queda de um avião na Paulista e... errou! (foto: Reprodução/YouTube)
Vidente Jucelino da Luz previu a queda de um avião na Paulista e… errou! (foto: Reprodução/YouTube)

O mais incrível disso é que a maneira que alguns espertões encontraram para ganhar a vida,  enganando o povo com o suposto dom de prever o futuro, ganha destaque na mídia em geral. Quando acertam (fazendo previsões genéricas), todo mundo comenta, mas dos erros ninguém se lembra!

Ainda bem que temos a internet pra gente poder relembrar os erros dos supostos videntes, como essa matéria do jornal O Dia, publicada no último dia de 2013. Das dezenas de previsões feitas pelos “especialistas” no assunto, apenas as mais genéricas chegaram perto. Logo no início da “reportagem”, o vidente Robério de Ogum garante: “O Brasil será o campeão do mundo de futebol”! Nem é preciso lembrar que a Seleção Brasileira de Futebol foi eliminada antes da grande final na Copa do Mundo de 2014!

Vidente Robério de Ogum garante que em 2014, “O Brasil será o campeão do mundo de futebol”! (foto: Reprodução/YouTube)
Vidente Robério de Ogum garante que em 2014, “O Brasil será o campeão do mundo de futebol”! (foto: Reprodução/YouTube)

- Publicidade -

Além disso, outras previsões publicadas nessa mesma matéria não se confirmaram como, por exemplo, a doença gravíssima que afastaria o apresentador Silvio Santos dos domingos no SBT! Outro “vidente”, o Pai Carlos, também previu que Silvio Santos teria um problema grave de saúde (que poderia levá-lo à morte)!

Isso, felizmente, não aconteceu!

Pai Carlos previu, dentre outras coisas, que Silvio Santos corria sérios riscos de morrer em 2014! (foto:
Pai Carlos previu, dentre outras coisas, que Silvio Santos corria sérios riscos de morrer em 2014! (foto: Divulgação)

Só para sermos justos, Robério de Ogum é o único (que conhecemos) que possui uma seção chamada “Previsões Erradas” em seu site, onde ele publica algumas das que ele errou!

Voltando ao Pai Carlos, ele também previu que a presidente Dilma Rousseff teria uma disputa acirrada com o candidato Eduardo Campos durante as eleições presidenciais de 2014. De certa forma, ele acertou essa… Ele só não previu que Eduardo Campos morreria em um acidente aéreo em agosto desse ano!

Claro que ele usou um dos preceitos de um bom vidente e fez uma “previsão” bem genérica, afirmando que um avião cairia com pessoas ilustres dentro, mas o acidente ocorreria na divisa entre a Bahia e Minas Gerais e o avião que vitimou o candidato à presidência caiu em Santos (cidade litorânea de São Paulo).

Outro suposto vidente, Carlinhos – que ficou famoso por “prever” que o Brasil perderia da Alemanha na Copa – deu várias entrevistas afirmando que o candidato pelo PSDB Aécio Neves ganharia as eleições de 2014. Essa ele errou, mas a mídia – é claro – não deu muita atenção para isso!

Vidente previu que Aécio Neves ganharia as eleições! (foto: Reprodução/YouTube)
Vidente previu que Aécio Neves ganharia as eleições! (foto: Reprodução/YouTube)

E não podemos esquecer também do tarólogo, astrólogo e numerólogo Pai Vavá de Odé, que previu um atentado contra o papa Francisco causado por muçulmanos que poderia levá-lo à morte. Pai Vavá também previu que os Estados Unidos iniciariam uma guerra civil depois que seu pedido de fazer parte da União Europeia fosse negada e que a Argentina iria ser a campeã da Copa do Mundo de 2014. Nada disso aconteceu…

Previsões genéricas são as melhores

O ideal para quem deseja entrar no ramo da clarividência é fazer igual aos profissionais no assunto, como o astrólogo João Bidu, que fez uma série de previsões bastante genéricas para 2014. Podemos destacar os seguintes pontos:

“[…]Até 6 de março, o Júpiter estará se movendo em sentido contrário [sic] e trará momentos de bastante instabilidade.”

Apesar de não detectarmos nenhuma época do ano em que o planeta Júpiter tenha “rodado ao contrário”, a afirmação que haverá “momentos de bastante instabilidade” não poderia ser mais genérica!

Atualização 01/01/2015

Conforme muito bem observado por muitos leitores, é preciso esclarecer que ocorre com alguns planetas o movimento rretrógrado aparente, onde temos a impressão que um determinado corpo planetário parece girar ao contrário. Encontramos citações sobre esse “movimento contrário de Júpiter” em muitos sites de astrologia, cada um escolheu uma data diferente em que Júpiter iria parar de girar ao contrário. Além isso, como dissemos, o movimento é apenas uma ilusão e não há nenhuma comprovação de que esse fenômeno óptico exerça alguma influência nas vidas dos moradores aqui da Terra!

Quer mais uma previsão genérica e óbvia de João Bidu? Aí vai:

“[…]Algumas surpresas agradáveis e conquistas inesperadas podem acontecer, mas também é provável que revelações ou escândalos afetem a imagem de autoridades ligadas ao alto escalão do governo brasileiro.”

Dicas para os videntes para 2015

  1. Seja o mais abrangente e genérico possível, as chances de errar são quase nulas
  2. Apele para o lado emocional da platéia, ou – no caso – do leitor
  3. “Prever” morte de algum famoso sempre funciona!
  4. Quando for “prever” que alguém vai morrer, nunca cite nomes! (Veja item 1)
  5. Nunca deixe nada registrado sobre suas previsões. Algum “chato” pode querer conferi-las depois!
  6. Caso deixe suas previsões registradas em algum lugar, certifique-se de que possa modificá-las no futuro, antes que algum “chato” queira conferi-las depois! (Veja item 5)
  7. Deixe suas previsões guardadas e só as revele ao mundo depois que os fatos acontecerem
  8. Mais importante de todas: Caso erre em suas previsões, diga apenas que o futuro é incerto e pode ser mudado!

Como funciona a astrologia 

Abaixo, um vídeo do nosso amigo Átila Iamarino, explicando como funciona a Astrologia e como os astros não influenciam no nosso dia-a-dia:

[iframe: width=”590″ height=”332″ src=”//www.youtube.com/embed/SMureUD4h_c” frameborder=”0″ allowfullscreen]

 

Conclusão

As previsões feitas pelos supostos videntes devem ser usadas apenas para fins de entretenimento e não devem ser levadas à sério!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

19 COMENTÁRIOS

  1. E mesmo com todos esses tiros n’água, ainda sim eles aparecerão muito e terão um espaço enorme na TVs, nas rádios, nos jornais, na Internet fazendo as mesmas previsões furadas de sempre.

    E se alguém (um “chato”) faz alguma crítica ou decide fazer uma análise mais pormenorizada dessas “previsões”, essa pessoa é a errada, pois não tem força de vontade para acreditar no que eles dizem. Ou seja, a pessoa é OBRIGADA a aceitar e tem que engolir calada tudo isso.

    E tudo isso acontece por quê? Porque o brasileiro é um ignorante. E isso que eu disse não tem nada a ver com falta de estudo. Tem muitos diplomados e muito “sinhô dotô” que levam a sério essas previsões.

    No mais…

    “Vidente Robério de Ogum garante que em 2014, “O Brasil será o campeão do mundo de futebol””

    … GOOOOOOOOOOOLLLL DA ALEMANHA!!

  2. Valeu por ter um veículo de mídia que lembre as previsões furadas. Pois esses indivíduos se apegam ao esquecimento caso errem e normalmente é isso que acontece. Aí de repente uma das 100 coisas previstas acontece por acaso e o sujeito aparece em Gugu, SBT e por aí vai como se fosse mais uma Mãe Dinah da vida.

  3. Adivinhar o futuro pelas cartas, búzios ou lá o que seja??? Compreendo a parte dos “adivinhantes”, estão ali para facturar. Já a parte dos “crentes” é mais insólita…não percebem que estam ali apenas para serem os papalvos pagantes.

  4. Como todos gostam de fazer previsões um pouco por toda a
    Internet, vou fazer uma, hoje: dia 15 de abril de 2015.

    A previsão é:

    “Por volta de 19 de novembro de 2015, haverá: sinais na Terra.”
    Reconhecerão os sinais a que me refiro, quando acontecerem.

    Esta previsão, tem uma margem de erro de à volta de 30 dias,
    antes, ou depois, desse dia.
    Mas não se preocupem, será tão evidente, que não terão qualquer
    dúvida, mesmo que não seja nesse dia exato.
    E serão muitas coisas a acontecer ao mesmo tempo, estejam
    atentos às noticias nacionais e internacionais, desde já… vão
    notar bem a diferença!

    ……………………………………………….
    Dicas para os videntes para 2015:

    1. Seja o mais abrangente e genérico possível, as chances de
    errar são quase nulas
    | Ponto 1: Conferido!

    2. Apele para o lado emocional da platéia, ou – no caso – do
    leitor
    | Ponto 2: Não conferido.

    3. “Prever” morte de algum famoso sempre funciona!
    | Ponto 3: Não aplicável.

    4. Quando for “prever” que alguém vai morrer, nunca cite
    nomes! (Veja item 1)
    | Ponto 4: Não aplicável.

    5. Nunca deixe nada registrado sobre suas previsões. Algum
    “chato” pode querer conferi-las depois!
    | Ponto 5: Assinada digitalmente.

    6. Caso deixe suas previsões registradas em algum lugar,
    certifique-se de que possa modificá-las no futuro, antes que
    algum “chato” queira conferi-las depois! (Veja item 5)
    | Ponto 6: Não posso mudar este comentário, depois de o colocar
    aqui, e além disso está assinada digitalmente, para que se
    alguém a mudar não possa provar que fui eu.

    7. Deixe suas previsões guardadas e só as revele ao mundo
    depois que os fatos acontecerem
    | Ponto 7: A previsão diz respeito à data aproximada de 19 de
    novembro de 2015, com uma margem de erro de 30 dias antes ou 30
    dias depois (parece respeitar o ponto 1, com excepção de serem
    várias coisas que todos pelo mundo reconhecerão como
    definitivamente sinais na Terra… é muito abrangente, mas terá
    de ser muito grave ou não o reconheceriam…). Ah! E estou a
    escrever e a enviá-la para publicação a 15 de fevereiro de
    2015… cerca de 8 meses antes de começar o prazo de entre 19 de
    outubro de 2015 e 19 de dezembro de 2015, apontado para a data
    19 de novembro de 2015 como a mais provável.

    8. Mais importante de todas: Caso erre em suas previsões,
    diga apenas que o futuro é incerto e pode ser mudado!
    | Ponto 8: se errar na previsão é porque estou errado, os
    eventos a que me refiro não são passíveis de mudança, pelo que
    terão de acontecer, logo só posso estar enganado, se não
    acontecerem. E sim, o futuro é incerto, pois muitos
    acontecimentos
    dependem do ser humano, mas esta previsão não depende do ser
    humano, logo não se aplica a este caso específico.

    Publique-se

    • Passou o período que referi, e nada aconteceu, pelo que considero a previsão que fiz errada… ou pelo menos não se cumpriu no prazo que indiquei… à altura em que escrevo não aconteceu nada que considere como realizados os ditos “Sinais na Terra”.

  5. No caso de júpiter estar em movimento retrogrado, cabe uma observação importante:
    A astrologia é baseada no modelo GEOCENTRICO, muito complexo e idealizado por copérnico, se não me falha a memória. No mesmo, alguns planetas aparentar mover-se no sentido oposto durante certos periodos das suas órbitas, devido às diferenças de velocidade das translações. É perfeitamente possivel calcular esses movimentos e tem mais um pequeno detalhe:: isso varia com a posição geográfica do observador.
    Oviamente o modelo de Galileu, o HELIOCENTRICO é muito mais simples e correto, mas inadequado para o que a astrologia deseja. Na verdade, se quisermos observar astros com o telescópio, precisamos de localizá-los pelo modelo GEOCENTRICO, já que estamos na Terra.

  6. Acho que nem em 2500 eles vão acertar, todos os anos ouvimos as coisas mais absurdas e raramente se confirma suas previsões. ODEIO videntes de fachada!

    • Viés de confirmação. Se nenhum time morresse em acidente de avião esse ano, ninguém lembraria desse cara ou de sua suposta “previsão”.

      É a mesma coisa que acontece com os Simpsons. “Simpsons previram tal coisa”. TANTA COISA aconteceu em todos os episódios dos Simpsons nesses 30 anos, que eventualmente algumas podem se tornar reais. Mas e as coisas que eles previram e que NÃO aconteceram?

      Eu posso falar, “ano que vem um piloto da Fórmula 1 vai morrer na primeira corrida”. Se não morrer, ok, ninguém vai se lembrar mesmo. Se morrer, eu sou vidente!

      Pense nisso.

  7. Vidente Carlinhos foi um experiência decepcionante. Um dos maiores charlatões que conheci nesta área . Perdi tempo e dinheiro com ele. Sim, pois ele pede 50,00 ou uma cesta básica , mas
    Na medida que as consultas de
    Seguem ele passar a sugerir supostas limpezas que nada mais são que golpes, pois ele viaja p ano todo e obviamente não tem tempo pra isso pois divide seu tempo entre atender pessoas , fazer programas de TV e de rádio. Além disso, ela assedia algumas clientes . Não recomendo de forma alguma.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui