Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Um Santíssimo Sacramento ficou intacto após mar de lama em Mariana?

Acidentes

Um Santíssimo Sacramento ficou intacto após mar de lama em Mariana?

Será verdade que um véu ficou intacto após a inundação ocorrida na cidade mineira de Mariana, causada pelo rompimento de uma barragem? Milagre?

No dia 05 de novembro de 2015, uma tragédia assolou a cidade mineira de Mariana. O rompimento de uma barragem de rejeitos da mineração da empresa Samarco encheu de lama a cidade, deixando uma dezena de mortes e outra centena de pessoas desabrigadas.

No entanto, um detalhe chamou a atenção de muitas pessoas na web: Um artefato de uma capela da comunidade de Paracatu – que também ficou envolta no mar de lama – teria sido protegido por algo que a ciência não teria como explicar! O véu do Santíssimo Sacramento teria permanecido intacto!

De acordo com o texto que passou a ser compartilhado no Facebook e espalhado através do WhatsApp, nem sequer o véu que cobria a âmbula havia sido maculado.

Junto com o texto, uma foto mostra a capela e um objeto coberto com um pano branco, provando que o milagre teria mesmo ocorrido!

Seria esse um milagre divino?

Será que essa notícia é real?

Imagem compartilhada no Facebook e no WhatsApp mostra o milagre! Será verdade? (Foto: Reprodução/Facebook)

Imagem compartilhada no Facebook e no WhatsApp mostra o milagre! Será verdade? (Foto: Reprodução/Facebook)

Verdadeiro ou falso?

Essa história surgiu em páginas católicas do Facebook, como a Catecismo Brasil, no dia 16 de novembro de 2015 e se espalhou pela rede social, indo parar no Twitter e no WhatsApp com uma incrível velocidade!

No entanto, apesar de termos uma foto que provaria a ocorrência do milagre, trata-se de mais um boato inventado e compartilhado por pessoas que sequer se deram o trabalho de pesquisar antes.

Como podemos ver em uma rápida busca no Google, essa notícia somente aparece em sites e blogs religiosos. Nenhum jornal publicou alguma coisa a respeito! Certamente, uma história dessas seria destaque na TV Globo, por exemplo, que tem uma tradição católica em sua programação…

É estranho que grandes portais, como o UOL, por exemplo, que noticiou a respeito de 4 igrejas que foram destruídas pelo mar de lama em Mariana (incluindo a capela de Paracatu) não ter mencionado o suposto milagre. Será que é porque ele (o tal milagre) não aconteceu?

A reportagem feita pela agência de notícias alemã Deutsche Welle também fala sobre essa tragédia e menciona a capela de Piracatu. De acordo com a Deutsche Welle, a capela foi completamente inundada e a lama de dejetos não poupou nenhum santinho sequer!

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Capela foi completamente destruída pela inundação! (Reprodução/DW)

Capela foi completamente destruída pela inundação! (Reprodução/DW)

A âmbula e o véu

O véu branco que aparece na montagem das fotos, foi “emprestada” de algum site que vende artigos para celebração de missas católicas. A Clero Brasil, por exemplo, usa essa mesma foto em seu catálogo, mas uma busca no Google Images mostra que essa foto é padrão em várias outras lojas do ramo como a CR2 Paramentos e a Loja Herb.

Essa imagem do véu para Âmbula que foi usada para forjar a ocorrência do milagre pode ser vista em publicações de 2012 em vários blogs religiosos!  

Imagem circula pela web desde, pelo menos, 2012!

Imagem circula pela web desde, pelo menos, 2012!

É estranho também observar que se essa história fosse mesmo verdade, esse seria um tipo de milagre bem mesquinho, pois como e por que um ser divino teria a coragem de deixar uma dezena de pessoas perderem a vida (além de fazer com que centenas fiquem desabrigadas e outra dezena desaparecida) apenas para “salvar” um objeto de uma igreja?

Que ser divino é esse que prefere salvar um objeto tido como sagrado ao invés de salvar vidas?

Desabafo do E-farsas

A função do E-farsas não é e nunca foi a de debater religião, mas não podemos deixar de mencionar aqui que é triste (pelo menos, para nós) saber que algumas pessoas vivem de inventar mentiras sem pé nem cabeça para tentar conseguir mais adeptos para a sua fé. A religião não é ruim, mas muitas das pessoas que estão metidas nela são, sim, muito ruins!

Como alguém cria uma bobeira dessas para mostrar “o poder de Deus” e, é claro, para conseguir mais curtidas em suas fanpages (algumas postagens feitas no Facebook sobre esse falso milagre alcançaram mais de 200 mil compartilhamentos) e não imagina que você pode fazer uma simples busca no Google para descobrir que tudo não passa de farsa?

Templo Evangélico também foi “salvo”?

Da mesma forma que a notícia da igreja católica se espalhou, membros de outras religiões resolveram puxar Deus para o seu lado. No dia seguinte à tragédia de Mariana, a foto abaixo começou a circular. O texto que a acompanha afirma que o templo de uma igreja evangélica havia sido poupada. Tudo muito bonito, não fosse o detalhe que o imóvel onde funciona a igreja fica em um nível mais alto que a rua e, além disso, que o mesmo Deus salvou também todas as outras casas próximas dali:

tragedia

Conclusão

A história do Santíssimo Sacramento que teria sido salvo por um milagre em Minas Gerais é falsa! Alguém que estava com tempo sobrando resolveu fazer uma fotomontagem para enganar as pessoas com um assunto que estava na moda na internet!   

Continue lendo
27 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo