27.2 C
São Paulo
sábado, novembro 27, 2021

É verdadeira a história de Cristiano Ronaldo e Albert Fantrau?

- Publicidade -

Texto reproduz entrevista dada pelo jogador Cristiano Ronaldo onde ele agradece o amigo Albert Fantrau por ter lhe ajudado a entrar para o futebol profissional! Será verdade?

Essa é uma das muitas histórias que circulam há anos na internet a respeito de um dos melhores jogadores de futebol do mundo, o português Cristiano Ronaldo. Desde abril de 2012, o texto com a suposta entrevista concedida pelo atleta – que atualmente joga no Real Madrid – afirma que o jogador teria uma dívida enorme de gratidão com um amigo Albert Fantrau, pois o Youth Club só iria contratar o jogador que fizesse mais gols em uma determinada partida. No momento do último gol, o amigo de Cristiano teria deixado que ele completasse a jogada, fazendo mais gols e, dessa forma, sendo contratado.

A entrevista, acompanhada de uma foto do futebolista diz:

Eu tenho que agradecer ao meu amigo Albert Fantrau pelo meu sucesso, nós jogamos juntos pelo Youth Club. Quando o pessoal do Sporting veio eles disseram que quem marcasse mais gols naquela partida seria aceito pelo clube.

Nós ganhamos aquele jogo por 3 a 0, eu marquei o 1° gol e Albert o 2° de cabeça, o terceiro gol foi o que impressionou a todos. Albert estava cara a cara com o goleiro, eu estava correndo ao lado dele, ele driblou o goleiro e tudo que ele tinha que fazer era empurrar para o gol vazio, porém ele passou a bola para mim e eu marquei o gol e fui aceito pelo Sporting. Depois do jogo fui até ele e perguntei: “Porque?”, e ele respondeu: “vc é melhor do que eu!”.

Será que isso é verdadeiro ou falso?

Cristiano Ronaldo tem uma dívida com o amigo Albert Frantau! Será verdade?
Cristiano Ronaldo tem uma dívida com o amigo Albert Fantrau! Será verdade?

Verdadeiro ou falso?

A notícia, como já dissemos lá em cima, não é recente! Apareceu na web em abril de 2012 em um fórum de discussão do jogo de videogames FIFA e, de lá pra cá – mesmo sem nenhuma comprovação -, vive reaparecendo e sendo compartilhada nas redes sociais. No entanto, não há nenhuma prova de que exista mesmo um Albert Frantau (ou “Fantrau”) na vida real, pois encontramos apenas esse nome em sites e blogs que apenas copiaram essa história…

O pior é que em algumas versões o sobrenome do tal amigo é “Frantau” e em outras é “Fantrau”.

Versão do boato em espanhol
Na versão do boato em espanhol, o amigo se chama “Albert Frantau”

Não há nenhuma menção do amigo na pequena biografia que a Folha de São Paulo fez sobre o jogador. Albert Frantau (e suas variações) também não é mencionado no site oficial de Cristiano Ronaldo ou na sua página do Facebook. As buscas por “Albert Frantau” no Instagram e no Twitter do esportista também não dá nenhum resultado!

Versão em inglês
Na versão em inglês o amigo se chama “Albert Fantrau”

Dúvidas e mais dúvidas

- Publicidade -

Analisando um pouco melhor o texto que circula pela web, podemos notar que há algumas questões esquisitas nesse boato.

Em primeiro lugar, se o jogador Albert Frantau estava “na cara do gol” e não havia nenhum outro jogador do outro time naquela linha, é bem provável que Cristiano Ronaldo estivesse impedido de fazer o derradeiro gol. Sendo assim, o gol (se tivesse existido) não teria valido!

Além disso, nenhum olheiro usa como critério de contratação um jogador apenas com base em quem marca o maior número de gols. Os caçadores de talentos analisam outros aspectos dos jogadores, como os passes recebidos e passados, a saúde, o desempenho durante o jogo  etc.

Se Fantrau era tão bom quanto Cristiano Ronaldo, por que ele não seguiu a carreira de jogador?

Versão em indonésio
Versão em indonésio

A verdade sobre a 1ª contratação de Cristiano Ronaldo

De acordo com o site Goal, a verdade é que em 1997, o Clube Desportivo Nacional – onde Cristiano Ronaldo jogava – devia € 22.500 para o Sporting Clube de Portugal. Como eles não tinham dinheiro para saldar a dívida, o clube ofereceu Cristiano Ronaldo ao Sporting. Apesar do Sporting não ficar interessado ​​no negócio no início (pois o valor estava muito alto para uma criança de 12 anos), o clube acabou sendo convencido a levar o jogador para testa-lo. O negócio acabou sendo bom para o Sporting, pois eis que ali surgiu um dos maiores jogadores de futebol do mundo!

Conclusão

Essa história é bem bonita, mas não passa de uma fábula que usa o nome do famoso jogador de futebol português para conseguir mais credibilidade e atrair mais leitores!

Sugestão dos leitores Talisson e Cícero Nunes, através do nosso Twitter!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

4 COMENTÁRIOS

  1. Só uma correção: Com relação ao provavel impedimento, se o jogador estiver atrás da linha da bola no momento do passe, ainda q n tenha nenhum adversário a sua frente, ele estará em posição legal. Portanto, no se for um fato o texto descrito acima (oq eu particularmente n acredito) é provavel que o CR7 estivesse em posição legal…

  2. Muito provavelmente é só mais um boate envolvendo o nome do português.

    Agora, sobre o impedimento: por favor, né, Gilmar, eu que não gosto nenhum pouco de futebol sei que se o suposto “Cristiano” estivesse atrás da linha da bola, mesmo sem nenhum jogador do outro time, seria posição legal, né. Elementar….

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui