16.9 C
São Paulo
quinta-feira, setembro 16, 2021

Senador americano Harry MacGaren quer tirar o PT do poder?

- Publicidade -

É verdade que o senador norte-americano Harry MacGaren irá acionar a OTAM para tirar o PT do Governo brasileiro?

Notícia publicada no New York News afirma que os protestos contra o Governo, ocorridos no Brasil no dia 16 de agosto de 2015, chamaram a atenção de um senador republicano dos Estados Unidos, que teria feito um pronunciamento no Congresso Nacional solicitando que os EUA interfira na situação complicada do Brasil.

Harry MacGaren, segundo a matéria do jornal, teria solicitado – juntamente com o partido republicano – o acionamento da OTAM para tirar Rousseff e o PT do poder do Brasil!

A notícia foi compartilhada milhares de vezes e foi parar até no nosso grupo do Facebook. Muita gente querendo saber se isso é verdade ou farsa!

senador
Reprodução/Facebook

Verdadeiro ou falso?

A primeira coisa que fomos verificar a respeito dessa notícia foi o nome do jornal que teria dado o furo jornalístico. Como já imaginávamos, não existe nenhum jornal chamado The New York News!

Da mesma forma, não existe nenhum senador chamado Harry MacGaren! Para quem duvida, nesse link há uma lista de todos os senadores dos Estados Unidos.  

O político que aparece na foto usada no boato é o democrata Chris Van Hollen, deputado que representa o distrito congressional número 8 de Maryland. Sua fotografia foi utilizada indevidamente, uma vez que ele nada tem a ver com essa história de invasão ao Brasil!

Mais um detalhe que evidencia a farsa da notícia é que não existe nenhum exercito da OTAM. A sigla correta é OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), que é uma organização militar formada por diversos países e tem a função de garantir a liberdade e a segurança dos países membros.

Origem

Esse boato surgiu de uma publicação feita em uma fanpage humorística chamada “Que absurdo, estou revoltado!” no dia 17 de agosto de 2015. Em menos de 24 horas, a publicação já havia sido compartilhada mais de 6.000 e juntado centenas de comentários!

- Publicidade -

Essa não foi a primeira vez que essa fanpage “humorística” publicou uma notícia fictícia com o mesmo senador que não existe! Em fevereiro de 2015, um post falso afirmava que documentos vazados estariam denunciando um plano de Harry MacGaren de tirar o PT do Governo brasileiro. Como podemos ver na postagem, na época, o político usado na foto para ilustrar o boato foi outro!

Conclusão

A notícia afirmando que um senador norte-americano estaria tentando invadir o Brasil com um exército é falsa! Tudo começou com uma postagem em uma fanpage humorística que enganou muita gente!     

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

19 COMENTÁRIOS

    • Se for perguntar para qualquer membro da geração ípsilon semialeijão Merthiolate que não arde quem é cada um deles, eles não saberão.

      Agora, pergunta quem é Luan Santana ou Justin Bieber.

      • Como raios que vc esperaria que a juventude de hoje soubesse algo sobre um personagem de uma série que passou na TV quando eles não eram nem nascidos? Luan Santana e Justin Bieber todo mundo sabe quem são pq eles estão na mídia, oras.

        • Jaspion só fez sucesso no Brasil e, portanto, é um referência cultural brasileira mais que japonesa. Estar na “mídia”, seja ela qual for, ou não, não torna o sujeito mais ou menos famoso por isso. Tá aí o cantor Cristiano Ronaldo pra provar isso, que faleceu, gerou mídia em torno deste fato e mais da metade do Brasil se quer sabia quem era o cara.

  1. O pior é que tem muita, mas muita gente mesmo que acredita nessas maluquices.

    O Gilmar era pra levar seus artigos para a TV, tipo um quadro dentro de algum programa de grande audiência. Programa do Gugu, Fantástico, Domingo Espetacular, etc.

  2. Não sei o que é mais idiota, quem cria esse tipo de notícia falsa (tem que ser muito imbecil, pois não é engraçado), ou quem compartilha sem verificar!!!!!
    Por isto digo que se a eleição fosse hoje, mesmo depois de tudo o que aconteceu, tenho certeza que a Dilma seria reeleita! O problema do Brasil é o brasileiro que não se informa

  3. Parabéns e-farsas!!! Somente uma equipe séria e imparcial para ensinar o Póvoa não se iludir com tanta mentira e provar a tamanha ignorância Cultural e de conhecimento que alguns possuem, sem ao menos ter um potencial crítico, retransmitem mensagens mentirosas e perniciosas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui