16.8 C
São Paulo
domingo, abril 18, 2021

Será que 4 robôs com inteligência artificial mataram 29 cientistas no Japão?

- Publicidade -

Vídeo lamenta a morte de 29 cientistas japoneses causadas por 4 robôs com inteligência artificial! Será verdade?

O filme tem cerca de um minuto de duração e se espalhou através das redes sociais na segunda quinzena de dezembro de 2018. Nele podemos ver uma mulher em uma entrevista coletiva, relatando que 4 robôs dotados de inteligência artificial teriam matado 29 cientistas e o fato teria acontecido um ano antes, no Japão!

Será que isso é verdade ou mentira?  

4 robôs dotados com inteligência artificial teriam matado 29 cientistas! Será verdade? (foto: Reprodução; Facebook)

Verdade ou mentira?

No dia 15 de dezembro de 2018, um usuário do Facebook publicou o que parecia ser um recorte de um site de notícias falando sobre o ataque de robôs inteligentes aos humanos, resultando na morte de 29 cientistas, no Japão.

Passados 3 dias, o site humorístico Huzlers publicou o mesmo vídeo, acrescentando mais alguns dados a essa história por conta própria. Na versão do Huzlers, o administrador do laboratório onde a chacina teria ocorrido (chamado apenas de “Dexter”) teria conseguido escapar da rebelião das máquinas e que militares japoneses teriam atirado contra os robôs!

O texto ainda brinca, afirmando que:

“[…] o laboratório de Dexter ainda é um segredo para sua família, exceto para Dee-Dee, que está sempre brincando lá dentro.”, como uma clara referência a um desenho animado famoso!

Será que a rebelião das máquinas ocorreu de verdade? (foto: Divulgação)

Origem

Apesar do vídeo fazer um certo sucesso em dezembro de 2018, encontramos a sua postagem mais antiga, feita em abril de 2018 em uma postagem no site BrainFeedTv. O vídeo original é esse, publicado em um canal especializado em criar vídeos de teoria da conspiração:

- Publicidade -

A mulher que aparece no vídeo que se espalhou no fim de 2018 é a jornalista norte-americana Linda Moulton Howe. Linda é famosa por escrever sobre conspiracionismo e ufologia e, atualmente, alega que o Governo do EUA está trabalhando em parceria com alienígenas (sem provas, é claro)!

O vídeo de um minuto que se espalhou em dezembro de 2018 é de um depoimento dado pela jornalista durante a Conscious Life Expo, em Los Angeles, em fevereiro de 2018. Em seu discurso sobre inteligência artificial e encontros com alienígenas, Howe se lembrou de um telefonema que ela disse ter recebido de um ex-fuzileiro naval que – segundo ela – trabalhava para a CIA.

Ou seja, não há nenhuma prova do que ela afirmou no vídeo: Não se sabe o nome da fábrica onde o fato teria ocorrido e não há nenhum relato sobre isso, além das palavras dessa senhora.

Conclusão

Não há provas de que o vídeo de uma mulher afirmando que 29 cientistas foram mortos por robôs inteligentes no Japão (ou na Coreia do Norte, de acordo com a versão) seja verdade!  

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

- Publicidade -spot_img

10 COMENTÁRIOS

  1. Até pode ser mas pouco provável por que teria como destruir os robôs será ou desligar ou desativar a distância muito difícil ter matado 29 em uma pessoa até acredito mas não mais q isso

      • Meio aleatório esse comentário, hein?
        Se por “meio aleatório” você quis dizer “completamente estúpido, digno de eleitores do Bolsolini e comentaristas do G1”, sim, você acertou!

          • Fiquei aqui tentando entender qual ligação teria a matéria com o Lula! Até agora não descobri!
            Não tente entender o que passa na cabeça dos eleitores do Bolsolini, Gilmar. Você vai morrer louco e não vai conseguir. São muito imbecis, todos com fixação secreta pelo Lula e PT. Na verdade isso deve ser algum desvio de personalidade, algum tipo de fixação sexual, sei lá. Acho que nem Freud explica…

    • Robôs, androides, ciborgues… Nada se compara ao exterminador do futuro chamado Lula!
      Aposto que você se masturba várias vezes ao dia pensando nele, né não? Porque até agora em todo o site o único que não para de falar, pensar e comentar sobre o Lula é você! Cuidado, isso pode ser sintoma de doença mental, tipo obsessão!
      Ainda bem que ele não consegui o tão sonhado indulto.
      Tá com medinho, é?? AHAHHAHAHAHAHHAHA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui