28.9 C
São Paulo
terça-feira, setembro 28, 2021

17 testemunhas contra João de Deus morreram misteriosamente?

- Publicidade -

É verdade 17 pessoas que prestaram depoimento contra o médium João de Deus morreram de formas misteriosas em um período de 7 dias?

A notícia surgiu na web no começo da segunda quinzena de 2018. De acordo com a reportagem, coisas estranhas teriam ocorrido na delegacia onde João de Deus foi ouvido em seu depoimento contra acusações de assédio sexual.

O texto afirma que o ar condicionado da sala teria quebrado, um fio estourou e até o escrivão sofreu acidente a caminho da delegacia e quebrou o braço!

Além disso, diz a matéria bastante compartilhada também no Facebook, cerca de 17 testemunhas morreram sob circunstâncias estranhas (5 delas fora do País). Luiza Aparecida Nonato, Herminia Ferreira dos Santos e Jennifer Stephanie são alguns exemplos das pessoas que teriam morrido de causas naturais em um intervalo de 7 dias e logo após denunciarem João de Deus!

Será que isso é verdade?

É verdade que 17 testemunhas morreram misteriosamente? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

No dia 17 de dezembro de 2018, o site Mixturando publicou a história das mortes “misteriosas” envolvendo testetemunhas do caso João de Deus, mesclando uma notícia real sobre “estranhos acontecimentos” (que não tem nada de paranormais, diga-se de passagem) durante o depoimento do médium João de Deus.

As partes reais da notícia são:

  • O ar condicionado da sala da delegada onde estavam colhendo o depoimento quebrou;
  • A delegada usou uma extensão para ligar o aparelho, mas o fio não aguentou e pegou fogo;
  • Uma tecla do computador travou;
  • O escrivão sofreu um acidente a caminho da delegacia e quebrou o braço;

A explicação para os casos de ar condicionado falhando e fios elétricos estourando é simples e triste: As condições das delegacias no Brasil estão péssimas!

Como exemplos, podemos citar um levantamento feito em 2016 pela Comissão do Sistema Prisional e pela Segurança Publica do CNMP mostrou que apenas 12% das delegacias da Polícia Civil Brasileiras possuem pessoal suficiente para investigações e uma falta de investimentos em manutenção.

- Publicidade -

Em Minas Gerais, 95% das delegacias não possuem a quantidade suficiente de servidores. E uma busca no YouTube por reportagens a respeito da situação das delegacias no Brasil e podemos ver que não se trata só de falta de pessoal, mas também de falta manutenção desses locais.

Além disso, o simples fato de se ligar um aparelho como um ar-condicionado em uma extensão pode causar sobreaquecimento nos fios…

Quanto à parte se referindo às 17 mortes (que o site Mixturando relata como sendo “cerca de 17 mortes”), não há nenhuma evidência de que isso tenha acontecido.

  • Uma busca por “Herminia Ferreira dos Santos” não retorna nenhuma notícia a respeito dessa morte.
  • A busca por “Luiza Aparecida Nonato” só retorna o próprio Mixturando.
  • A busca pelo terceiro nome citado na “notícia” – a americana Jennifer Stephanie – também não retorna nada sobre morte de uma jovem com esse nome.

O site que primeiro espalhou essa história já apareceu aqui no E-farsas em outras ocasiões, com notícias que já mostramos serem falsas! Confira:

Mãe Dináh previu a morte de Lula e a vitória de Haddad?

         

Um pastor jogou fiel no chão para cura-la, mas acabou deixando ela tetraplégica?

 

Pais dos meninos que se beijaram em “festa do Pabllo Vittar” vão ser presos?

Atualização 19/12/2018

No dia 19 de dezembro de 2018, a jornalista Mônica Bergamo afirmou no jornal Folha de São Paulo que uma das vítimas do médium havia cometido suicídio! Ainda estamos apurando a informação, uma vez que a reportagem não dá detalhes sobre o assunto.

Conclusão

A história afirmando que “cerca de” 17 testemunhas contra João de Deus morreram em um espaço de 7 dias é falsa!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

3 COMENTÁRIOS

    • Falou em saco preto, apareceu o eleitor do Alexandre Frota! Esse tá acostumado a ver sacos pretos, né, palerma? E já tomou seu suquinho de laranja hoje? AHHAHAHAHAHHAHAHA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui