17.9 C
São Paulo
segunda-feira, outubro 3, 2022

Será que Abraham Lincoln foi o inventor do Facebook?

- Publicidade -

Documento antigo mostra que a ideia de criar o Facebook foi, na verdade, do ex-presidente dos EUA, 150 anos atrás! Verdade ou mentira?

No dia 8 de maio de 2012, a notícia começou a se espalhar pela web. Segundo o texto, Abraham Lincoln – o 16º presidente dos Estados Unidos da América – teria patenteado o que seria o Facebook que conhecemos hoje. Só que, é claro, numa versão impressa.

A história parece ser bem absurda, mas há até um recorte de um pedido de patente provando a criação da rede social. Isso há 150 anos!

Documento prova que Lincoln inventou o Facebook!
Documento prova que Lincoln inventou o Facebook!

Além disso, muitos jornais noticiaram a descoberta e deixando muita gente de queixo caído!

Mas será que Mark Zuckerberg não foi o criador do Facebook? Será que essa história[bb]é verdadeira ou mais uma farsa da web?

A notícia é falsa!

O primeiro blog a postar a história foi o Nate St. Pierre no dia 08 de maio. No artigo, o autor conta que estava passeando por algumas cidades americanas e acabou parando em uma das várias chamadas de Springfield (essa é cidade onde se localiza o Lincoln Museum).

O autor conta que ao folhear alguns documentos no tal museu, acabou encontrando o pedido de patente em nome de Abraham Lincoln para um tipo de “rede social[bb]”. Uma verdadeira bomba para quem achava que o Facebook era uma invenção de Mark Zuckerberg (se a notícia fosse verdade).

Dois dias depois, quando diversos jornais e blogs já haviam espalhado a notícia, o próprio Nate confessou que tudo não passou de farsa.

- Publicidade -

Nate St. Pierre
Nate St. Pierre

Em seu blog, Nate explica que a história é 100% fabricada e que o tal documento uma cópia alterada digitalmente de um jornal de Massachusetts.

Segundo Nate, havia pistas em todo o artigo de que se tratava de um hoax.

O blogueiro disse ainda que queria ilustrar um dos inconvenientes daqueles que querem ser os primeiros a dar a notícia, muitas vezes sem ao menos checar a veracidade das informações.

Conclusão

Abraham Lincoln não foi o inventor do Facebook. Tudo não passou de uma boa trollada de um blogueiro americano.

Sites pesquisados

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

3 COMENTÁRIOS

  1. Provando mais uma vez que esses jornalistas de hoje não se preocupam em averiguar as historias antes de saírem noticiando por aí. Devemos ficar sempre com um pé atrás ao vermos jornais, revistas, sites, televisão, etc.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui