Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Será verdade que um “fantasma” assustou um homem enquanto ele bebia água?

Falso

Será verdade que um “fantasma” assustou um homem enquanto ele bebia água?

Será verdade que um “fantasma” assustou um homem enquanto ele bebia água?

Um “fantasma” teria assustado um homem enquanto ele bebia água? Bem, é isso que mostra um determinado vídeo, que vêm viralizando desde o dia 28 de fevereiro de 2019, através de de uma página brasileira de entretenimento no Facebook chamada “GaloPêraaa”.

A página não informou onde o vídeo, que já foi visualizado cerca de 10 milhões de vezes, teria sido gravado, e nem mesmo a história de fundo (background). Existe apenas uma palavra a respeito disso: “Assustador”.

Um “fantasma” ou uma “entidade demoníaca” teria assustado um homem enquanto ele bebia água? Bem, é isso que mostra um determinado vídeo, que vêm viralizando desde o dia 28 de fevereiro de 2019, através de de uma página brasileira de entretenimento no Facebook chamada “GaloPêraaa”

Entretanto, será que esse vídeo é verdadeiro ou será que estamos diante de uma encenação? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

O vídeo é falso! É tão somente uma encenação! O vídeo foi originalmente publicado em 8 de fevereiro de 2018, no “Amma Media Channel” – um canal de uma pequena produtora de vídeos indiana no YouTube – porém a pessoa que aparece no vídeo é um ator. Confira abaixo:

Isso é facilmente comprovável, visto que esse ator aparece em pelo menos dois outros vídeos do canal, intitulados: “scary ghost videos – ghost caught on camera” e “Heart Touching Indian Short Film 🇮🇳 ” 7up 7age ” 🇮🇳 Selfish People are the worst” (um curta-metragem). Confira ambos os vídeos, abaixo:

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Ainda não acredita? Confira também o comparativo que fizemos, onde mostra que se trata da mesma pessoa:

Comparativo mostrando o mesmo ator em vídeos diferentes do canal “Amma Media Channel”

Alguns Indicativos que o Vídeo era Falso e se Tratava Apenas de uma Encenação

Sei que muitos questionam sobre quem seriam “as pessoas que acreditam em vídeos assim”, porém é muito importante não estigmatizar ninguém por isso. Da mesma forma que há pessoas que acreditam nesse tipo de conteúdo, é possível que vocês já tenham sido vítimas de notícias ou publicações falsas, e alguém também já tenha pensado sobre vocês da mesma maneira. Ironizar e agir de forma sarcástica não ajuda no processo de compreensão sobre o que é colocado diante dos olhos das pessoas. Nesse caso, por exemplo, é importante ter em mente, que havia diversos “red flags” (expressão em inglês comumente usada para indicar problemas em potencial).

Aparentemente, a página “GaloPêraaa” não verifica a veracidade daquilo que publica, utilizando fotos e vídeos de terceiros sem atribuir qualquer crédito. Em uma rápida olhada é possível ver que a página recentemente compartilhou determinados casos, que já desvendamos por aqui, assim como o “Mickey da Deep Web em uma festa de aniversário do filho do jogador argentino Lionel Messi” (solução do caso) e da suposta “maneira correta de comer um abacaxi” (solução do caso).

Além disso, o próprio vídeo apresentava ao menos dois claros indícios de encenação:

  • Em princípio, câmeras de CFTV/CCTV (circuito interno de TV) não gravam áudio. Ainda que houvesse um microfone para captação, ele foi capaz de registrar com perfeição o som de trovões, o “grunido” do fantasma, mas foi incapaz de captar o grito de susto do homem em cena. Isso não faz nenhum sentido;
  • O “fantasma” possui sombra, utiliza luvas, máscara, e ainda por cima olha diretamente para a câmera.

Conclusão

O vídeo onde supostamente aparece um “fantasma” assustando um homem enquanto bebe água é falso, trata-se apenas de uma encenação promovida por uma pequena produtora indiana em seu canal no YouTube chamado “Amma Media Channel”

Continue lendo

Jornalista, redator, e pesquisador de comunicação social com foco no combate a disseminação de notícias falsas. Colaborador do site de verificação de fatos E-farsas.com desde janeiro de 2019. Entre junho de 2015 e abril de 2018, trabalhei como redator do blog AssombradO.com.br, além de roteirista do canal AssombradO, no YouTube, onde desmistificava todos os tipos de engodos pseudocientíficos, além de casos supostamente sobrenaturais.

19 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo