14.6 C
São Paulo
sexta-feira, agosto 12, 2022

Será verdade que um “fantasma” assustou um homem enquanto ele bebia água?

- Publicidade -

Um “fantasma” teria assustado um homem enquanto ele bebia água? Bem, é isso que mostra um determinado vídeo, que vêm viralizando desde o dia 28 de fevereiro de 2019, através de de uma página brasileira de entretenimento no Facebook chamada “GaloPêraaa”.

A página não informou onde o vídeo, que já foi visualizado cerca de 10 milhões de vezes, teria sido gravado, e nem mesmo a história de fundo (background). Existe apenas uma palavra a respeito disso: “Assustador”.

Um “fantasma” ou uma “entidade demoníaca” teria assustado um homem enquanto ele bebia água? Bem, é isso que mostra um determinado vídeo, que vêm viralizando desde o dia 28 de fevereiro de 2019, através de de uma página brasileira de entretenimento no Facebook chamada “GaloPêraaa”

Entretanto, será que esse vídeo é verdadeiro ou será que estamos diante de uma encenação? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

O vídeo é falso! É tão somente uma encenação! O vídeo foi originalmente publicado em 8 de fevereiro de 2018, no “Amma Media Channel” – um canal de uma pequena produtora de vídeos indiana no YouTube – porém a pessoa que aparece no vídeo é um ator. Confira abaixo:

Isso é facilmente comprovável, visto que esse ator aparece em pelo menos dois outros vídeos do canal, intitulados: “scary ghost videos – ghost caught on camera” e “Heart Touching Indian Short Film 🇮🇳 ” 7up 7age ” 🇮🇳 Selfish People are the worst” (um curta-metragem). Confira ambos os vídeos, abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=1ZBodivg_Hs

Ainda não acredita? Confira também o comparativo que fizemos, onde mostra que se trata da mesma pessoa:

- Publicidade -

Comparativo mostrando o mesmo ator em vídeos diferentes do canal “Amma Media Channel”

Alguns Indicativos que o Vídeo era Falso e se Tratava Apenas de uma Encenação

Sei que muitos questionam sobre quem seriam “as pessoas que acreditam em vídeos assim”, porém é muito importante não estigmatizar ninguém por isso. Da mesma forma que há pessoas que acreditam nesse tipo de conteúdo, é possível que vocês já tenham sido vítimas de notícias ou publicações falsas, e alguém também já tenha pensado sobre vocês da mesma maneira. Ironizar e agir de forma sarcástica não ajuda no processo de compreensão sobre o que é colocado diante dos olhos das pessoas. Nesse caso, por exemplo, é importante ter em mente, que havia diversos “red flags” (expressão em inglês comumente usada para indicar problemas em potencial).

Aparentemente, a página “GaloPêraaa” não verifica a veracidade daquilo que publica, utilizando fotos e vídeos de terceiros sem atribuir qualquer crédito. Em uma rápida olhada é possível ver que a página recentemente compartilhou determinados casos, que já desvendamos por aqui, assim como o “Mickey da Deep Web em uma festa de aniversário do filho do jogador argentino Lionel Messi” (solução do caso) e da suposta “maneira correta de comer um abacaxi” (solução do caso).

Além disso, o próprio vídeo apresentava ao menos dois claros indícios de encenação:

  • Em princípio, câmeras de CFTV/CCTV (circuito interno de TV) não gravam áudio. Ainda que houvesse um microfone para captação, ele foi capaz de registrar com perfeição o som de trovões, o “grunido” do fantasma, mas foi incapaz de captar o grito de susto do homem em cena. Isso não faz nenhum sentido;
  • O “fantasma” possui sombra, utiliza luvas, máscara, e ainda por cima olha diretamente para a câmera.

Conclusão

O vídeo onde supostamente aparece um “fantasma” assustando um homem enquanto bebe água é falso, trata-se apenas de uma encenação promovida por uma pequena produtora indiana em seu canal no YouTube chamado “Amma Media Channel”

- Publicidade -
Marco Faustinohttp://www.e-farsas.com/author/marco
Jornalista e colaborador do site de verificação de fatos E-farsas entre janeiro de 2019 e dezembro de 2020. Entre junho de 2015 e abril de 2018, trabalhei como redator do blog AssombradO.com.br, além de roteirista do canal AssombradO, no YouTube, onde desmistificava todos os tipos de engodos pseudocientíficos e casos supostamente sobrenaturais.

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

18 COMENTÁRIOS

  1. Muito boa a matéria. Acho que não só nesse caso, mas em todos os outros de aparições de “fantasmas”, a falsidade é clara. Fantasmas não existem.

  2. eu assisti e ja percebi que era encenação…um fantasma tosco desse, não assusta nem criancinha…se fosse um fantasma mesmo, não segurava na beirada da janelinha, ele simplesmente atravessaria a parede, e nem pra isso esse fantasma de taubaté prestou!!!!!

  3. eu assisti e ja percebi que era encenação…um fantasma tosco desse, não assusta nem criancinha…se fosse um fantasma mesmo, não segurava na beirada da janelinha, ele simplesmente atravessaria a parede, e nem pra isso esse fantasma de taubaté prestou!!!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui