20.8 C
São Paulo
sábado, dezembro 3, 2022

Soldados do Exército brasileiro perderam para um pneu durante um confronto na greve?

- Publicidade -

Será que um vídeo mostrando um grupo de soldados do Exército tentando parar sem sucesso um pneu que vinha em sua direção foi gravado durante um confronto com os grevistas, em maio de 2018?

O vídeo se espalhou através das redes sociais e também nos grupos de WhatsApp no final do mês de maio de 2018. Nele podemos ver alguns soldados tentando parar um enorme pneu. O ruim é que o grupo não consegue parar o pneu e até um dos soldados acaba caindo no chão!

O texto que acompanha as imagens afirma que esses soldados fazem parte do Exército Brasileiro e que esse teria sido um dos primeiros confrontos entre as Forças Armadas e os manifestantes pró-greve.

Será que essa história é real?

Será que esse vídeo foi gravado no Brasil! (Reprodução/WhatsApp)

Verdade ou mentira?

A cena é até engraçada, se não fosse trágica! Um dos soldados, ao ver o enorme pneu descendo em sua direção, pega uma enorme pedra para tentar frear a roda, mas acaba errando o alvo, enquanto que o seu colega de exército tenta parar o pneu com o próprio corpo e se esborracha no chão.

Só que as imagens não foram gravadas no Brasil e nem são de 2018!

Apesar de ganhar bastante compartilhamentos em maio de 2018, esse GIF animado foi tirado de um vídeo de 2016, durante um confronto entre o exército israelita e palestinos:

 

Conclusão

- Publicidade -

As imagens de soldados perdendo para um pneu de caminhão não foram gravadas no Brasil! História falsa!  

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui