14.3 C
São Paulo
domingo, junho 26, 2022

Tatuador japonês faz tatuagem ofensiva em brasileiro?

- Publicidade -

Será verdadeira a história do turista brasileiro que pagou por uma tatuagem com a frase “Deus Todo-Poderoso” e acabou levando uma escrita “Estrangeiro Idiota”?

O fato apareceu no Facebook no dia 22 de fevereiro de 2016 e mostra uma postagem que teria sido feita por um brasileiro voltando de uma viagem do Japão com uma tatuagem feita naquele país, como lembrança.

No texto publicado no Facebook, o rapaz conta que pediu para que o tatuador escrevesse a frase “Deus Todo-Poderoso”, mas ficou chocado ao descobrir que, na verdade, o profissional japonês escreveu “Estrangeiro Idiota” na pele do brasileiro!

Será que essa história é verdadeira ou falsa?

tatoo

Verdadeiro ou falso?

A postagem foi feita inicialmente nessa conta do Facebook e foi compartilhada mais de 4 mil vezes, além de conseguir mais de 17 mil curtidas em poucas horas! Rapidamente, a publicação se espalhou por meio de publicações em inúmeros sites e blogs.

No entanto, a duvida ficou no ar: Será que essa história é verdadeira ou falsa?

A primeira coisa que verificamos, nesse caso, foi que os caracteres mostrados na foto significam mesmo “baka gaijin” (estrangeiro idiota):

Reprodução/Google
Reprodução/Google

Essa é a única parte da história que podemos comprovar. Quanto à parte que diz que o rapaz teria acabado de voltar do Japão com essa tatuagem no corpo, é pouco provável que isso seja verdade.

- Publicidade -

A foto de uma pele tatuada não é recente! Podemos encontrar essa mesma imagem circulando em publicações feitas em blogs em 2012, como nessa do Fale em Japonês ou nessa postagem de um site japonês.

Escavando ainda mais a internet, é possível encontrar postagens dessa mesma fotografia feitas em 2007, como nesse blog ou em mais antigas ainda, como podemos ver aqui nesse fórum!

A foto dessa tatuagem é um detalhe do ombro desse sujeito aí dessa fotografia abaixo, de 2005:

tatu
Repare que as pintas e demais marcas da pele combinam em ambas as imagens!

Essa tatuagem ficou tão famosa há alguns anos que tem até camiseta com esses dizeres à venda em lojas online:

tatuagem_camiseta

Conclusão

A fotografia da tatuagem usada na postagem mostra mesmo a frase “Estrangeiro Idiota”, mas ela é de 2005! História falsa!

*Com a colaboração de Roberto Takata, Marcelo Guaxinim e Mika

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

13 COMENTÁRIOS

  1. Como você conseguiu transformar os caracteres da imagem em caracteres digitáveis? Já tentei fazer isso de várias maneiras pra conseguir traduzir coisas no Google Translate sem sucesso. :/

    • Quando usar o Google translator tente usar o inglês. O Google traduz sempre pro inglês e depois pra outra língua, ou seja, quando você traduz do português pro japonês, ele na verdade traduz do português pro inglês e depois pro japonês, isso faz distorções. Traduzir palavra por palavra ou a frase completa, cada um tem suas vantagens. Neste caso, se você traduzir idiot pra japonês vem 馬鹿 (Baka). Se você traduzir foreigner pra japonês, o primeiro resultado é 外国人 (Gaikoku hito), mas lá embaixo aparece 外人 (Gaijin)

  2. Moro no japao a 11 anos nunca fui discriminado por nemhum japones pelo contrario sempre fui respeitado como estrangeiro diferente do Brasil pais que ninguem respeita ninguem vc so e bem tratado se vc tiver dinheiro Primeiro conheca o Pais depois vc tenha uma opniao

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui