20.6 C
São Paulo
sexta-feira, janeiro 21, 2022

Vídeo “Mariana briga com vizinha por caneca” é vírus?

- Publicidade -

Alerta espalhado pelo WhatsApp afirma que o vídeo chamado “Mariana briga com vizinha por caneca” contém um vírus que formata completamente o smartphone! Será?

No final de fevereiro de 2016, o aviso começou a se espalhar pelas redes sociais – sobretudo, no WhatsApp – alertando para o perigo de se assistir a um vídeo chamado “Mariana briga com vizinha por caneca“. O vídeo, segundo o texto amplamente compartilhado, diz que o arquivo pode danificar completamente o aparelho de celular, apagando todos os dados do smartphone e inutilizando-o para sempre!

Será que esse alerta é verdadeiro ou falso?

Vídeo "Mariana brigando por caneca" é vírus?
Vídeo “Mariana briga com vizinha por caneca” é vírus?

Não existe nenhum vídeo que seja capaz de transmitir vírus para o seu aparelho de celular! Pelo menos, não por enquanto!

Uma busca por “Mariana briga com vizinha por caneca” na internet não retorna nenhum resultado (além dos textos desse boato que foram copiados em diversos blogs). É claro que muita gente se aproveitou do tema para espalhar o rumor ainda mais, mas o vídeo mesmo não aparece nenhuma vez.

Será que procuramos direito? Se você encontrar, coloque o link aí nos comentários para nós!

Além disso, os vídeos recebidos através do WhatsApp não são nomeados!

Boato antigo

Essa história de que o vídeo de uma mulher chamada Mariana brigando por uma caneca poderia transmitir algum vírus não é recente. Podemos encontrar versões desse mesmo boato circulando desde 2015, em sites e blogs, além de também ter se espalhado no Facebook, mas não há nenhum perigo em se assistir vídeos enviados pelo próprio WhatsApp!

Reprodução/Facebook
Reprodução/Facebook

- Publicidade -

Você pode pegar um vírus clicando em um link suspeito, por exemplo. Portanto, é bom evitar cliques em endereços estranhos…

Nesse artigo são listados alguns mitos e verdades a respeito de vírus em smartphones!

Vírus antigo já foi erradicado

Conforme explicado pelo Psafe, em 2013, um vírus se espalhou através do WhatsApp em forma de um arquivo que se parecia muito com o ícone de áudio do aplicativo. Ao clicar no arquivo, o vírus se espalhava pelos arquivos do smartphone, causando lentidão e até roubo de informações. No entanto, o problema foi corrigido pela empresa criadora do mensageiro!

Conclusão

Não há nenhuma forma de um vídeo do WhatsApp ativar um vírus que chegue a formatar o seu smartphone! De qualquer maneira, evite clicar em links suspeitos, pois essa é uma das formas de se pegar um vírus no seu celular!    

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

6 COMENTÁRIOS

  1. As pessoas terceirizaram o cérebro pra internet hoje em dia. Qualquer absurdo gritante que sai no WhatsApp ou no Facebook é prontamente repassado milhões de vezes. Se alguém escrever “pesquisa conjunta de Einstein e Copérnico prova que a Terra é plana” todo mundo repassa sem nem se tocar que os dois cientistas citados já morreram e nem quando vivos poderiam ter trabalhado juntos…

    • Tá sinistro demais mesmo..as pessoas estão perdendo completamente a noção da realidade, estão deixando de viver o mundo pra se enfiar na virtualidade da internet.

  2. Bomba, bomba! Divulguem em todos os grupos do WhatsApp!!! Pesquisa conjunta de Einstein e Copérnico comprova que a Terra é plana!!! Recebi de fonte confiável!!!

    (Mais ou menos assim, kkk)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui