16.7 C
São Paulo
domingo, novembro 27, 2022

Templo de Salomão amanhece pichado! Verdade ou farsa?

- Publicidade -

É verdade que a mega-construção da Igreja Universal amanheceu pichada, com um versículo da bíblia, um dia antes da sua inauguração?

A imagem se espalhou pela web no dia 30 de julho de 2014. Nela podemos ver o que parecem ser os dizeres “Atos 17:24” no topo da entrada do prédio. A 50 metros de altura!

De acordo com o texto que acompanha a foto, um funcionário de uma das lojas próximas ao templo (que fica no bairro do Pari, em São Paulo) fotografou o vandalismo e publicou a foto no Instagram. Imediatamente, centenas de blogs e sites reproduziram a imagem:

Fachada do Templo de Salomão, em São Paulo, amanhece pichada um dia antes da sua inauguração! Será verdade? (foto: Reprodução/Stagram)
Fachada do Templo de Salomão, em São Paulo, amanhece pichada um dia antes da sua inauguração! Será verdade? (foto: Reprodução/Instagram)

Verdadeiro ou falso?

A notícia e a foto são falsas! E, graças à ajuda do leitor Douglas Martineli, matamos essa charada. Foi dele a dica da fonte usada na montagem. Segundo apuramos, as letras utilizadas para a criação da adulteração foi a El&Font Urban Calligraphy, como podemos ver abaixo:

pichacao_montagem_comparacao

Origens

A publicação mais antiga desse boato parece ter sido feita no blog humorístico Jornal VDD, no dia 29 de julho de 2014.

O Jornal VDD já é conhecido aqui do E-farsas por causa de outras notícias falsas inventadas por eles com o intuito de fazer humor, mas que muita gente acaba compartilhando, achando se tratar de um assunto verdadeiro.

Por exemplo, os humoristas do Jornal VDD já inventaram a notícia afirmando que um deputado teria criado uma lei sugerindo cotas para evangélicos em concursos públicos e do monstro marinho que teria sido encontrado em uma praia de Sergipe.

Abaixo, uma das páginas que caíram na pegadinha:

- Publicidade -

(foto: reprodução)
(foto: reprodução)

 

Conclusão

A foto do templo com a fachada pichada é falsa! A construção é vigiada por seguranças 24 horas por dia e seria impossível algum pichador conseguir tal proeza. Foi tudo uma brincadeira que se espalhou pela web, ganhando ares de verdade!

 

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

5 COMENTÁRIOS

  1. Só para título de curiosidade: na Bíblia, o trecho mostrado na “pichação” diz o seguinte:

    “O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens”

    Ou seja, mesmo fake, serviu para dar uma “cutucada” na construção do Pedir Mai$cedo.

    • Verdade. Por isso é que se tem notícias de pichadores que pisam em falso, perdem o equilíbrio, caem e morrem estatelados no chão.

      E eu não tenho dó. Esses fdps tem mais é que virar pão sírio.

  2. A imagem é montagem mas o versículo é verdadeiro!
    A Bíblia foi feita pra ser lida toda, e não apenas o versículos soltos que o pastor manda.
    Se os cristão estudassem a Bíblia corretamente, não haveria um bando TROUXAS enriquecendo essas igrejas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui