Deputado Rogério Medina propõe cotas para evangélicos em concursos!

Share Button

Um deputado do PMDB propôs que 10% das vagas em concursos públicos sejam reservadas para evangélicos. Mas será que isso aconteceu mesmo?

A notícia apareceu na primeira quinzena de fevereiro de 2014 na web. De acordo com a manchete, o deputado estadual Rogério Medina (PMDB do Espírito Santo) teria feito uma proposta de lei que prevê cotas de 10% nas vagas em concursos públicos para os evangélicos. O autor do projeto, segundo o que afirma a notícia, teria alegado que os evangélicos são vítimas de preconceito nos departamentos de recursos humanos das empresas privadas e, por isso, as cotas iriam ajudar na recolocação dessas pessoas.

O texto, que foi compartilhado inúmeras vezes nas redes sociais e publicado em vários sites e blogs, ainda afirma que a proposta teria sido feita numa sessão solene em homenagem ao Dia do Evangélico, realizada na Assembleia Legislativa na última quarta-feira.

Será que essa notícia é real?

Deputado propõe cotas para evangélicos em concursos publico! Verdadeiro ou falso? (foto: reprodução/Facebook)

Deputado propõe cotas para evangélicos em concursos publico! Verdadeiro ou falso? (foto: reprodução/Facebook)

Verdade ou farsa?

A primeira “pista” que o texto nos deu seria a data em que o fato teria ocorrido. O autor da notícia afirma que a proposta teria sido feita no Dia do Evangélico, que é comemorado em novembro (dia 30). Em 2013, essa data caiu num sábado. Portanto, é bem provável que a tal proposta não tenha sido feita numa quarta-feira. Seria apenas uma confusão com as datas?

Rogério Medina

Deixando esse detalhe de lado, vamos ao personagem principal da matéria em questão: o deputado estadual pelo PMDB do Espírito Santo Rogério Medina. Tentamos encontrar seu nome na lista de deputados estaduais do Espírito Santo na Wikipédia e não encontramos nenhum Rogério Medina.

Claro! A Wikipédia não é uma fonte confiável! Por isso, fomos fazer uma busca no site da Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo pelos deputados estaduais e, como já era de se imaginar, também não encontramos o nome do político em questão.

Ficamos, então, imaginando se havia a possibilidade da noticia ser antiga e que o mandato do deputado já pudesse ter acabado. Por isso, fizemos uma busca no site institucional do PMDB e, igualmente, não há nenhuma menção a algum Rogério Medina.

Só para que não reste nenhuma dúvida, fizemos também uma pesquisa no site da Câmara do Deputados, em Brasília. Nada encontrado para esse nome!

Além disso, uma busca por “Rogério Medina” no Google, nos retorna somente sites e blogs que apenas copiaram essa notícia. É como se o tal político só tivesse feito essa proposta em toda a sua vida política (e depois desapareceu) ou, o mais provável, que ele não exista!

O homem da foto

Envie suas dúvidas e sugestões de pauta através do nosso WhatsApp pelo número (11) 96075-5663!

Já nos conformando em admitir que o tal Rogério Medina não existe mesmo, resta saber quem é o homem que aparece na foto que ilustra a reportagem.

Não foi muito difícil descobrir que o senhor da fotografia é, na verdade, o vereador da cidade de Toronto (Canadá) Doug Ford, Jr. A imagem foi tirada dessa matéria publicada em novembro de 2013, no jornal Huffington Post.

Origens

Essa notícia falsa surgiu no dia 18 de novembro de 2013, em uma publicação no blog humorístico Bobagento e voltou a ser notícia em fevereiro de 2014, depois de ser republicada no já conhecido aqui do E-farsas, o Jornal VDD.

O autor dessa brincadeira é o humorista capixaba Fábio Flores que, inclusive, já inventou e espalhou várias notícias falsas pela web. Algumas já pesquisadas aqui no E-farsas como, por exemplo, o boato da nova bebida feita de sêmen que estaria fazendo sucesso na Europa.

Fabio Flores (divulgação)

Fabio Flores (divulgação)

Um pouco mais sobre esse trollador da web pode ser lido nesse artigo que fizemos sobre os boateiros profissionais!

Atualização 13/02/2014

Em contato via Twitter, Fabio Flores nos explica que Rogério Medina é, na verdade, integrante de uma banda de axé:


 

Conclusão

Notícia falsa! Não existe nenhum deputado propondo cotas de evangélicos em concursos públicos. Tudo não passou de uma brincadeira que se espalhou como sendo real!

Share Button
Falso, Humor, Política
, , , , , , , , , , ,

Comente pelo Facebook

14 comentários

  1. Carlos

    Ainda vai ter gente sendo processada por essas brincadeiras. Muitas vemos de cara que são falsas mas algumas podem levar pessoas menos esclarecidas a acreditar.

    Já perdi a conta de quantas informações desses sites humorísticos são postadas como alertas.

    Eu frequento um fórum de discussão onde sempre tinha uma pessoa postando esses textos como se fossem verdadeiros.

  2. Elisabeth Lorena Alves

    Bom dia.
    Voltou hoje ao Facebook. Na época que esta imbecialidade surgiu, também pesquisei e o único Rogério Medina, político brasileiro, que exisita, era um vereador, na verdade, ex-veredor de Bauru, que tinha sido preso dias antes da “notícia” surgir na Web.
    Geralmente, quando estou com pressa, corro aqui, mas estava de férias, fui pesquisar sozinha.
    Na Mensagem que circula hoje, a foto que ilustra a “reportagem” é do Marco Feliciano.
    Vim aqui buscar o link para informar os desavisados. Vocês, como sempre, fizeram um trabalho minucioso.
    Elis

  3. Geralmente, quando estou com pressa, corro aqui, mas estava de férias, fui pesquisar sozinha.
    Na Mensagem que circula hoje, a foto que ilustra a “reportagem” é do Marco Feliciano.
    Vim aqui buscar o link para informar os desavisados. Vocês, como sempre, fizeram um trabalho minucioso.

  4. Pamela Rodrigues

    Eu não duvido nada que isso logo logo vire realidade afinal estamos em um País de 3° Mundo…

    Parabéns E-Farsas me divirto aqui …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *