15.3 C
São Paulo
terça-feira, outubro 4, 2022

Teresa Fidalgo: O Fantasma de Sintra

- Publicidade -

Vídeo mostra três jovens dando carona para um fantasma, que acaba provocando um terrível acidente!

Esse vídeo circula pela internet desde 2005 e mostra três jovens (com sotaque português), Tânia, Thiago e David, viajando de carro por uma estrada vazia e, ao passar por uma curva onde havia acontecido um acidente, dão carona a uma moça.

Até aí, tudo bem!

No carro, os passageiros começam a fazer perguntas para a carona, que não respondia quase nada. Seu nome: Teresa Fidalgo. Chegando na curva do Sintra, a moça mostrou o local e contou que havia acontecido um acidente e disse que ela estava nele, dizendo que morreu. Em questão de segundos, ela mata dois dos passageiros, deixando o motorista – que não conseguiu contar a história depois. Segundo o vídeo, os investigadores deram esse caso como sem solução.

O vídeo de que estamos falando é intitulado "Mistério em Sintra" ou "Fantasma de Sintra" e, só no Youtube já teve mais de um milhão de visualizações!

Abaixo você assiste a uma versão resumida do filme, que mostramos no Programa E-farsas, em abril de 2009:

 

 

Será que isso é real?

- Publicidade -

Não! O vídeo é falso!

O filme, com pouco mais de 7 minutos, é uma produção independente do publicitário português, David Rebordão. O curtametragem, na verdade, se chama "A Curva" e foi finalizado em 2004.

Rebordão é considerado como o primeiro guerrilheiro digital português, em outras palavras, ele foi o pioneiro em Portugal a conseguir criar um vídeo viral na internet dos nossos irmão além mar!

Em 2004, depois de finalizar o curta, David Rebordão disponibilizou parte do filme online, para ajudar na divulgação de outro filme dele, chamado "O Vírus". Segundo o site português Diário de Notícias, o curta metragem serviria apenas como uma manobra publicitária para a longa-metragem. "Mas alguém descarregou a curta, criou um link no Sapo, e pôs a circular uma torrente de emails com o vídeo.", afirma a repórter Sónia Nunes, na matéria. 

David diz que o Youtube o ajudou muito para divulgar seu trabalho no mundo inteiro e que já viu o seu vídeo legendado em várias línguas, como o italiano e o japonês!

Em entrevista, via telefone, ao programa mexicano Extra Normal e em um outro programa, em Portugal, Rebordão conta que se aproveitou de uma lenda local, que conta a história de viajantes que dão carona a fantasmas a todo momento! Além disso, uma história de que uma moça chamada Teresa Fidalgo teria morrido naquela mesma curva, em 1983, aumentam ainda mais a áurea de terror que envolve o filme!

A sua técnica de divulgação foi tão bem sucedida que ele nem precisou de nenhum subsídio para realizar seu filme.

No site do "A Curva" o publicitário-diretor se apresenta e revela que "Apesar de existirem várias versões do filme para download gratuito por todo o mundo cibernáutico, neste sítio podem adquirir a única versão completa com doze minutos de duração em DVD.". Além disso, o DVD também vem com uma entrevista em que ele mesmo conta como foi criar o filme.

Entrevista com David Rebordão em portugal

 

Programa Extra Normal – Mexico

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

12 COMENTÁRIOS

    • Claro que não. O filme foi uma ótima jogada de marketing viral de um publicitário / cineasta português. História falsa,e o vídeo é o teaser do curta. O conto lembra muito a lenda urbana da mãe que morreu e tentou salvar a vida do filho ao aparecer para outro motorista que passava.

    • E vdd! So foi um sobrevivrnte!.. mas dois q morreram… E se passasses por uma coisa assim ou parecida, ficavas com tal choque que tu n conseguias contor oq aconteceu, nem irias wuerer relembrar!

  1. Nossa, essa lenda ai vêm desde a época do Orkut, mais ainda vejo várias pessoas falando dela seja no Yahoo, Whatsapp ou Facebook.

    Parabéns, você explicou e provou claramente mais uma farsa! Fã do site de carteirinha e inspiração pros meus artigos também. Um abraço!

    • olha vc pode n achreditar mas isso pode ser real tudo pode ser real fantasmas podem ser reais mas nossa capacidade intelectual n suporta saber q esse tipo de coisa é verdadeira pq se suportace os humanos teriam provado que existe vida sobrenatural
      um dia os filmes de terror os fantasmas e coisas sinistras vão se tornar realidade e dps n diz q n avisei

      Obs tenho 11 anos e essa coisa apareceu no meu whatsapp dizendo pra pesquisar no goovle ent foi isso q fiz mas mano eu acredito q isso possa ser real
      q possa existir vida sobrenatural e anieligina
      ent….qnd o mundo for comandado por magia negra e coisas até mesmo monstros bizarros n diz q n avisei pq eu avisei
      bye bye tchauuuuu.

      • É assim. Mandaram-me isso pelo Instagram. Ninguém me mandou isso. É quando é que te mandaram. Pk isso está a rodar agora. Foi está semana certo? Eu também tenho 11 anos bebê. Bjs❤❤😘😘 fica bem

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui