today-is-a-good-day
17.2 C
São Paulo
quinta-feira, abril 18, 2024

Tiririca convidou Jean Wyllys para trabalhar n’A Praça é Nossa?

- Publicidade -

É verdade que o deputado Tiririca foi hostilizado no plenário depois que convidou o colega Jean Wyllys para trabalhar no programa de humor “A Praça é Nossa”?

A notícia apareceu na internet na ultima semana de outubro de 2015 e narra o desentendimento ocorrido entre o deputado federal Jean Wyllys e o também deputado Tiririca. De acordo com o texto que foi amplamente compartilhado no Facebook e publicado em diversos sites e blogs, Tiririca teria declarado no plenário que:

“[…]o deputado Jean demonstrou ter uma veia cômica, até então desconhecida de muitos brasileiros, ao proferir o já ontológico discurso no qual alega fazer oposição ao governo Dilma. Por isso, deputado, convido Vossa Excelência para integrar o elenco da Praça é Nossa”.

A notícia ainda afirma que Jean Wyllys teria ameaçado expulsar todos do plenário, mediante alegação de que “aqui é um lugar sério”, o que teria acabado provocando risadas entre os presentes.

Será que essa notícia é real?

Jean Wyllys teria brigado com Tiririca após receber convite do colega para trabalhar no programa A Praça é Nossa! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)
Jean Wyllys teria brigado com Tiririca após receber convite do colega para trabalhar no programa A Praça é Nossa! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdadeiro ou falso?

Apesar da notícia ter aparecido em diversos blogs, ela não é verdadeira! Na verdade, tudo começou em uma publicação feita em um blog humorístico já bastante conhecido aqui do E-farsas. No dia 23 de outubro de 2015, o blog Joselito Müller publicou essa notícia falsa para brincar justamente com um vídeo veiculado na web dias antes sobre um trecho de um discurso do deputado Jean Wyllys.

Em certo momento de seu discurso, o deputado se equivoca e fala sobre fazer oposição ao Governo Dilma, gerando risos entre os espectadores. Note que o deputado chegou a ameaçar a pedir para que todos se retirem da sala:

 

Conclusão

Tiririca não convidou Jean Wyllys para participar de um programa de humor! Essa notícia surgiu em um blog de humor especializado em criar boatos relacionados à política!

- Publicidade -

Esse artigo foi atualizado no dia 14/12/2015, quando retiramos o trecho afirmando que o PSOL apoia o governo do PT.

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

20 COMENTÁRIOS

  1. Mas é claro que é falsa essa notícia, não querendo ser preconceituoso com Tiririca, mas acho difícil ele usar esse vocabulário, ” proferir” , ” ontológico “.

    E outra o PSOL é um partido de aluguel , na frente das câmeras, é contra o governo, mas por trás andam de mãos dadas, vide esse Jean Willys + Maria do Rosário. São todos de esquerda , comunistas, adeptos da revolução bolivariana

  2. O PSOL não apóia o governo. Faz oposição a esquerda, corrijam isso e demonstrem mais respeito ao tratar sobre assuntos sérios. O PSOL não é partido da base e não te nenhum cargo no governo, não possui nenhum tipo de vínculo, seus parlamentares estão entre os melhores segundo o Congresso em Foco justamente por fazerem um trabalho sério e coerente. Afirmando o contrário, vocês do E-Farsas, estão ajudando a propagar desinformação (o que é justamente o que vocês combatem na internet).

    • É complicado isso… o PSOL apoiava o governo, como podemos ver nesses links;
      http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/bacanda-do-psol-anuncia-apoio-a-dilma/
      http://www.revistaforum.com.br/blog/2014/10/bancada-eleita-psol-declara-voto-em-dilma-rousseff/
      http://www.pt.org.br/contra-retrocesso-deputados-do-psol-declaram-apoio-a-dilma/

      De uns tempos pra cá o partido já não confirma mais essa informação:
      http://www.psol50.org.br/2013/12/somos-oposicao-ao-governo-dilma-e-nao-nos-aliamos-com-os-demo-tucanos-afirma-novo-presidente-do-psol/

      Acredito que a informação publicada no E-farsas não está errada, mas apenas desatualizada. Pode ser que em breve o PSOL possa voltar a apoiar o Governo. Política é assim mesmo…

      • Sou do PSOL e nunca houve apoio do partido ao governo Petista, nem faz sentido isso, sendo que o partido foi fundado por dissidentes do PT, que não concordavam com a forma como o partido vem conduzindo o país. Em 2004 alguns parlamentares foram expulsos e em 2005 muitos militantes e filiados saíram do PT desiludidos com os caminhos que o governo tomou voluntariamente e se filiaram ao PSOL.

      • Gilmar Lopes, essa informação está errada.
        1 – Existe alguma publicação do partido que confirme isso?
        2 – O partido acabou de realizar um congresso nacional, existe alguma resolução do partido que diz que ele apóia o governo?
        3 – Se os parlamentares, a direção e os militantes se colocam como oposição de esquerda ao governo desde a sua fundação em 2005, de onde tirou a informação de que o partido jã apoiou o governo?
        4 – No segundo das eleições, você sabe qual foi o posicionamento do Partido?
        5 – Existe alguém do PSOL com algum cargo dentro do governo Dilma?

        Enfim, o trabalho que vocês fazem aqui (na maioria das vezes) é bem feito e ajuda bastante a desmitificar boatos da internet, por isso acho melhor checar essas informações antes mesmo de publica-las, tem gente trabalhando sério para construir uma alternativa mais progressista do que o PT, gente que dedica a vida a isso, e esse tipo de mentira só atrapalha esse processo, além do mais, passar esse tipo de desinformação adiante não é coerente com o trabalho de vocês.

          • Ok, obrigado pela compreensão Gilmar, o trabalho de vocês é importante nos dias de hoje e é sempre bom passar a informação correta, porque de Hoax e boatos a internet já está cheia. Parabéns pela dedicação ao trabalho que fazem aqui.

          • “Em certo momento de seu discurso, o deputado (que é de um partido que apoia o governo) se equivoca e fala sobre fazer oposição ao Governo Dilma, gerando risos entre os espectadores. Note que o deputado chegou a ameaçar a pedir para que todos se retirem da sala:”

            Esse trecho continua no artigo, até onde eu vi pelo menos. Favor retirar, porque a informação logo abaixo diz o contrário.

            “Esse artigo foi atualizado no dia 14/12/2015, quando retiramos o trecho afirmando que o PSOL apoia o governo do PT.”

      • Declarar voto no segundo turno é bem diferente de apoiar o governo, o partido deixou seus militantes livre para escolher entre o voto nulo ou o voto em Dilma, parlamentares declararam seu voto em Dilma apenas por acreditarem que, naquele momento, era a opção MENOS PIOR. Então dizer que o PSOL apóia o governo por isso é no mínimo, uma interpretação distorcida dos fatos.

  3. Corrijam! Jean Willys é do PSOL, que não é um partido da base governista e nem apóia o governo, se informem melhor para não passar desinformação e mentiras. (que é o que vocês combatem aqui, não é mesmo?)

  4. Caro Gilmar, você está ignorando informações dos próprios links que passou para manter essa informação falsa.

    Segue (retirado do http://www.pt.org.br/contra-retrocesso-deputados-do-psol-declaram-apoio-a-dilma/)

    “5. Sem qualquer intenção de participação num eventual novo governo ou de formar ‘base de sustentação’ a ele, manteremos nossa condição de oposição programática de esquerda, seja qual for o(a) presidente eleito(a), preservando assim, nossa posição crítica, fiscalizadora e propositiva;”

    E o voto declarado foi uma posição dos parlamentares e não do partido, e foi apenas o voto no menos pior e não uma adesão ao governo.

      • Gilmar, o trecho que fala que o PSOL apoia o governa ainda está no post. Como dito aqui antes, não faz parte do trabalho de vocês divulgar algo que NÃO é verdade.

          • Desculpa a insistência, mas demorou pra corrigir, mesmo limpando o cache a frase estava lá. É importante estar atento aos fatos para não distorcê-los. Sei que fui chato e sendo ainda um pouco mais. seu texto ainda se equivoca quando diz que “o deputado se equivoca e fala sobre fazer oposição ao Governo Dilma”, ora, se faz ele faz oposição (como foi constatado aqui) então não há equivoco. Os risos saíram de desafetos do deputado como Marco Feliciano por exemplo, exatamente pra passar essa ideia de que ele entrou em contradição.

            De resto ok, já me alonguei demais aqui. Continue com o bom trabalho que realizam aqui. Abraço.

          • Se o PSOL faz oposição à Dilma, porque as pessoas deram risada da confusão do deputado? Fiquei sem entender agora!

          • Vamos lá, os risos aconteceram para passar essa ideia de que o PSOL é uma linha auxiliar do PT. isso é martelado o tempo todo por setores mais conservadores do congresso afim de invalidar as posições do partido, que por sua vez bate de frente o tempo todo com os interesses do conservadores. Ex: Regulamentação do aborto, casamento homossexual, terceirização, redução da maior idade penal, etc.

            O partido faz sim oposição de esquerda ao PT, mas não se junta ao outros da oposição dita de direita (PSDB, DEM e boa parte do PMDB), se verificar as votações do partido vai ver que dificilmente são os mesmo votos do governo, exemplo: Ajuste fiscal que restringiu o acesso ao seguro-desemprego e pensões por morte (pensão das viúvas).

            Também se explica os risos pelo posicionamento do deputado no segundo turno, que declarou voto em Dilma, ainda assim acho que foi uma forçação de barra para ridicularizar o deputado, viralizar vídeos e memes e aumentar a munição de quem já o “odeia” para conseguir novos adeptos.

            Obs: Acho que fui duro demais em algumas críticas aqui, então me desculpo por isso, é que hoje a internet é infestada por boatos e difamações sempre visando prejudicar alguém ou um grupo de pessoas, mas acredito que não foi esse o caso aqui.

            Abraço

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui