15.2 C
São Paulo
sábado, outubro 1, 2022

Tombo Federal! Rapaz rola pela escada, é atropelado e ainda sai andando!

- Publicidade -

Vídeo mostra um rapaz caindo de uma enorme escada, ainda é atropelado e depois sai andando! Será que isso é verdadeiro ou falso?

Esse vídeo começou a circular no finalzinho de 2008 e mostra um rapaz caindo de uma escadaria, rolando vários lances de escada de forma brutal e no final da queda, quando ele, inacreditavelmente e inexplicavelmente, consegue se levantar, um carro em alta velocidade ainda o atropela. Então, como se nada tivesse acontecido, o cara ainda sai andando, de boa!

O filminho já teve milhões de visualizações e deixou muita gente curiosa. Afinal, será essa história é real?

Sujeito rola a escada e ainda é atropelado! Verdadeiro ou falso? (foto: Reprodução/YouTube)
Sujeito rola a escada e ainda é atropelado! Verdadeiro ou falso? (foto: Reprodução/YouTube)

Assista o vídeo abaixo e veja o que descobrimos:

 

O acidente, que parece ter sido capturado por acaso por um turista que estava filmando a família em férias, tem todas as características de um filme real. A não ser pelo detalhe de que, depois de um baita tombaço como esse, seria impossível que uma pessoa saísse andando, como aconteceu com esse jovem desastrado.

Acontece que o vídeo, apesar de parecer bem real, é, na verdade, mais um filme viral.

Pra quem não sabe, marketing viral é uma forma de fazer propaganda de uma marca ou um produto onde o que está sendo anunciado não fica tão evidente. O meio de veiculação desses vídeos é a internet. O “comercial” quase não mostra a marca ou o produto em questão, mas na maioria das vezes, dá a entender do que se trata. O interessante desse tipo de marketing e que os vídeos criados tem forte impacto e, em poucas semanas alcançam altíssimos numeros de visualizações!

- Publicidade -

Já desmascaramos vários vídeos virais aqui no E-farsas. Tem a história do cara explode a cabeça quando o seu filho pula em cima de um bote que ele estava enchendo, por exemplo.

 Quem nos deu uma primeira dica de que se tratava de um vídeo falso foi o nosso leitor e colaborador Natal FS. Ele percebeu que em dois pontos do vídeo a calça jeans que o rapaz estava usando fica bem evidente:

O primeiro acontece aos 27 segundos do filme:

E o segundo ponto acontece aos 42 segundos. Nesse momento, a calça fica muito mais evidente:

Partindo dessa dica, começamos a procurar pela internet sobre propagandas sobre jeans. As buscas em português nos levaram ao site Dukati que é especializado em vídeos virais. Segundo o pessoal da Dukati, o vídeo foi feito pela agencia Cutwater, produção da  Anonymous Content e efeitos visuais da MiniVegas.

Mas como é que o rapaz cai várias vezes e não se machuca?

No blog da Mini Vegas é mostrado como foram criados os efeitos especiais. Pra começar, o pessoal da produção forrou toda a escada com enormes colchões, como podemos ver nas imagens abaixo:

A cor escolhida para ser usada nos colchões foi a verde, pois essa cor seria removida posteriormente, via softwares de edição de vídeo.

O ator que rola a escada abaixo também é amarrado a uma corda:

O resultado foi esse sensacional filme que tem como objetivo mostrar que as calças da Levi’s é forte e resistente.

Fizemos um vídeo explicando a verdade sobre essa propaganda:

[iframe: width=”590″ height=”332″ src=”//www.youtube.com/embed/rCW24Sv4wx8″ frameborder=”0″ allowfullscreen]

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui