22.1 C
São Paulo
segunda-feira, maio 10, 2021

Tropas militares de todo o país estão marchando para Brasília?

- Publicidade -

É verdade que tropas militares de todos os estados brasileiros estão rumando para Brasília por precaução em função da grande manifestação Nacional de 15 de março?

A imagem abaixo apareceu nas redes sociais no dia 02 de março de 2015 e vem acompanhado de um alerta que deixou muita gente preocupada. Segundo o aviso, tropas gaúchas, paranaenses, catarinenses, paulistas e de demais estados estariam marchando suas tropas para Brasília, com o objetivo de “tomar conta” do país, caso os milhões de manifestantes causem algum problema durante a grande manifestação Nacional que promete tomar todo o país no dia 15 de Março.

Algumas postagens a respeito foram compartilhadas mais de 50mil vezes em poucos dias, além dos inúmeros comentários de leitores assustados, mas será que isso é verdade?

Tropas militares de todo o país estão marchando para Brasília! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)
Tropas militares de todo o país estão marchando para Brasília! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

 

Verdadeiro ou falso?

O ano de 2015 começou recheado de boatos sobre uma iminente intervenção militar no país. Já falamos aqui no E-farsas sobre um alerta falso a respeito disso, que circulou através do WhatsApp há alguns dias. A diferença é que dessa vez o boato veio acompanhado de foto!

No entanto, a imagem de vários soldados em veículos militares, descendo por uma estrada, nada tem a ver com preparativos para um Golpe Militar contra o Governo.

Na verdade, a fotografia foi retirada do site do Exército Brasileiro e mostra o sexto dia da Operação Guarani 2014 – ocorrida no dia 18 de agosto de 2014 – e é parte de um exercício combinado de adestramento que reúne tropas do Exército Brasileiro e do Exército Argentino. A operação ocorreu na região de Cacequi e Rosário do Sul/RS, área onde está sediado o Campo de Instrução Barão de São Borja (Saicã).

Operação Guarani

Operação Guarani é o nome dado ao Exercício de Operações Combinadas com participação de tropas dos Exércitos do Brasil e da Argentina. O exercício, que simulou um quadro de guerra convencional, ocorreu no mês de agosto de 2014 serviu de treinamento para desenvolver formas de cooperação institucional e fortalecer os laços de amizade entre as forças terrestres do Brasil e da Argentina. Ao todo, participaram 1,2 mil militares e 320 viaturas dos dois países.

Conclusão

A imagem que mostra vários veículos militares em uma estrada nada tem a ver com a manifestação prevista para 15 de março de 2015. Trata-se do registro de uma simulação que serviu de treinamento para os exércitos do Brasil e da Argentina e ocorreu em agosto de 2014.

- Publicidade -

Sugestão e contribuição de Marcos Lana, através da nossa fanpage no Facebook!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

30 COMENTÁRIOS

  1. Essa semana vai ser tensa.
    INFELIZMENTE o boato não é real, e eu até fico receoso de falar isso mas em vista de ontem já começar a aparecer vários sites com conteúdo sobre o impeachment,e falando inclusive; de forma a descredibilizar o levante

      • Talvez, mas esses horizontes de roubalheira de hoje tão ai e vamos fazer o que? por isso o desejo de uma reviravolta brusca, claro que eu entendo que não é desejar assim e pronto e tem lá suas implicações.

      • Diga-me o nome de um único presidente da ARENA que tenha ficado rico como Sarney ou Lula.

        Pergunte a sua mãe se a 30 anos atrás era perigoso andar nas ruas como hoje!

        • Pedro. O perigoso era ficar em casa pois os militares inventavam que alguém estava conspirando contra o governo, ia até a casa das pessoas e levavam ela para os porões de tortura e muitos não voltavam para casa pois eram mortos pelos torturadores. É isso que você quer de volta?

          • O Pt é o maior, adoro petistas, são todos idiotas, as teorias de Gramsci, quando aplicadas escravizam os idiotas que passam a sustentar a burguesia, na China já ocorreu a divisão, 300 milhões de chineses vivem nababescamente e 1,1 bilhão são escravos… eu quero ter escravos, Dilma, implante logo o comunismo, então eu quero o meu chicote, QI baixo não tem tirocínio mas à vezes podem se revoltar.

          • Vá fazer curso preparátório para concursos como o neto de Médici. Mas você não deve precisar disso porque tem alguma mamata do PT.

        • Você sabe a origem da (ex) fortuna de Eike batista? Informe-se.
          A corrupção sempre existiu, e não venha me falar que agora se rouba mais, pois antes NADA era investigado, portanto não existe parâmetros de comparação. A diferença é que agora, ao menos no âmbito federal, as coisas são investigadas e os envolvidos indiciados e julgados.
          Mas aparentemente você prefere o modo tucano de engavetar, arquivar e não investigar.

          • A fortuna do Eike Batista, veio através da influência de seu pai, Sr.. Eliezer Batista, que foi presidente da Vale, e outras empresas públicas…. e também dos benefícios criados pelo Sr., FHC, para os seus apadeinhados…

          • Eles realmente estão conseguindo, estão instalando a discórdia no seio do povo, tentando acabar com harmonia entre os brasileiros, estimulam o anti-semitismo e a falsa homofobia.

        • Eu vivi o militarismo, foi o melhor tempo em minha vida andava tranquila, dormia tranquila… tinha saude, educação,segurança e trabalho.Hoge temos uma democracia invalida que não quer dizer nada !

          • “SAUDE”, “HOGE”? Imagine se não houvesse educação nesse seu tempo! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    • Cara você diz “INFELIZMENTE”? Você gosta de ficar vendo suas bobeiras na internet? Você tem noção de quem se uma ditadura fosse instaurada você provavelmente não teria o direito de escrever aqui neste espaço? Ou pior, muito menos de tentar se manifestar CONTRA o governo atual? Pense!

  2. Mano… não vai acontecer impeachment nenhum, vergonha alheia dos que fica acreditando nessas baboseiras aí. Pior é a mídia/jornais que ficam gastando tempo divulgando essas bestagens de “feice”/”zap-zap”.
    Não vai acontecer, e pra quem quer que aconteça: até a oposição do governo já disse que se houvesse um impeachment, não ia mudar merda alguma.

  3. A insanidade toma ares disso mesmo, de insanidade. É muito fácil falar de ditadura numa democracia. Queria ver esses meninos deslumbrados com um casaco verde-oliva (me parece fetiche sexual, mas deixa pra lá!) proporem uma democracia numa ditadura, ou sequer levantarem alguma hipótese de manifestação com um ditador de plantão.
    Vão arrumar o que fazer!

    • Que democracia???

      Fetiche parece ter vc acreditando que o Brasil tem plena democracia. É o ferro entrando e vc gostando.

      Deve ser mais um simpatizante do socialismo.

      Vá VC arrumar o que fazer!!!

    • Vai deixar o PT meter tiro em todo mundo como Maduro e Raul Castro fazem em suas tiranias?

      O povo brasileiro não é ladrão para suportar o preço da gasolina e da eletricidadde. E você arrume o que fazer em vez de ficar petralhando a rede em horário de expediente.

  4. Pena que é só mais uma mentira inventada pelo NAZIPTRALHISMO! Se as FFAA estivessem em mãos sérias, ela já teria derrubado esse bando de vigaristas comunistas do poder!!! Brasil, rumo a ditadura cubana… bando de moleques acéfalos!!!

  5. 15/03 – O dia da Revolução
    Todos nos sabemos, quem sabe consegui sentir a aberração que nos brasileiros estamos vivendo. Estamos sendo taxados de um bando de “bananas” no mercado Internacional, devido a inércia do povo de fazer o que precisa ser feito.
    Os líderes das manifestações estão indo pelo caminho errado, estão sendo muito singelos nas reivindicações, por isso não obtivemos resultados concretos até então.
    O momento é para uma mudança radical, REVOLUCIONAR esse país definitivamente e nos tornarmos sólidos e eficientes na aplicabilidade das normas.
    O Estado esta fragilizado, perdeu o controle de tudo, obras inacabadas, não existe planejamento de nada que é feito pelo Governo Federal, a criminalidade está crescendo por onde o inimigo não ataca (A arte da guerra), que são nas grandes periferias, favelas e presídios, onde o Estado se ausentou para prestar as mínimas condições de sobrevivência. Não preciso nem dizer da educação e saúde que é uma calamidade publica, leis da época da ditadura que protege o Estado e seus serventuários, dentre outros setores que está estagnado.
    O país necessita urgentemente de várias reformas (tributaria, agraria, politica, penal, social, comercial, etc) nos POVO estamos clamando por isso a muito tempo, há vários projetos nesse sentido em tramite no congresso mas nada se concretiza e não irá se concretizar NUNCA do jeito que esta. Passam anos, passam décadas e os nossos representantes não realiza o que precisa ser realizado, e quem paga a conta? Somos nós, com mortes nos hospitais, com sangue nas ruas e ignorância nas escolas, independentemente de lado partidário, somos todos “macacos” adestrados pelo Estado, chega de abaixar a cabeça e achar que esta tudo bem.
    Chega dessa ditadura disfarçada de democracia, nosso povo não merece o que PT vem fazendo com suor e as lágrimas dos brasileiros.
    Devemos copiar a constituição e a política de outros países como Finlândia, Holanda, Alemanha, EUA, enfim países exemplo de sociedade e governança.
    O momento agora é para o Poder Constituinte Revolucionário, sobrepor uma nova constituição tirando como base o que eu disse acima. É essa a semente que os líderes devem plantar para o povo no dia 15, para que nós, nossos filhos e netos possam colher bons frutos no futuro.
    Nada vai adiantar os brasileiros saírem nas Ruas novamente com ideias singelas. Para que haja a verdadeira mudança e trazer a dignidade que os filhos do Brasil merecem o caminho a ser seguido é através do Poder Constituinte Revolucionário, esse poder é do POVO, nos que temos que lutar para se sobrepor uma nova constituição e não os políticos.
    Eu sou do interior de SP não tenho condições para ir até a capital para “vender” esse sonho ao povo, então peço aos lideres, sindicalistas, militantes e afins que utilize os meios possíveis para plantar essa ideia, para assim mudarmos o futuro do nosso país definitivamente.

    “Estado para o povo, e não o povo para um Estado”

    “Caminhando e cantando e seguindo a canção, somos todos iguais braços dados ou não….vem vamos embora esperar não é saber quem sabe faz a hora não espera acontecer”

  6. Que deus ajude a todo em nossa nação.mas não esta descartodo a intervenção militar somos forças especiais e s2 nas fronteiras e se preciso for e tivermos que perecer. Nois o faremos pois juramos defender os fracos e oprimidos no nosso pais . região norte antigo inferno verde em Clevelândia do norte aqui so os melhores do melhores treinam e permanece ! Selva.selva !!!! Brasil acima de tudo e de todos .

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui