today-is-a-good-day
20.9 C
São Paulo
sexta-feira, abril 26, 2024

Um asteroide vai atingir a Terra em 2017?

- Publicidade -

Será verdade que a NASA emitiu um alerta sobre o perigo da queda do asteroide 2012 TC4 na Terra em 2017?

A notícia surgiu na web na segunda semana de abril de 2015 e afirma que a Agência Espacial Norte-americana teria emitido um boletim alertando a população sobre o perigo iminente de sermos atingidos por um enorme asteroide, em 2017.

A pedra gigante, segundo a reportagem que foi amplamente divulgada em sites e blogs, poderá causar um estrago maior do que aquele causado na Rússia, em fevereiro de 2013, quando o país foi atingido por um asteroide, deixando mais de 1.200 pessoas hospitalizadas.

Será verdade que a Terra será atingida por um asteoide em 2017?

Asteroide de 40 metros ira atingir a Terra em 2017! Será verdade? (Foto: Reprodução/Facebook)
Asteroide de 40 metros ira atingir a Terra em 2017! Será verdade? (Foto: Reprodução/Facebook)

 

Verdadeiro ou falso?

O asteroide 2012 TC4 já passou próximo da Terra em outubro de 2012 e passará novamente em outubro de 2017. Mas isso não é motivo de preocupação, pois esse “próximo” representa de 95.000 km de distância daqui (¼ da distancia entre a Terra e a Lua).

Com base nas observações feitas em outubro de 2012, os astrônomos calcularam que seu tamanho pode ter algo entre de 12 a 40 metros de largura e, se caso ele “resolvesse” cair na Terra, faria um grande estrago!

Perigo quase nulo

Em entrevista ao Astronomy and Space News, Judit Györgyey-Ries – astrônoma da Universidade do Texas – disse que a chance do 2012 TC4 cair na Terra em 2017 é de algo em torno de apenas 0,00055%, ou seja, as chances dele NÃO atingir o nosso planeta são de 99,99945%!

Detlef Koschny, que é chefe do Segmento de Objetos Próximos da Terra também disse em entrevista que “há uma chance em um milhão de que esse meteoro possa nos atingir“, além de afirmar que ainda é muito cedo para determinar o tamanho exato desse corpo celeste.

“O tamanho do 2012 TC4 foi estimado a partir do seu brilho[…] ele pode ser menor ou maior, de 10 a 40 metros. Um objeto de ferro 40 metros, se entrasse na nossa atmosfera poderia fazer uma enorme cratera; já um objeto rochoso de 10 metros dificilmente seria notado.”, disse Detlef Koschny.

- Publicidade -

Outro especialista que se prontificou a tranquilizar a todos foi Makoto Yoshikawa, da Agência de Exploração Aeroespacial Japonesa. Ele também disse ao Astronomy and Space News que está convencido de que o asteróide não representa qualquer perigo para a Terra.

“A distância é muito pequena. Mas isso não significa a colisão “, disse ele.

Atualmente, existem mais de 1500 asteriodes que são considerados potencialmente perigosos para a Terra, mas nenhum deles está em rota de colisão com o nosso planeta.

Asteroide "2012 CT4" vai passar bem perto da Terra em 2017, mas as chances dele cair aqui são quase nulas!
Asteroide “2012 CT4” vai passar bem perto da Terra em 2017, mas as chances dele cair aqui são quase nulas!

 

Conclusão

A notícia é muito exagerada! O asteroide 2012 TC4 irá passar bem próximo da Terra em 2017, mas a chance dele nos atingir é de apenas 0,00055%!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

36 COMENTÁRIOS

    • Opa! Estará de volta ainda essa semana (assim espero).
      Depois da mudança de layout os comentários do Facebook começaram a apresentar problemas. Já estamos verificando. Valeu!

  1. Lembra qual era a probabilidade do asteroide atingir a Rússia? nunca devemos desconsiderar a chance de uma coisa ocorrer, mesmo que seja baixa, pois a matemática é traiçoeira! começando por isso: ‘ A PROBABILIDADE DE VOCÊ NASCER ERA DE 1/1.000.000, mas você nasceu! poderia ter nascido qualquer outro DNA ao invés do seu!

    • Seria um estrago apenas Julio. Maior que o da rússia onde houveram 1200 feridos. Mas nada catastrófico. Não iria destruir uma cidade nem nada disso 😀

  2. Boa tarde a todos. Eu acho em minha singular e leiga opiniao aqui nao esta em questao opinioes pessoais. Mais sim uma questao d carater mundial. Pois d fato tds os corpos celestes q ja nos atingiram ate hoje tiverao a mesma probalidade quase nula d acontecer. Porem aconteceram. Tenho certeza q algo muito serio e grandioso esta por vir. E sem duvida nao sera divulgado ate as 24hs finais. Os governos ja cientes ja esvolheram os seus. Nos medmo semajuda deles temos o direito d tentar pelo menos,mesmo por conta propria lutar pela nodsa sobrevivencia. Todos os dias vemo,lemos e ouvimos noticias sobre uma possivel catastrofe. Nao se perguntaram pq pessoas se escrevem em um progama de selecao,candidatos para a viajem so d ida a Marte? Realyt ? Serio? E as mudancas climaticas em td o mundo? Aquecimento global? Serio? E aparicoes d meteoritos fora do comum atravessando a atmosfera em td o mundo? Dia 30 de Julho foi visto no Uruguai,Argentina e Rio grande do Sul. Ontem dia 01 de Agosto eu e meu esposo tbm vimos a olho nu. E garanto foi assustador. A ficha caiu e o medo nos tomou. Era grande,verde e deixou imenso rastro d fogo e fumaca. Garanto a vcs q erros d portugues nesse momento deve ser o menor dos pbms agora p mim. Vao atraz da verdade,pesquisem e estudem mais a respeito.Temos q der racionais mais t praticos. Pois os USA ja estao pedindo para a populavao andar com kit d emergencia. Isso e praticidade. Quando acontecer, tempo sera valioso entao sejamos rapidos e praticos. E isso nao tem nada a ver religiao. Mais sim cam relidade. Obgda pela atencao.

  3. METEORO ATINGIRÁ A TERRA. E o terceiro anjo tocou a sua trombeta, e caiu do céu uma grande estrela ardendo como uma tocha, e caiu sobre a terça parte dos rios, e sobre as fontes das águas. E o nome da estrela era Absinto, e a terça parte das águas tornou-se em absinto, e muitos homens morreram das águas, porque se tornaram amargas. E o quarto anjo tocou a sua trombeta, e foi ferida a terça parte do sol, e a terça parte da lua, e a terça parte das estrelas; para que a terça parte deles se escurecesse, e a terça parte do dia não brilhasse, e semelhantemente a noite.E olhei, e ouvi um anjo voar pelo meio do céu, dizendo com grande voz: Ai! ai! ai! dos que habitam sobre a terra! por causa das outras vozes das trombetas dos três anjos que hão de ainda tocar. Apocalipse 8:10-13. São os sinais que anunciam a volta do Senhor Jesus Cristo, que acontecerão SIMULTANEAMENTE. Terremotos, maremotos, tsunamis, fome, peste, guerras, tornados, vulcões, meteoros, cometas, tempestades, furacões. Deus não é homem para que minta nem filho do homem para que arrependa. São 7 anos de Grande Tribulação, início 2011. Jesus Cristo breve virá. Está consumado.

  4. Recentemente ouvi falar de uma história parecida. Um “””””””cientista””””””” disse que o asteroide 2016 WF9 colidirá com a Terra em fevereiro. Mas não vai acontecer. As chances são muito pequenas.

  5. Meu Deus! As pessoas bricam, fazem piadas desnecessárias, no entanto esquecem que quando Noé preveu o dilúvio, as pessoas tbm riram e o trataram de louco, porém apenas o louco e sua família conseguiram se salvar, no mínimo as pessoas deveriam ter consciência de que nada, absolutamente nada é impossível quando se trata de algo cujo não temos controle. Mas em meio aos meus mais lúcidos raciocínio, desejo que nada nos aconteça.

  6. Não sou de acreditar muito nesses mitos do fim do fim do mundo mas de tanto ver no face fiquei preocupado mas agora estou mais tranquilo kk obrigado por me deixar mais tranquilo lol esses russos são fodas.

  7. Gente porque essas pessoas mentem para gente Deus jamais deixaria um Asteróide matar milhares de pessoas eles estão Brincando com coisas séria o único que sabe quando mundo vai acabar e Deus além do mais na Bíblia não fala se o mundo vai acabar com o Asteróide caindo na terra essas pessoas tem que estudar mais a Bíblia sério ninguém le mais a Bíblia nesse mundo e outra coisa parem de mexer com a mente do povo isso é um crime e também não devemos brincar com as coisas de Deus!

  8. Agora tem um site vigarista falando que um ‘assassino global’ ou seja um asteroide vai colidir com a terra em 2020 acabando com a vida como a tal conhecemos e citou também que os cientistas estão muitos preocupados e que eles afirmaram que um asteroide colossal está vindo em nossa direção e ameaçará a terra por 6 anos e o cujo nome é 2011 ag5 .

    Por favor o dono desse site, esclareça isso pra mim !!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui