25.4 C
São Paulo
domingo, janeiro 29, 2023

Um mosaico antigo com imagem de OVNI foi mesmo encontrado na Itália?

- Publicidade -

Imagem de um mosaico que teria sido encontrado por arqueólogos italianos mostra possível avistamento de OVNIs 3.200 anos atrás! Será verdade?

A história afirmando que arqueólogos italianos teriam encontrado um mosaico datado de 1.300 a.C. começou a se espalhar nas redes sociais na primeira semana de outubro de 2022. O que chama a atenção na imagem que teria sido descoberta em Senorbi, na Itália, é que ela estaria ilustrando o que parece ser um enorme disco voador sobrevoando uma cidade!

Seria essa uma evidência os nossos ancestrais tiveram contato com alienígenas?

Arqueólogos italianos teriam encontrado um mural datado de 1.300 a.C. de um disco voador! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?   

Ao buscar por palavras-chave sobre o assunto, só encontramos como resultados sites e blogs que apenas replicaram a notícia. Nenhum site oficial sobre arqueologia falou a respeito. Senorbi possui museus e parques arqueológicos ricos em artefatos e descobertas e mesmo assim não há nada na mídia especializada local (ou mundial) sobre o suposto achado.

Através de busca reversa da imagem do mosaico, encontramos a publicação dessa foto que parece ser a mais antiga feita na web. No dia 08 setembro de 2022, o fundador do site Zhistorica Gabriele Campagnano publicou algumas imagens em seu perfil no Facebook que mostravam descobertas de mosaicos supostamente datados do século XIX.

No dia seguinte, Compagnano publicou um curto artigo no site Zhistorica explicando que criou as imagens do mosaico com um programa de inteligência artificial chamado Midjourney

O software Midjourney é uma ferramenta que possibilita a criação de imagens a partir de textos informados pelo usuário. Por exemplo, ao inserir no software a frase “mosaico antigo de um disco voador sobrevoando uma cidade” (em inglês ou em alguns outros idiomas), o Midjourney gera variações de imagens com base no texto digitado. A geração das imagens é feita automaticamente, através de redes neurais (chamadas comumente de Inteligência Artificial).

Publicação humorística

O artigo publicado no site de língua italiana Zhistorica deixa bem claro que se trata de uma publicação humorística e que seu intuito era o de apenas calcular quantas visitas a página teria a mais que o normal se [o site] começasse a lidar com OVNIs, criptoarqueologia, mistérios inexplicáveis etc.

Tudo indica que seu experimento deu certo, pois muita gente se interessa por esse tipo de pseudociência, infelizmente…

Conclusão

- Publicidade -

A imagem de um antigo mosaico de um OVNI sobrevoando uma cidade é falsa! Ela foi criada em um software que transforma instruções de texto em imagem! 

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui