16.5 C
São Paulo
domingo, junho 20, 2021

Um nigeriano se tornou o mais jovem médico do mundo aos 14 anos de idade?

- Publicidade -

Será verdade que o jovem Joshua Beckford se tornou o médico mais jovem do mundo, aos 14 anos de idade?

A notícia começou a se espalhar através das redes sociais na primeira semana de setembro de 2020 e conta a incrível história do adolescente Joshua Beckford, um garoto negro que teria acabado de se tornar o mais jovem médico do mundo, aos 14 anos!

Joshua, segundo o que diz na notícia, teria entrado na universidade aos 6 anos de idade, se tornando neurocirurgião aos 14.

Será que isso é verdade mesmo?

Será verdade que o adolescente Joshua Backford se tornou o mais jovem neurocirurgião do mundo aos 14 anos de idade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

Joshua Beckford existe mesmo e é bem inteligente, mas ainda não é médico!

Ele é considerado uma criança prodígio. Diagnosticado com autismo, o jovem aprendeu a ler aos 2 anos de idade, além de aprender o idioma japonês aos 3 anos. 

Outro detalhe real é que ele se tornou a pessoa mais jovem do mundo a estudar Filosofia e História na Universidade de Oxford, aos 6 anos de idade. No entanto, ele não tem diploma de médico (muito menos de neurocirurgião, como muitas publicações insistem em afirmar).

Em uma reportagem da BBC, é afirmado que ele sempre foi uma criança inteligente e que havia se formado muito cedo, mas não há menção à graduação de neurocirurgião.

A “confusão” pode ter surgido de publicações como essa feita no site BrightVibes, em fevereiro de 2017, quando o garoto disse em entrevista que tem vontade de se tornar um neurocirurgião um dia!

Quem foi o médico mais jovem do mundo?

- Publicidade -

Uma busca na web e descobrimos que o médico mais jovem do mundo foi o oftalmologista americano, Dr. Balamurali Ambati. Filho de indianos, Ambati entrou no Guinness Book of World Records em 1995, tornando-se o médico mais jovem do mundo, aos 17 anos de idade! Com apenas 13 anos, ele se formou na New York University e se formou em medicina pela Mount Sinai School of Medicine aos 17.

O oftalmologista Dr. Balamurali Ambati entrou para o Gunness como o mais jovem médico do mundo! (foto: Divulgação)

Conclusão

A notícia afirmando que um adolescente nigeriano teria se tornado o mais jovem neurocirurgião, aos 14 anos de idade, é falsa! Joshua Beckford é um garoto muito inteligente que sonha em ser médico e que poderá tornar seu sonho realidade daqui uns anos!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui