17.8 C
São Paulo
quarta-feira, outubro 27, 2021

Mulher russa deu à luz 69 filhos! Será Verdade?

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

Uma mulher russa teria dado à luz mais de 60 filhos! Será que essa notícia é verdadeira ou falsa? Descubra aqui no E-farsas!

Na segunda semana de maio de 2016, apareceu no Facebook uma fotografia que mostra uma família e que – de acordo com a legenda – seria da Rússia e todos os que aparecem na foto seriam filhos de uma única mulher!

De acordo com o texto, a mulher russa teria parido desde 1700 – e durante 40 anos – 16 pares de gêmeos, 7 conjuntos de trigêmeos e 4 conjuntos de quádruplos, e tudo isso com o mesmo homem. Esses números teriam chamado a atenção do Guinness Book, o livro dos recordes!

Somente em uma das postagens a foto já teve mais de sete mil compartilhamentos e centenas de comentários. Mas será que essa historia é real?

Será que é possível uma mulher ter tantos filhos assim?

Uma mulher russa teria dado à luz 69 filhos! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)
Uma mulher russa teria dado à luz 69 filhos! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou Farsa

Apesar da historia ter surgido aqui no Brasil somente em 2016, nos Estados Unidos ela apareceu no inicio de janeiro de 2015.

Antes de revelarmos se o caso é real ou não, queremos chamar a atenção para um pequeno detalhe do texto, nele é afirmado que foto é de 1700, porém ao consultarmos alguns sites especializados em fotografias descobrimos que a primeira fotografia foi feita pelo inventor francês Joseph Nicéphore Niepce somente em 1826. Com este primeiro resultado poderíamos já encerrar o boato e simplesmente dizer que é falso, mas pesquisando mais a fundo descobrimos vários detalhes para esta pesquisa.

A Fotografia

Mesmo sabendo que a foto não é o retrato de uma mãe e seus 69 filhos, descobrimos que nela aparece a família de Joseph F. Smith, que foi presidente da Igreja dos Mórmons! A legenda de um fregamento de um livro da Utah Historical Quarterly, diz que é Joseph, suas esposas e filhos e o artigo fala sobre poligamia.

Reprodução
Reprodução – Utah Historical Quarterly

De acordo com o livro acima, a foto foi registrada provavelmente em 1904. A mesma foto aparece no Wikimedia Commons com a legenda “A imagem retrata Smith cercado por membros de sua família, incluindo seus filhos e filhas, bem como seus cônjuges e filhos.” e data de 1904.

Um detalhe que podemos observar é que na imagem aparecem “apenas” 66 pessoas:

Na foto aparecem apenas 66 pessoas!
Na foto aparecem apenas 66 pessoas!

Guinness Book

De fato, o livro dos recordes Guinness Book, relata que a mulher que mais teve filhos foi uma russa que era esposa de um camponês chamado Feodor Vassilyev . O nome da mulher se perdeu ao longo do tempo, provavelmente seja o de Valentina Vassilyeva, e a historia também é confirmada pelo The Gentleman’s Magazine and Historical Chronicle em uma publicação de um Mosteiro de Nikolsk em 27 de fevereiro de 1782, que registrava todos os nascimentos naquela época e que foi digitalizada pelo Google.

Ainda de acordo com esses registros, o senhor Feodor teve uma segunda esposa com quem teve mais 18 filhos, o que totalizou 87 filhos, destes apenas 2 morreram na infância, nesta época ele já tinha 75 anos.

Suas duas esposas tiveram ao todo 35 gestações, sendo da primeira:  quatro quadrigêmeos, sete trigêmeos, e dezesseis gêmeos,  a segunda esposa teve apenas seis gestações de gêmeos e duas de trigêmeos.

Origem

A foto foi usada erroneamente pela primeira vez para representar a família em 2012 pelo site Top 10 List, em uma postagem que mostrava as 10 famílias mais numerosas do mundo.

Conclusão

A foto que seria de uma russa com todos os seus 69 filhos é, na verdade, da família de Joseph F. Smith, que foi presidente da Igreja dos Mórmons e que teve mais de uma esposa (ao mesmo tempo, dizem). Apesar disso, a historia afirma que existiu mesmo uma mulher que teve 69 filhos e que ela era esposa de um camponês chamado Feodor Vassilyev, que teve ao todo 87 filhos com suas duas esposas.

*Pesquisa feita por Riomar Bruno!

- Advertisement -spot_imgspot_img
Latest news
- Advertisement -spot_img
Related news
- Advertisement -spot_img

14 COMENTÁRIOS

  1. Nosssaaaaa…..quer alho?

    “sendo da primeira: quatro quadrigêmeos, sete trigêmeos, e dezesseis gêmeos, a segunda esposa teve apenas seis gestações de gêmeos e duas de trigêmeos.”

    • Seria impossível ela ter tido 69 gestações, pois, se em cada uma a duração é de nove meses, para 69 gestações o tempo total seria de 51 anos e nove meses, isso considerando que ela engravidasse logo após dar à luz. Ou seja: biologicamente impossível!

  2. A informação de que o recorde de filhos de uma mulher é de uma russa do Século XIX (que, sim, seria “especialista em ter trigêmeos”) consta no livro “O sexo privilegiado”, de Martin Van Creveld. Ele, por sua vez, tirou tal informação do livro “Why Sex is Fun?”, de Jared Diamond. Portanto, talvez a foto e a época indicadas sejam erradas, mas a história em si talvez seja verdadeira.

  3. Ponho em causa a veracidade da história pois se actualmente gravidez e parto de quadrigemeos, trigémeos e mesmo de gêmeos é considerada de risco, então nessa época seria muito mais… Não acredito que a mãe sobrevivesse a tantas gravidezes e partos desse género.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui