Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Mulher russa deu à luz 69 filhos! Será Verdade?

Falso

Mulher russa deu à luz 69 filhos! Será Verdade?

Uma mulher russa teria dado à luz mais de 60 filhos! Será que essa notícia é verdadeira ou falsa? Descubra aqui no E-farsas!

Na segunda semana de maio de 2016, apareceu no Facebook uma fotografia que mostra uma família e que – de acordo com a legenda – seria da Rússia e todos os que aparecem na foto seriam filhos de uma única mulher!

De acordo com o texto, a mulher russa teria parido desde 1700 – e durante 40 anos – 16 pares de gêmeos, 7 conjuntos de trigêmeos e 4 conjuntos de quádruplos, e tudo isso com o mesmo homem. Esses números teriam chamado a atenção do Guinness Book, o livro dos recordes!

Somente em uma das postagens a foto já teve mais de sete mil compartilhamentos e centenas de comentários. Mas será que essa historia é real?

Será que é possível uma mulher ter tantos filhos assim?

Uma mulher russa teria dado à luz 69 filhos! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Uma mulher russa teria dado à luz 69 filhos! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou Farsa

Apesar da historia ter surgido aqui no Brasil somente em 2016, nos Estados Unidos ela apareceu no inicio de janeiro de 2015.

Antes de revelarmos se o caso é real ou não, queremos chamar a atenção para um pequeno detalhe do texto, nele é afirmado que foto é de 1700, porém ao consultarmos alguns sites especializados em fotografias descobrimos que a primeira fotografia foi feita pelo inventor francês Joseph Nicéphore Niepce somente em 1826. Com este primeiro resultado poderíamos já encerrar o boato e simplesmente dizer que é falso, mas pesquisando mais a fundo descobrimos vários detalhes para esta pesquisa.

A Fotografia

Mesmo sabendo que a foto não é o retrato de uma mãe e seus 69 filhos, descobrimos que nela aparece a família de Joseph F. Smith, que foi presidente da Igreja dos Mórmons! A legenda de um fregamento de um livro da Utah Historical Quarterly, diz que é Joseph, suas esposas e filhos e o artigo fala sobre poligamia.

Reprodução

Reprodução – Utah Historical Quarterly

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

De acordo com o livro acima, a foto foi registrada provavelmente em 1904. A mesma foto aparece no Wikimedia Commons com a legenda “A imagem retrata Smith cercado por membros de sua família, incluindo seus filhos e filhas, bem como seus cônjuges e filhos.” e data de 1904.

Um detalhe que podemos observar é que na imagem aparecem “apenas” 66 pessoas:

Na foto aparecem apenas 66 pessoas!

Na foto aparecem apenas 66 pessoas!

Guinness Book

De fato, o livro dos recordes Guinness Book, relata que a mulher que mais teve filhos foi uma russa que era esposa de um camponês chamado Feodor Vassilyev . O nome da mulher se perdeu ao longo do tempo, provavelmente seja o de Valentina Vassilyeva, e a historia também é confirmada pelo The Gentleman’s Magazine and Historical Chronicle em uma publicação de um Mosteiro de Nikolsk em 27 de fevereiro de 1782, que registrava todos os nascimentos naquela época e que foi digitalizada pelo Google.

Ainda de acordo com esses registros, o senhor Feodor teve uma segunda esposa com quem teve mais 18 filhos, o que totalizou 87 filhos, destes apenas 2 morreram na infância, nesta época ele já tinha 75 anos.

Suas duas esposas tiveram ao todo 35 gestações, sendo da primeira:  quatro quadrigêmeos, sete trigêmeos, e dezesseis gêmeos,  a segunda esposa teve apenas seis gestações de gêmeos e duas de trigêmeos.

Origem

A foto foi usada erroneamente pela primeira vez para representar a família em 2012 pelo site Top 10 List, em uma postagem que mostrava as 10 famílias mais numerosas do mundo.

Conclusão

A foto que seria de uma russa com todos os seus 69 filhos é, na verdade, da família de Joseph F. Smith, que foi presidente da Igreja dos Mórmons e que teve mais de uma esposa (ao mesmo tempo, dizem). Apesar disso, a historia afirma que existiu mesmo uma mulher que teve 69 filhos e que ela era esposa de um camponês chamado Feodor Vassilyev, que teve ao todo 87 filhos com suas duas esposas.

*Pesquisa feita por Riomar Bruno!

Continue lendo
14 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Publicidade

Parceiros:

Voltando a Circular

Publicidade

Topo