10.8 C
São Paulo
sexta-feira, maio 20, 2022

Vídeo mostra os efeitos do furacão Laura sobre uma plataforma de petróleo?

- Publicidade -

Recentemente, um determinado usuário no Twitter disseminou um vídeo (na verdade ele o retuitou), onde mostraria os efeitos do furacão Laura sobre uma plataforma de petróleo. O usuário alega ser um biólogo, ativista e mergulhador, que possui quase 100 mil seguidores.

Confira abaixo o tuíte:

Tuíte do usuário Daniel Schneider.

Assim como o respectivo vídeo:

 

Entretanto, será que estamos realmente diante da força dos ventos do furacão Laura? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Falso! Além do vídeo ter sido manipulado digitalmente, não estamos diante dos efeitos do furacão Laura sobre uma plataforma de petróleo! Em primeiro lugar, o vídeo original mostra uma plataforma de acomodação chamada Borgholm Dolphin, no Mar do Norte um mar entre a Grã-Bretanha e o noroeste do continente europeu —, em janeiro de 2015! Originalmente, é possível ver o mar muito agitado devido a uma severa tempestade que varreu partes da Escócia e chegou até o Mar do Norte naquela época.

É importante destacar, que uma plataforma de acomodação nada mais é do que uma plataforma destinada a hospedagem dos funcionarios que trabalham em plataformas de petróleo ou gás que estão sendo instaladas, reformadas ou realizando qualquer tipo de melhoria! E, para completar, a filmagem (você pode conferí-la abaixo) foi feita por um cidadão chamado James Eaton, um operário de uma outra plataforma próxima chamada Lomond.

- Publicidade -

Outro exemplo, mas dessa vez com com melhor qualidade:

Em segundo lugar, conforme vocês já devem percebido, o vídeo que viralizou recentemente foi altamente manipulado! Além de ter sido invertido horizontalmente, ele foi extremamente esticado para parecer muito mais dramático e impressionante.

Enfim, nada de furacão Laura ou efeitos tão dramáticos assim da tempestade que ocorreu, no Mar do Norte, em janeiro de 2015.

Conclusão

Falso! Além do vídeo ter sido manipulado digitalmente, não estamos diante dos efeitos do furacão Laura sobre uma plataforma de petróleo! Em primeiro lugar, o vídeo original mostra uma plataforma de acomodação chamada Borgholm Dolphin, no Mar do Norte, em janeiro de 2015! Além disso, estamos diante de uma plataforma de acomodação. Em terceiro e último lugar, o vídeo foi altamente manipulado digitalmente! Além de ter sido invertido horizontalmente, ele foi extremamente esticado para parecer muito mais dramático e impressionante.

Portanto, uma vez que houve uma série de manipulações digitais associadas a uma legenda descontextualizando o que é exibido, classificamos esse caso como “Falso” em vez de “Fora de Contexto”.

- Publicidade -
Marco Faustinohttp://www.e-farsas.com/author/marco
Jornalista e colaborador do site de verificação de fatos E-farsas entre janeiro de 2019 e dezembro de 2020. Entre junho de 2015 e abril de 2018, trabalhei como redator do blog AssombradO.com.br, além de roteirista do canal AssombradO, no YouTube, onde desmistificava todos os tipos de engodos pseudocientíficos e casos supostamente sobrenaturais.

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

8 COMENTÁRIOS

  1. “Além de ter sido invertido horizontalmente, ele foi extremamente esticado para parecer muito mais dramático e impressionante.”

    Acredito que o vídeo foi é encolhido ao invés de esticado.

  2. “Além de ter sido invertido horizontalmente, ele foi extremamente esticado para parecer muito mais dramático e impressionante.”

    Acredito que o vídeo foi é encolhido ao invés de esticado.

  3. “Mar do Norte — um mar entre a Grã-Bretanha e o noroeste do continente europeu”. Não é nordeste do continente? O Mar do Norte fica entre o Reino Unido e a Península Escandinava , que está no norte da Europa, que dá pra forçar e falar nordeste, mas não noroeste.

  4. “Mar do Norte — um mar entre a Grã-Bretanha e o noroeste do continente europeu”. Não é nordeste do continente? O Mar do Norte fica entre o Reino Unido e a Península Escandinava , que está no norte da Europa, que dá pra forçar e falar nordeste, mas não noroeste.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui