17.5 C
São Paulo
sábado, outubro 1, 2022

Vídeo mostra que a Suíça é tão organizada que até as enchentes são limpas! Será?

- Publicidade -

Vídeo compartilhado nas redes sociais mostra que a Suíça é tão limpa e organizada que, quando há enchentes, as ruas continuam trafegáveis, sem barro e/ou lixo! Será verdade?

O filminho começou a se espalhar com força através de compartilhamentos nas redes sociais na última semana de novembro de 2018 e mostra carros transitando em ruas alagadas no centro de alguma cidade. O que chama a atenção nas imagens é que os automóveis parecem se mover em águas cristalinas!

O texto que se espalhou juntamente com o vídeo afirma que, “na Suíça, as ruas são tão limpas que você não vê barro e lixo na água da enchente”…

Será que essa história é real?

https://www.facebook.com/Eh.Tudo.Kibado/videos/356575321796849/

 

Verdade ou mentira?

O vídeo é real, mas as alegações que o acompanham são falsas!

As imagens foram capturadas, na verdade, na cidade de Boston (Massachusetts, EUA) – em março de 2018, como podemos ver no vídeo abaixo:

A seguir, mais um vídeo, filmado próximo dali:

- Publicidade -

https://www.youtube.com/watch?v=NnzVhXomvgM

Tempestade Nor’easter

No dia 02 de março de 2018, uma cheia histórica pegou (quase que) de surpresa os moradores das State Street e Atlantic Ave (duas grandes avenidas da região portuária da cidade). De acordo com jornais locais, a maré subiu 14,67 pés (cerca de 4 metros e pouco), sendo a terceira maior enchente da história da cidade:

Reprodução/WBZ-TV

Nesse site podemos ver mais fotos do estrago que a tempestade Nor’easter causou na cidade!

Conclusão

O vídeo que mostra carros passando em ruas inundadas com águas límpidas é real, mas foi filmado em Boston, após uma grande tempestade inundar parte da cidade com água do mar!

*com a colaboração de Carlos Cardoso!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

1 COMENTÁRIO

  1. O povo que espalha fake news é tão burro que no canto do vídeo tem um baita abc news (rede de TV dos Estados Unidos) e no outro aparece com clareza “Boston”, e os idiotas repassam gritando “Suíça, Suíça!!!”…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui