16.7 C
São Paulo
domingo, outubro 2, 2022

Jair Bolsonaro fez uma publicação no Twitter em apoio ao Pezão?

- Publicidade -

É verdade que o presidente eleito Jair Bolsonaro havia feito um tuíte, em 2014, em apoio ao então governador eleito do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão?

A imagem surgiu em uma fanpage no Facebook no dia 29 de novembro de 2018 e se espalhou também em outras redes sociais, como o Twitter, e através dos grupos do WhatsApp. Nela podemos ver uma reprodução de uma publicação feita no Twitter em 2014, de Jair Bolsonaro, dando total apoio ao então governador eleito do Rio de Janeiro, o Pezão.

O tuíte de Bolsonaro foi “desenterrado” após a notícia da prisão de Luiz Fernando Pezão pela Polícia Federal, no mesmo dia.

Será que Bolsonaro apoiou no Twitter o político que, anos depois, foi preso?  

Bolsonaro apoiou o Pezão anos antes dele ser preso? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

A imagem surgiu em uma postagem feita na fanpage não oficial de Ciro Gomes, a Ciro Gomes Pernambucano, e foi copiada e repassada também no Twitter.

A verdade é que o texto da publicação atribuída ao Bolsonaro tem 257 caracteres e, em 2014 – quando a postagem teria sido feita pelo então deputado federal Jair Bolsonaro – o Twitter ainda não havia liberado publicações acima de 140 caracteres!

A empresa anunciou somente em novembro de 2017 que uma atualização do Twitter havia liberado postagens de até 280 caracteres a partir daquele mês. O dobro dos até então 140 toques permitidos!

Para termos mais certeza, fizemos uma busca avançada no Twitter e também não encontramos nenhuma publicação semelhante no perfil de Jair Bolsonaro.

Coligação com o partido do Pezão

Apesar do tuíte ser falso, Jair Bolsonaro fazia parte da coligação de Pezão, quando estava no PP, em 2014. Bolsonaro chegou a apoiar publicamente a candidatura de Pezão e também de Aécio Neves, como podemos ver na propaganda eleitoral na TV (campanha de 2014), Jair Bolsonaro aparece ao lado do nome de Pezão e de Aécio Neves.

- Publicidade -

 

Conclusão

O tuíte atribuído ao presidente eleito Jair Bolsonaro em apoio ao Pezão é falso!

 

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

5 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui