Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Vídeo mostra que todos os morangos tem larvas! Será verdade?

Falso

Vídeo mostra que todos os morangos tem larvas! Será verdade?

Vídeo mostra que todos os morangos tem larvas! Será verdade?

Será verdade que basta colocar o morango em água salgada para mostrar que todos tem larvas em seu interior?

O vídeo surgiu no final de maio de 2020 nas redes sociais e em apenas uma das publicações feitas no Twitter, o filminho de pouco mais de um minuto de duração já havia sido visto mais de 14 milhões de vezes!

O que chama a atenção no vídeo é que ele mostra uma experiência apelidada de #strawberrybugs (algo como “larvas no morango”, em inglês) que consiste em revelar que todos os morangos seriam portadores de larvas de insetos. Para forçar a saída dos bichinhos de dentro da fruta, segundo o que ensina o vídeo, basta colocar os morangos de molho em água salgada!

Será que essa experiência é real?

Verdade ou mentira?

Procuramos algum estudo que confirme que todo morango tem larvas e não encontramos. Mesmo que fosse verdade, o consumo de um outro bichinho não faz nenhum mal à saúde, conforme explica a bióloga Angela Sanseverino, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

De acordo com o site Diário de Biologia, essas larvas nascem de ovos que são depositados por moscas no interior das frutas e que, apesar de ser meio nojento, seu consumo não faz mal ao nosso organismo. Essas pragas fazem mal ao bolso do produtor, pois a larva estraga o fruto por dentro e torna o produto inviável para a venda!

É possível que um ou outro fruto possa chegar à mesa do consumidor com algum bichinho, mas raramente isso ocorre porque, como já mostramos, o produto contaminado se estraga antes mesmo de chegar ao vendedor…

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Voltando ao vídeo que tornou o assunto viral no mundo todo, ele foi criado na Turquia pela usuária do aplicativo de vídeos TikTok chamada Logan! e publicado no dia 26 de maio de 2020 (seu vídeo foi visto no Tik Tok mais de 21 milhões de vezes):

@sothisonetimeiHoly shit. A prehistoric bug emerged from my strawberries. ##strawberrybugs ##fyp ##foryoupage ##trend♬ original sound – sothisonetimei

Acontece que no dia seguinte, a mesma moça gravou outro vídeo explicando que depois de jogar os morangos na água salgada, ela adicionou os insetos que havia retirado de seu jardim na tigela, fingindo que os bichinhos estavam saindo do morango:

@sothisonetimeiThe truth about the viral ##strawberrybugs video 🍓🙃 ##fyp ##haters ##foryou♬ original sound – sothisonetimei

Trecho da explicação da moça (tradução via Google Translate):

“Eu estava muito entediada com a quarentena e fiz um vídeo falso com morangos porque achei que seria engraçado! Eu tinha apenas 2 mil seguidores na época e não achei que o vídeo fosse se espalhar assim. Obviamente, as imagens eram obviamente falsas demais. Eu não afoguei nenhum inseto na água, liberei os insetos depois do vídeo. Não tenho um propósito como você, você me segue e isso não é culpa minha.”

Conclusão

É possível que algumas frutas venham com algum inseto na sua casca, mas basta lavar o alimento direitinho antes de consumi-lo. Quanto ao vídeo que deu início a essa onda de morangos com larvas, tudo começou com uma usuária turca do Tik Tok que resolveu colocar insetos do seu jardim na água com morangos para “pregar uma peça” em seus seguidores!

Continue lendo
11 Comentários

11 Comments

  1. Pedro Lucio Ribeiro

    28 de maio de 2020 em 8:01

    A legislação que combate Fake News é falha: não basta punir quem repassa; tem punir quem acredita…
    …castigo: escrever 350 mil vezes em um caderno:
    sou bobo e não me envergonho; sou bobo e não me envergonho; sou bobo e não me envergonho; sou bobo e não me envergonho; sou bobo e não me envergonho; sou bobo e não me envergonho; sou bobo e não me envergonho; sou bobo e não me envergonho; sou bobo e não me envergonho; sou bobo e não me envergonho; sou bobo e não me envergonho; sou bobo e não me envergonho…

    • Alex Silva

      28 de maio de 2020 em 9:48

      Deu para entender escrevendo apenas uma vez. Repetiu tanto porque você acreditou? RS

      Rapaz, não se pode punir alguém pela deficiência, é o mesmo que punir o cadeirante por não andar.

      • Maria

        28 de maio de 2020 em 18:51

        @Alex Silva , você tem razão. Parece-me que pode haver EXCESSOS, EXAGEROS, ARBITRARIEDADES etc na criação de novas Leis (link abaixo), principalmente com relação à terceiros, leigos da internet ou mesmo com pessoas que “não regulam bem da cabeça”, mas com um potencial prejudicial desprezível. Portanto, acredito que isso (Fake News) é um assunto que precisa ser bastante discutido e aperfeiçoado. Concordo com o Gilmar Lopes do e-Farsas, quando ele diz que a solução (pelo menos por enquanto) desse problema passa, necessariamente, pela EDUCAÇÃO e INFORMAÇÕES de boa qualidade. 😉

        https://www.youtube.com/watch?v=5IevQuqz7qU

    • Maria

      28 de maio de 2020 em 15:03

      @Pedro Lucio Ribeiro , ainda NÃO EXISTE “legislação que combate Fake News”, pois é um fenômeno digital relativamente novo. O que existe são leis que tipificam e criminalizam crimes contra a honra (Calúnia, Injúria, Difamação); ameaças; racismo; discursos de ódio; intolerância; falsas acusações, alegações, denúncias etc. Esse é um dos objetivos da CPMI das Fake News aqui no Brasil: investigar, descobrir, discutir, definir, delimitar etc O QUE SÃO FAKE NEWS e, com isso talvez, criar NOVAS LEIS ESPECÍFICAS no campo digital que podem servir de BASE para orientar JUÍZES e autoridades competentes em suas decisões/sentenças judiciais. 😉

  2. Tamirys

    28 de maio de 2020 em 9:01

    Como diz meu marido, criado na roça: “Mora no morango, come morango, caga morango, então é morango também, pode comer!” 😂😂😂

    • Gilmar Lopes

      28 de maio de 2020 em 10:09

      Meu avô já dizia: “Bicho de goiaba, goiaba é!”

      • Alexandre Ribeiro da Silva

        28 de maio de 2020 em 12:52

        Quem nunca achou meio bicho de goiaba na goiaba?

  3. Luiz

    28 de maio de 2020 em 10:36

    Bicho é Proteína animal. Podem consumir. Os cursos de sobrevivência na selva ensinam isto.

  4. Maria

    28 de maio de 2020 em 13:45

    Menina RETARDADA. Mente e ainda tem a cara de pau de colocar a culpa nos seguidores dela. 😐

  5. Luiz Alves

    29 de maio de 2020 em 15:01

    Aquilo que ela colocou na água com os morangos não é uma larva nem é inseto. É uma centopeia, que é um quilópode. A palavra “bug” pode se referir de forma geral a qualquer tipo de invertebrado.

  6. Corongão

    31 de maio de 2020 em 14:03

    É necessário tomar cuidado ao pregar peças desse tipo, por mais óbvio que seja que se trate de um embuste, você não pode contar com a astúcia das pessoas.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo