17.8 C
São Paulo
quarta-feira, outubro 27, 2021

Apoiadores do presidente exibem faixa com os dizeres “Somos todos hemorroidas”?

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

Será verdade que manifestantes pró-Bolsonaro fizeram protesto em Brasília portando faixas com os dizeres “Somos todos hemorroidas”?

A imagem começou a circular através das redes sociais e em diversos sites e blogs no final de maio de 2020 e mostra uma enorme faixa amarela com os dizeres “Somos todos Hemorroidas” sendo carregada por manifestantes em uma das ruas de Brasília.

A mensagem seria uma referência a uma das falas do presidente Jair Bolsonaro em uma reunião ministerial, ocorrida no dia 22 de abril de 2020 e divulgada um mês depois.

Será que isso é verdade ou mentira?      

Será que essa foto é verdadeira ou falsa? (foto: Reprodução/Twitter)

Verdade ou mentira?

Trata-se de uma montagem feita em cima de uma foto tirada no dia 03 de maio de 2020, em Brasília, pelo repórter fotográfico Jorge William a serviço da agência O Globo.

Na imagem original, podemos ver manifestantes participando de um ato que pedia o fechamento do Supremo Tribunal Federal. Compare abaixo a foto real com a montagem:

Conclusão

A foto mostrando uma faixa com os dizeres  “Somos todos hemorroidas” é uma montagem!  

- Advertisement -spot_imgspot_img
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!
Latest news
- Advertisement -spot_img
Related news
- Advertisement -spot_img

21 COMENTÁRIOS

  1. Hummmm… 😐 Não consigo acessar o link “diversos sites” (está dando erro DNS) para visualizar. Suponho que seja o blog Esquerdalha DCM (Diário do Centro do Mundo). Provavelmente, essa “Fake” é uma SÁTIRA sobre o que o Bolsonaro declarou naquela reunião em vídeo onde ele dizia um monte de palavrões. Entretanto, isso me lembra do que o Edgard Matsuki, fundador do Boatos.org, disse lá na CPMI das Fake News a respeito de LIBERDADE DE EXPRESSÃO, ou seja, as Agências de Fact-Checking tem que TOMAR CUIDADO em diferenciar o que é uma sátira ou CRÍTICA através do humor (mesmo usando coisas falsas) e outras coisas do que é uma Fake News deliberadamente mal intencionada. Acho que deve existir, em algum ponto, uma “linha tênue” separando os dois e isso precisa ficar CLARO e BEM DEFINIDO para não cometer injustiças. 😉

    https://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/caiu-na-rede-somos-todos-hemorroidas/

    https://veja.abril.com.br/blog/radar/o-que-os-caras-querem-e-a-nossa-hemorroida-diz-bolsonaro/

    • É um link arquivado do DCM mesmo! Como podemos ver, lá não há nenhum aviso de que aquilo seja uma sátira… Inclusive, recebi de pessoas preocupadas naquilo ser verdade.

  2. Observando as faixas originais, vejo que os Bolsomínions estão denegrindo e criticando o STF e incitando e incentivando as Forças Armadas a aplicar um golpe. Espero que os militares em geral tenham bom senso e não caiam na lábia desses Bolsomínions militantes FANÁTICOS EXTREMISTAS RETARDADOS, incluindo aquele tal de general REFORMADO, Augusto Heleno, se é que ele não é um deles. 😐 KKKKKKKKKKKKKKK! 😀

  3. Hummmm… 😐 Não consigo acessar o link “diversos sites” (está dando erro DNS) para visualizar. Suponho que seja o blog Esquerdalha DCM (Diário do Centro do Mundo). Provavelmente, essa “Fake” é uma SÁTIRA sobre o que o Bolsonaro declarou naquela reunião em vídeo onde ele dizia um monte de palavrões. Entretanto, isso me lembra do que o Edgard Matsuki, fundador do Boatos.org, disse lá na CPMI das Fake News a respeito de LIBERDADE DE EXPRESSÃO, ou seja, as Agências de Fact-Checking tem que TOMAR CUIDADO em diferenciar o que é uma sátira ou CRÍTICA através do humor (mesmo usando coisas falsas) e outras coisas do que é uma Fake News deliberadamente mal intencionada. Acho que deve existir, em algum ponto, uma “linha tênue” separando os dois e isso precisa ficar CLARO e BEM DEFINIDO para não cometer injustiças. 😉

    https://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/caiu-na-rede-somos-todos-hemorroidas/

    https://veja.abril.com.br/blog/radar/o-que-os-caras-querem-e-a-nossa-hemorroida-diz-bolsonaro/

    • É um link arquivado do DCM mesmo! Como podemos ver, lá não há nenhum aviso de que aquilo seja uma sátira… Inclusive, recebi de pessoas preocupadas naquilo ser verdade.

      • @Gilmar Lopes , hummm… 😐 Quer dizer que você sugere que deve vir um AVISO EXPLÍCITO de que trata de uma sátira em sites que NÃO SÃO HUMORÍSTICOS para não ser classificado como Fake News, é isso? Bom, é uma boa ideia e acredito que isso pode ser discutido, sugerido, aperfeiçoado etc lá na CPMI das Fake News com deputados e senadores na criação de novas Leis específicas (se eles fizerem). 🙂

  4. Observando as faixas originais, vejo que os Bolsomínions estão denegrindo e criticando o STF e incitando e incentivando as Forças Armadas a aplicar um golpe. Espero que os militares em geral tenham bom senso e não caiam na lábia desses Bolsomínions militantes FANÁTICOS EXTREMISTAS RETARDADOS, incluindo aquele tal de general REFORMADO, Augusto Heleno, se é que ele não é um deles. 😐 KKKKKKKKKKKKKKK! 😀

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui