11.9 C
São Paulo
quarta-feira, agosto 10, 2022

Vídeo mostra um monge de 193 anos abençoando uma criança! Será verdade?

- Publicidade -

Um monge aparentando ser muito idoso aparece em vídeo ao lado de uma criança e texto afirma que ele tem mais de 190 anos de idade! Será?

O vídeo surgiu nas redes sociais na segunda quinzena de fevereiro de 2022 e mostra um homem magro e aparentemente bem velho. De acordo com o texto que acompanha as imagens, o homem seria um monge que teria cerca de 193 anos! Já em outra versão, o senhor teria 163 anos e estaria praticando uma técnica de automumificação (ou Sokushinbutsu).

No Tik Tok, vídeos com o homem foram compartilhados em vários idiomas! Em algumas postagens, é afirmado que ele é um monge turco e tem 399 anos de idade.

Será que essa história é verdadeira ou falsa?

Monge turco teria 193 anos de idade! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

Até a última checagem que fizemos, a pessoa mais velha do mundo – segundo o Guinness Book – era a japonesa Kane Tanaka, que completou 119 anos em janeiro de 2022. Se o homem que apareceu nos vídeos em fevereiro tivesse mesmo 193 (ou 399) anos, certamente o livro dos recordes teria essa informação e o título de pessoa mais velha do mundo seria entregue para ele!

Aqui vai uma curiosidade: a pessoa mais velha já registrada foi a francesa Jeanne Calment. Ela morreu em 1997 com 122 anos e 164 dias.

Voltando ao senhor que apareceu nos vídeos do Tik Tok como sendo um turco de 399 anos é, na verdade, um tailandês que tem “apenas” 109 anos. Seu nome é Luang Pho Yai e ele ficou conhecido através do perfil da sua neta no Tik Tok.

No final de 2021, a moça chamada Saranya Khiewwilai começou a postar vídeos do homem (que ela afirma seu avô) em casa, mas suas postagens posteriores indicam que ele quebrou o quadril e teve de ser levado para um hospital, onde perdeu muito peso. A boa notícia é que podemos ver nos vídeos mais recentes da garota que o homem já se alimenta e se movimenta sozinho.

Atualização 09/05/2022

De acordo com jornais locais, o senhor idoso que aparece no vídeo morreu no dia 22 de março de 2022, aos 109 anos de idade.

- Publicidade -

Saranya, parente do morto que mantem registros dele em vídeo no seu canal no Tik Tok, disse em entrevistas que o senhor Luang tomou seu remédio diário, disse “Vamos” e faleceu tranquilamente.

Conclusão

O homem idoso que aparece em um vídeo abençoando uma criança não é um monge turco de 193 anos! Ele é um tailandês de 109 anos que perdeu muito peso após ser internado para se tratar de uma fratura no quadril.   

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui