27.2 C
São Paulo
sábado, novembro 27, 2021

Vídeo mostra um robô caminhando igual a humanos! Será verdade?

- Publicidade -

Vídeo de poucos segundos mostra um robô caminhando de forma muito parecida com um humano! Será que esse filme é verdadeiro ou falso?

O filminho é bem curtinho e surgiu em outubro de 2018. De lá pra cá, o vídeo já havia sido visto milhões de vezes no Facebook (e em outras redes sociais) e deixou muita gente bastante preocupada.

O motivo do sucesso do vídeo é que nele podemos ver um robô caminhando sobre duas pernas, com movimentos muito parecidos com o caminhar de um humano!

Em algumas publicações, o texto que acompanha o vídeo afirma que esse robô irá substituir os policiais no combate ao crime, mas será que o vídeo é verdadeiro ou falso?

https://www.facebook.com/lesmoutonsrebelless/videos/296418584499582/

 

Verdade ou mentira?

Fizemos um vídeo explicando toda essa história. Para ver, clique no player abaixo:

 

Mais detalhes

O vídeo foi publicado pela primeira vez em uma postagem feita no perfil oficial do Twitter do mágico ilusionista inglês Darren Brown, no dia 18 de agosto de 2018, com os dizeres: “Vamos todos morrer”:

- Publicidade -

Quem conhece o trabalho do ilusionista sabe que ele estava apenas brincando, mas muita gente começou a espalhar o vídeo como se fosse uma ameaça real!

A verdade mesmo é que Derren Brown apenas publicou um vídeo feito dias antes, em 12 de agosto, feito pelo artista digital Maxim Sullivan:

 

Sullivan explicou que filmou o local vazio com o seu smartphone e depois acrescentou o robô com a ajuda da computação gráfica. O artista utilizou componentes do projeto Adam, um curta-metragem feito com a engine de jogos Unity.

Aqui, outro teste feito por Sullivan usando CGI:

 

Ironicamente (e injustamente), enquanto o vídeo do robô caminhando teve milhões de visualizações nas redes sociais, a publicação original e em HD do trabalho do artista digital em seu próprio canal teve somente 40 views:

 

A seguir, o segundo episódio do curta, que acabou virando uma mini-série:

 

Aqui, um making of da produção que, aliás, é encabeçada pelo diretor sul africano Neill Blomkamp (Distrito 9 e Chappie):

 

Conclusão

O vídeo que mostra um robô caminhando igual a humanos é falso! Ele foi criado com ajuda de computação gráfica, mas enganou muita gente!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui