Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Vídeos mostram um meteorito que teria caído em Tamaulipas, no México?

Fora de Contexto

Vídeos mostram um meteorito que teria caído em Tamaulipas, no México?

Vídeos mostram um meteorito que teria caído em Tamaulipas, no México?

Toda vez que um fenômeno luminoso ocorre nos céus de uma determinada região, rapidamente surgem inúmeros relatos de pessoas questionando aquilo que acabaram de ver passando sobre suas cabeças. Geralmente, essas pessoas buscam por mais informações nas redes sociais, principalmente no Twitter, onde encontram outras pessoas com as mesmas dúvidas.

Além disso, também encontram diversos vídeos que mostrariam algo muito semelhante ao que testemunharam. No entanto, há quem compartilhe vídeos antigos simplesmente na expectativa de que seu tuíte viralize, receba curtidas e, por fim, seguidores ou alguma vantagem financeira (no caso de propagandas feitas em tuítes subsequentes). Assim sendo, por um efeito manada, tantas outras disseminam tais vídeos para mostrar a amigos o que teria ocorrido em sua localidade. Essa é mais uma das receitas que geram uma bela e suculenta desinformação.

Dito isto, uma espécie de “bola de fogo” cruzou os céus da região nordeste do México na noite da última terça-feira (6). Rapidamente, as redes sociais se encheram de vídeos mostrando que supostamente teria ocorrido. Dois deles foram amplamente disseminados (geralmente através de tuítes de terceiros ou frames desses vídeos) por emissoras de TV (1,2), sites de notícias (1,2,3) e, inclusive, por divulgadores científicos (1,2).

Confira-os abaixo:

Video #1:

Vídeo #2:

 

Entretanto, será que esses vídeos foram gravados anteontem, no México? Descubra agora, aqui, no E-farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Fora de Contexto! Embora os dois vídeos objetos de verificação deste artigo sejam autênticos, eles não foram gravados anteontem (6)! Portanto, eles não refletem o que aconteceu na região nordeste do México na noite da última terça-feira.

Enfim! A seguir iremos mostrar rapidamente a origem de ambos dos vídeos, dar a vocês um pequeno bônus, e mostrar o que teria acontecido anteontem.

A Origem do Vídeo #1

O primeiro vídeo que incluímos nesse artigo foi gravado em Barrow Island, na Austrália, em meados de junho de 2020.

Na época, a BRAMON (Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros) disse que possivelmente se tratou de um meteoro Earthgrazer, ou seja, um meteoro que ocorre quando um fragmento de rocha espacial atinge a atmosfera em um ângulo muito baixo e acaba retornando ao espaço.

Uma opinião semelhante teve Matt Woods do Observatório de Perth, na Austrália. Ele disse que se tratava, de fato, de um meteoro e que a cor verde era o resultado da queima do magnésio da rocha na atmosfera. Woods também disse que o meteoro provavelmente não era maior do que uma pedra. No entanto, Matt acreditava que o meteoro pudesse ter queimado e caído na Terra.

Renae Sayers do Centro de Espaço, Ciência e Tecnologia da Universidade Curtin, na Austrália, disse a ABC Pilbara, que o “objeto” poderia ter “richicoteado na atmosfera” e retornado ao espaço.

A Origem do Vídeo #2

O segundo vídeo que incluímos neste artigo foi realmente gravado no México, mas em meados julho de 2020!

Na verdade, estamos diante da reentrada do segundo estágio da foguete russo Soyuz-2-1V, que havia sido lançado em novembro de 2019. Essa informação foi confirmada pelo Jonathan McDowell, astrônomo do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian.

Bônus: Foto Divulgada nas Redes Sociais Não Foi Tirada na Última Terça-Feira (6)

No Facebook, diversas publicações (1,2,3) divulgaram uma foto que seria supostamente relacionada ao evento ocorrido na última terça-feira, no México.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

No Facebook diversas publicações divulgaram uma foto que seria supostamente relacionada ao evento ocorrido na última terça-feira, no México.

Contudo, segundo a AFP Factual, que é basicamente o serviço de verificação de fatos da agência de notícias AFP, a foto foi tirada em outubro de 2009, na cidade de Groningen, na Holanda.

De fato, essa foto aparece no site “Astronomy Picture of the Day“, da NASA, onde foi alegado se tratar de um meteoro entrando na atmosfera terrestre.

Contudo, a foto foi tirada em outubro de 2009, na cidade de Groningen, na Holanda.

Tá, Mas o Que Aconteceu Recentemente no México?

Na última terça-feira, diversos moradores de Nuevo León, Coahuila e Tamaulipas, na região nordeste do México, testemunharam por volta das 22h15 (horário local) uma espécie de bola de fogo cruzando os céus. Diversas câmeras de segurança/monitoramento registraram o ocorrido, a partir de diversas localidades, conforme vocês podem ver abaixo:

Especulações nas redes sociais sugeriram que o clarão brilhante no céu fazia parte da chuva anual de meteoros Draconídeos, um evento astronômico que acontece anualmente, privilegiando moradores do Hemisfério Norte. Neste ano, esse evento ocorre entre as noites dos dias 06 e 10 de outubro, sendo que o auge teria sido ontem (7).

Nesse sentido, a Defesa Civil do México (Protección Civil) recebeu diversas chamadas sobre esse clarão, mas o destaque ficou por conta dos relatos de moradores de uma comunidade chamada Lázaro Cárdenas, localizada a cinco quilômetros ao norte de Ciudad Victoria, capital do Estado de Taumalipas. Isso porque, logo após o clarão, os moradores alegaram que houve um pequeno incêndio num matagal próximo da comunidade.

E o que Acontece Agora?

Algumas amostras de rochas foram coletadas para análise, visto que não havia certeza que se tratava realmente de fragmentos de um meteorito. Segundo, Julio César Cantú Moreno, coordenador da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros de Ciudad Victoria, eles iriam procurar por especialistas locais e, caso não conseguissem, buscariam ajuda na esferas estadual e federal.

Enfim, só nos resta aguardar! Caso tenhamos alguma novidade faremos uma atualização neste mesmo artigo, combinado?

Conclusão

Fora de Contexto! Embora os dois vídeos objetos de verificação deste artigo sejam autênticos, eles não foram gravados anteontem (6)! Portanto, eles não refletem o que aconteceu na região nordeste do México na noite da última terça-feira.

Por outro lado, houve diversos outros registros retratando, a princípio, a passagem um meteorito, cuja queda de um ou mais fragmentos teria ocorrido, supostamente, na comunidade de Lázaro Cárdenas. Esta, por sua vez, está localizada a cinco quilômetros ao norte de Ciudad Victoria, capital do Estado de Taumalipas, no México. Ainda não há nenhuma análise apontando se um ou mais fragmentos encontrados vieram realmente do espaço.

Continue lendo

Jornalista, redator, e pesquisador de comunicação social com foco no combate a disseminação de notícias falsas. Colaborador do site de verificação de fatos E-farsas.com desde janeiro de 2019. Entre junho de 2015 e abril de 2018, trabalhei como redator do blog AssombradO.com.br, além de roteirista do canal AssombradO, no YouTube, onde desmistificava todos os tipos de engodos pseudocientíficos, além de casos supostamente sobrenaturais.

Clique para comentar

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo