Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

10 anos sem Michael Jackson! Relembre lendas e fake news envolvendo o Rei do Pop!

Famosos

10 anos sem Michael Jackson! Relembre lendas e fake news envolvendo o Rei do Pop!

10 anos sem Michael Jackson! Relembre lendas e fake news envolvendo o Rei do Pop!

Conheça e/ou relembre algumas lendas e fake news que se espalharam pela web sobre Michael Jackson!

Após 10 anos da morte de um dos maiores artistas da música mundial, muita notícia falsa circulou e ainda circula sobre Michael Jackson! Morto em 25 de junho de 2009, o músico sempre viveu envolto em lendas e histórias inusitadas (algumas reais) a seu respeito.

Reunimos aqui algumas dessas histórias para você relembrar ou conhecer um pouco mais sobre o que viralizou na web a respeito de Michael Jackson.

Michael Jackson morreu durante a gravação de um comercial

Em 1984, Michael Jackson teve uma parte de seu cabelo queimada por fogos de artifício durante a gravação de um comercial para a Pepsi. Apesar do astro ter recebido alta poucos dias depois, o que se espalhou na época foi que Michael Jackson teria morrido por causa das queimaduras e substituído por um sósia.

Lenda afirmava que Michael Jackson teria morrido e substituído por um sósia! (foto: Reprodução/Facebook)

Vídeo mostra Michael Jackson vivo logo após a sua morte!

Poucos dias depois do anúncio da morte de Michael Jackson, no final de junho de 2009, um vídeo viralizou na internet mostrando o cantor saindo de um furgão e caminhando tranquilamente. Na época, descobrimos que uma rede de TV alemã havia criado o vídeo fake.

Michael Jackson aparece em vídeo logo após a sua morte (foto: Reprodução/YouTube)

Um porta-voz da RTL revelou que a TV queria mostrar como é fácil enganar as pessoas na internet com vídeos falsos, mas que não esperava que o vídeo falso teria tanta repercussão!

Michael Jackson andando pelas ruas de Paris em 2011

No vídeo abaixo, um casal teria filmado o astro em uma rua de Paris, em 2011! Michael teria saído de uma loja juntamente com seus seguranças:

Em 2014, quando o vídeo acima voltou a ser compartilhado nas redes sociais, pesquisamos a verdade sobre isso e descobrimos que tudo fazia parte de uma campanha de marketing de uma loja chamada Majesté Couture.

Encontraram fotos de pedofilia na mansão de Michael Jackson 

Em 2016, espalharam nas redes sociais que investigadores teriam encontraram fotos comprometedoras de Michael com crianças no rancho Neverland. 

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Acontece que todos os sites e blogs que publicaram essa notícia se basearam em um artigo publicado no tabloide sensacionalista de língua inglesa especializado em fofocas Radar Online, que certamente resolveu desenterrar uma revista policial de 2003 em junho de 2016, para conseguir atrair cliques se aproveitando do aniversário da morte de Michael.

Mostramos, na época, links com a relação de tudo que foi encontrado pelos policiais na mansão de MJ e que as fotos não estão nela.

E o Michael Jackson da deepweb?

Em 2019, surgiram vídeos e fotos de um ser muito parecido com o cantor, juntamente com a afirmação de que ele seria uma versão demoníaca do Michael Jackson. O Ayuwoki, como ficou conhecido, seria uma criatura amaldiçoada que assusta as crianças às 3 da manhã.

É claro que tudo não passou de uma uma lenda urbana e o estranho ser é, na verdade, um boneco animatrônico.

Michael dormia em uma câmara de oxigênio!

Em 1986, surgiu na mídia a notícia afirmando que Michael dormia em uma câmara de oxigênio para prolongar sua vida até os 150 anos. A história também afirmava que sua “câmara da juventude” era levada junto com os equipamentos do artista para todas as cidades por onde ele se apresentava.

Foto: Reprodução/MJBeats

A verdade é que essa lenda foi criada pelo próprio Michael para ajudar a divulgar o filme Captain EO, estrelado por ele.

Conforme relatado pelo site MJBeats, o empresário do cantor tirou a foto e funcionários do local ajudaram a espalhar para diversos tabloides: 

“A câmara era utilizada para ajudar na recuperação de vítimas de queimaduras. Nas semanas que antecederam o lançamento, o empresário Frank Dileo armou, para que Michael pudesse tirar uma foto deitado na câmara do hospital. Logo, os funcionários começaram a espalhar que Michael estaria interessado no aparelho e o ti-ti-ti foi parar no tabloide National Enquirer.”

Conclusão

Essas foram algumas das lendas e fake news envolvendo o cantor Michael Jackson. Você lembra de mais alguma? Deixe aí nos comentários.

Continue lendo
2 Comentários

2 Comments

  1. Maria

    25 de junho de 2019 em 18:02

    @Gilmar Lopes, eu conheço uma bem antiga e clássica: “ELVIS NÃO MORREU”, ou seja, Fake News existem há muito tempo, provavelmente desde da época de Johannes Gutenberg quando ele inventou a máquina tipográfica no séc XV e contribuiu para o nascimento da imprensa. Agora que estamos na época da tecnologia e internet com o mundo conectado, vixe!

  2. Caca Silva

    26 de junho de 2019 em 8:38

    Parabéns Gilmar, mais uma ótima matéria

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo