Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

A bandeira do Brasil vermelha foi hasteada em Copacabana?

Conspirações

A bandeira do Brasil vermelha foi hasteada em Copacabana?

Página publica no Facebook um vídeo que mostra a bandeira do Brasil hasteada na praia de Copacabana com a cor vermelha! Será verdade?

O vídeo foi publicado no dia 9 de janeiro de 2016 em diversas páginas que fazem oposição ao governo, como a Revoltados Online, que já teve mais de 290 mil visualizações e mais de 8 mil compartilhamentos. No filme podemos ouvir uma mulher indignada com a atitude do dono de uma barraca que hasteou a bandeira do Brasil com a cor vermelha no lugar do verde oficial.

O texto que acompanha o vídeo diz que o dono da barraca ostenta bandeira do Brasil vermelha como uma clara apologia ao comunismo e apoio ao PT, além de estar desrespeitando uma lei federal, e pede para que esse ato seja denunciado às autoridades!

Será que isso é verdade ou farsa?

Bandeira vermelha hasteada na praia de Copacabana deixa banhistas indignados! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Bandeira vermelha hasteada na praia de Copacabana deixa banhistas indignados! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdadeiro ou falso?

O vídeo é real, mas o contexto no qual ele foi feito é falso!

Podemos ver esse mesmo vídeo sendo copiado e republicado em diversos canais “revoltados” no YouTube, como esse abaixo, mas cabe aqui uma explicação:

 

Conforme averiguado pelo sagaz membro do nosso grupo no Facebook, Nelson José Nichele Júnior, a barraca mostrada no polêmico vídeo é famosa em Copacabana, se chama Barraca do Aristeu 137.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Nelson diz ter entrado em contato com o filho do dono da barraca e descobriu que a bandeira, na verdade, é uma versão estilizada da brasileira, feita em 2013 para comemorar a classificação da Bélgica para a Copa do Mundo do ano seguinte!

aristeu_barraca

A foto abaixo é do jogador Axel Witsel, da Bélgica, comemorando a vitória de classificação contra a Croácia em outubro de 2013, no Estádio Maksimir, em Zagreb:

(Foto: Reprodução/Antonio Bronic)

(Foto: Reprodução/Antonio Bronic)

E olha a bandeira vermelha aqui, de novo, em uma reportagem do Jornal Extra, de 2014:

Reprodução: Jornal Extra/Leonardo Maior

Reprodução: Jornal Extra/Leonardo Maior

Boatos envolvendo bandeiras vermelhas

Não é de hoje que boatos envolvendo bandeiras vermelhas se espalham pela web! Já explicamos aqui a verdade por trás de uma notícia falsa que apareceu em dezembro de 2015, afirmando que o Governo havia hasteado uma bandeira vermelha na frente do Palácio do Planalto e que só a retirou após protestos de manifestantes!

Conclusão

A bandeira do Brasil com a cor vermelha foi feita para comemorar a classificação da Bélgica na Copa do Mundo de 2014!

Com a colaboração do amigo leitor Nelson José Nichele Júnior!

Continue lendo
27 Comentários

27 Comments

  1. Snorlax Deitão

    11 de janeiro de 2016 em 22:46

    ~~Pobre crianças que assistem aos Power Rangers e são doutrinadas ao comunismo através uma história onde entra ano e sai ano o líder sempre é o vermelho.~~

  2. Cesar da Silva

    12 de janeiro de 2016 em 12:06

    Qual seria o problema de pendurar uma bandeira vermelha na praia com a foice e o martelo estampados? Não é crime fazer apologia ao comunismo. Parece que um povinho aí já virou fanático. Fanático e desmiolado: fala em democracia, mas pede intervenção militar e tenta impedir q outros manifestem suas opiniões. Povinho chato!

    • Kaue

      12 de janeiro de 2016 em 13:41

      A bandeira é um símbolo nacional e não pode ter sua forma, cores ou inscrição alterado, seja fazendo apologia a uma ideologia que matou milhões de pessoas no processo de convencê-las que aquilo era bom para elas, seja exigindo a subversão da ordem democrática.

      • Cesar Crash

        13 de janeiro de 2016 em 12:58

        Quantos indígenas a ordem e progresso matou? Tem conta? A própria bandeira brasileira simboliza uma ideologia que matou milhões e a própria subversão da ordem democrática.
        https://www.flickr.com/photos/cesarcrash/14406248334/

        • Kaue

          13 de janeiro de 2016 em 16:08

          A questão aqui é a adulteração da bandeira nacional. Sua comparação faria sentido se fôssemos índios que tivessem matado seus iguais para instituir uma forma de Estado à força.

          Se você quer, e acha certo, descaracterizar a bandeira nacional, o problema é absolutamente seu. Só vim dizer que há uma lei que proíbe a mudança das características da bandeira, ainda mais quando o intuito é defender o fim da República ou do federalismo, que também são crimes.

    • JESSÉ

      13 de janeiro de 2016 em 11:47

      O comunismo era pra ser banido no mundo.

      Vc é contra a ditadura militar mas é a favor do comunismo, sendo que todos os países de governo comunista existente possuem um ditador no comando. ( nota: eu tbem sou contra a ditadura militar, mas também sou contra a ditadura comunista)

      A única coisa boa que Hitler fez de bom para a Alemanha foi em acabar com os comunistas no pais.

      • Cesar da Silva

        13 de janeiro de 2016 em 18:25

        Jessé, meu filho, onde foi que eu defendi o comunismo?
        Eu defendo o direito do cidadão fazer apologia a qualquer coisa que ele queira, mesmo algo idiota, desde que não seja ilegal e… bem… não é ilegal promulgar e promover o comunismo, assim como (leia meu outro comentário ali embaixo) não é ilegal defender o cristianismo, cujos seguidores torturaram e mataram muitos inocentes. Isso é democracia: ter liberdade para defender suas ideias (mesmo que peça a legalização de coisas atualmente ilegais) e não sofrer censura.

        Pra finalizar: comunismo (O Comunismo original) nada tinha a ver com ditadura, mas, como as pessoas criam coisas novas e usam palavras antigas para denominá-las, esse tipo de confusão é normal.

        Pra finalizar2: O Jesus Cristo descrito na Bíblia parece socialista.

        • JESSÉ

          14 de janeiro de 2016 em 11:34

          Depois que eu comentei que eu vi seu comentário posterior.

          Você ta certo, Todos tem o direito desde que não seja ilegal. Ta certíssimo.

          Pra finalizar: Realmente o comunismo na teoria não tem como ideal ser uma ditadura, mas na prática é outra coisa.

          Pra finalizar 2: Socialismo é diferente de Comunismo e realmente Jesus pareceu ter ideais socialistas.

          Pra finalizar 3: Acho que nenhum desses sistemas funcionam na prática corretamente, Comunismo, Socialismo, Capitalismo e Parlamentarismo.

      • Roger

        19 de janeiro de 2016 em 18:07

        Comunismo nunca matou ninguém. Se muito, os canalhas que se apoderaram da ideologia marxista – Na qual, curiosamente, Cristo se encaixa perfeitamente – com intenções gananciosas, ou seja, intenções CAPITALISTAS, de posses e poder. Nem sabe o que é comunismo e fica espalhando besteiras feito um perfeito macarthista, difamado e caçador de bruxas. A verdade é que, não fossem os comunistas, Hitler teria ganho a guerra, mas os trouxas detratores preferem creditar os EUA e suas mentiras, os mesmos EUA que assassinaram 200000 civis jogando bombas no Japão já praticamente entregue. Direitistas brasileiros são mentirosos, cheios de ódio, espalhadores de farsas, preconceituosos e maldosos.

  3. Silvio Costa

    12 de janeiro de 2016 em 16:22

    Em qual versão da Constituição Federal consta este art. 31 citado nos comentários? Até onde eu sei, o art. 31 da atual Carta constitucional trata da organização dos municípios… Seria ótimo se as pessoas tivessem um pouco mais de cuidado antes de se manifestar publicamente.

    • Kaue

      13 de janeiro de 2016 em 12:06

      A informação vem da lei 5700/71 e não da CF, foi apenas um ato falho. Pode consultar a lei, que versa sobre os símbolos nacionais: a bandeira, o hino as armas e o selo nacional
      http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L5700.htm

    • Kaue

      13 de janeiro de 2016 em 14:22

      Já foi feita uma errata. O texto é da lei 5700/71. Ter citado a CF não invalida o texto apresentado. Essa sessão de comentários não permite a edição.

  4. Cesar da Silva

    12 de janeiro de 2016 em 17:14

    Kaue, não me referi à bandeira nacional, mas a qualquer bandeira vermelha ou símbolo comunista. Reitero que apologia ao comunismo não é crime. Todo cidadão tem direito de defender e propagar qualquer ideologia, crença, enfim qualquer porcaria que não seja ilegal, mas um povinho aí pira e enche o saco logo que aparece qualquer coisa vermelha. Noutro dia um sujeito quase foi linchado só porque passou pela rua vestindo uma camisa vermelha quando um povinho estava fazendo uma manifestação.
    Povinho chato!

    Ah, mais uma coisa: não defendo o comunismo e creio que os sujeitos que inventaram isso eram canalhas enganadores ou muito burros por acreditar que seria possível estabelecer um governo desse tipo em algum lugar deste planeta.

  5. marcelo

    12 de janeiro de 2016 em 19:08

    O gilmar, dono da página pode dar quantas desculpas quiser, mas por favor, pára que a cada dia ta mais feio esse sua defesa (embora voce jamais admita) desse governo corrupto. Duvido que as farsas criadas contra o Bolsonaro tenham espaço aqui. Cara, chega a ser patética a sua página…

    • Gilmar Lopes

      12 de janeiro de 2016 em 19:14

      Marcelo! Você está falando algo que não sabe. Acho que você não conhece o E-farsas. Já “defendemos” o Bolsonaro aqui: http://www.e-farsas.com/bolsonaro-apresentou-projeto-que-separa-sangue-doado-por-homossexuais.html

    • Eu™

      13 de janeiro de 2016 em 9:23

      Se você prefere continuar a viver na ignorância e ser enganado por notícias falsas fabricadas e divulgadas no Facebosta, por que ainda frequenta o e-farsas?

    • Sombra

      16 de janeiro de 2016 em 0:32

      Mas é um retardado esse marcelo. “mimimi embora voce jamais admita” ele respondeu ai com uma defesa ao bolsonaro, e tu sumiu, né bundao? Se cagou todo.

      BUNDÃO COXINHA DE MERDA

      • Lucho

        16 de janeiro de 2016 em 8:52

        Ele voltou para o facebosta. Que aliás, ele jamais deveria ter saído daquele estábulo.

    • Maria Vieira

      19 de janeiro de 2016 em 22:43

      Marcelo, primeiro se interage das notícias, para não fazer papel de bobo, parece brasileiro que lê o título e não a notícia e sai compartilhando tudo quanto é porcaria. Olha os assuntos que tem este site para depois não passar vergonha nos comentários. Hoje em dia não adianta mais “sujeitinhos” falsificar qualquer coisa, referente a qualquer assunto, que está lá o e-farsas fazendo seu papel de mostrar a verdade e a mentira. Parabéns mil vezes ao e-farsas por nos deixar por dentro de tudo que acontece de verdades e mentiras nas redes sociais.

  6. Lucho

    12 de janeiro de 2016 em 19:44

    YouTube é o facebosta dos vídeos.

  7. Monica Giraud

    13 de janeiro de 2016 em 2:14

    marcelo errou feio, errou rude. Não conhece a página

    • Lucho

      13 de janeiro de 2016 em 20:03

      E você ainda perde tempo com essa gentalha “politizada” do facebosta?

      Essa gentinha não deveria nunca sair do lupanar deles. Principalmente se for para falar bosta no blog alheio.

  8. Pingback: FORÇAS ARMADAS BRASILEIRAS SOB O COMANDO DE UM SUSPEITO DE CORRUPÇÃO? | Blog do Giulio Sanmartini (1944/2013) ....................................Para bom entendedor, meia palavra basta!

  9. Marcos Borkowski

    7 de setembro de 2016 em 12:13

    Essa piazada é muito alienada e desinformada, não sabem que o Brasil é um país, a sua Pátria, e como tal tem a sua Constituição a qual regem a todos os cidadãos que devem respeitar e seguir? Que um estrangeiro se manifeste, sem desrespeita-la, até pode ser aceitável, já um cidadão brasileiro ofender o nosso símbolo maior, é crime e assim deve ser entendido, pois absolutamente ninguém está acima da lei. ” Art. 44º do Decreto-lei nº 898, de 29 de setembro de 1969, é considerada contravenção, sujeito o infrator à pena de multa de uma a quatro vezes o maior valor de referência vigente no País, elevada ao dobro nos casos de reincidência”. Quem não respeita o seu próprio país merece ser tratado como bandido, não como patriota.

  10. Tom Ribeiro

    18 de novembro de 2016 em 9:12

    Tá errado.
    No mínimo é de mal gosto.
    Faz uma coisa parecida com a bandeira da Bélgica, na Bélgica, e fica esperando o resultado. Vai ter que se retratar com os belgas e depois com a polícia. E será convidado a deixar o país.
    O brasileiro tem que se dar valor.

  11. VALTER ALVES

    18 de novembro de 2016 em 11:20

    Jesuisss… Tantos problemas na minha vida e ainda tenho que me preocupar com BANDEIRA dessa província chamada brasil??? Pode colocar preta, branca, azul, vermelha e coisa e tal… só não vale é enrolar nela e sair gritando fora PT, fora Dilma, fora isso, fora aquilo… é ridículo!!!

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo