Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

A incrível profecia de Fidel Castro existiu mesmo?

Correntes

A incrível profecia de Fidel Castro existiu mesmo?

Fidel Castro teria previsto que os EUA voltariam a dialogar com Cuba quando elegerem um presidente negro e quando houver um Papa latino-americano?

Texto que circula pela web desde a terceira semana de julho de 2015 afirma que o então líder cubano, Fidel Castro, teria feito uma profecia 40 anos atrás, durante uma entrevista a um jornalista americano.

Em um ambiente descontraído – diz a notícia -, Brian Davis, jornalista de uma agência de notícias britânica, teria questionado ao Fidel, em 1973, se haveria a possibilidade de das relações entre Cuba e Estados Unidos voltarem a ser estabelecidas. Fidel Castro teria respondido:

“Os Estados Unidos só voltarão a dialogar conosco quando tiverem um presidente negro e quando houver no mundo um Papa latino-americano”.

O curioso dessa afirmação é que os Estados Unidos elegeram, de fato, um presidente negro em 2009, a Igreja Católica nomeou o papa Francisco (que é nascido na Argentina) e as relações Cuba X EUA foram restabelecidas em 2014!

Será mesmo que Fidel Castro fez essa profecia há 40 anos?

Fidel Castro teria previsto quando as relações entre Cuba e EUA iriam se restabelecer! Verdade ou farsa? (foto: Reprodução/Facebook)

Fidel Castro teria previsto quando as relações entre Cuba e EUA iriam se restabelecer! Verdade ou farsa? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdadeiro ou falso?

Aqui no Brasil, o primeiro site a publicar a notícia (ou um dos primeiros) foi o Pragmatismo Político, no dia 23 de julho de 2015. Os autores da matéria usaram a tradução de um artigo do jornal espanhol Clarín.

É bom ressaltar aqui que a reportagem do Clarín não é assinada e cita como fonte uma publicação do El Diario de Carlos Paz de março de 2015. No El Diario de Carlos Paz é explicado que a frase de Fidel teria sido recordada pelo jornalista argentino Pedro Jorge Solans, ao escrever um artigo sobre a abertura da embaixada cubana em Washington.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Uma busca por essa frase atribuída a Fidel Castro não mostra nenhum resultado de publicações anteriores a dezembro de 2014 (ocasião em que Cuba e Estados Unidos começaram os acordos para o restabelecimento de relações).

Ou seja, só colocaram a frase na boca de Castro após a “profecia” ter se cumprido. Em 2014, o papa Francisco já estava no Vaticano (desde 2013) e Obama já governava os EUA há 5 anos. A “profecia” só foi feita depois do fato ter ocorrido. Onde já vimos isso mesmo?

Boato em cima de outro boato

Esse boato da suposta profecia feita por Fidel é uma variação de outra história semelhante atribuída ao ex-dirigente de Cuba. Em 2014 (quando Cuba e Estados Unidos começaram a estreitar suas relações comerciais), uma publicação feita no jornal  La Jornada – da Universidade Autônoma do México – afirmava que Fidel teria dito mesmo essa frase-previsão, só que a conversa teria sido entre Castro e Che Guevara, além do fato narrado ter supostamente acontecido em 1961. Ah! Na versão do boato publicada no artigo do jornal La Jornada, Fidel Castro ainda teria dito que o papa seria argentino, assim como Che.

A publicação do La Jornada pode “ter se inspirado” em uma tirinha humorística postada em um blog no dia anterior (4 dias após Cuba e EUA assinarem o primeiro acordo) que mostrava uma foto de Fidel e Che, lado a lado, com esse mesmo diálogo.

O site Buzzfeed fez uma pesquisa sobre esse assunto e descobriu que Fidel Castro foi indagado por um repórter norte-americano, em 1977, mas a resposta do líder cubano não fala nada sobre presidentes negros e/ou papas latinos. Fidel apenas respondeu que esperava uma normalização das relações entre Cuba e os Estados Unidos no segundo mandato de Jimmy Carter (1980 e 1984). A previsão de Fidel, nesse caso, falhou, pois Carter não foi reeleito e somente em 2014 é que as relações entre os dois países foram retomadas.

O blog espanhol Periodismo fez uma seleção de alguns sites e blogs que reproduziram o hoax como se fosse verdade.

Conclusão

Não há nenhuma prova de que Fidel Castro tenha feito mesmo essa previsão. A frase atribuída a ele é uma anedota que correu o mundo e muita gente acreditou.

Continue lendo
10 Comentários

10 Comments

  1. thiago

    24 de julho de 2015 em 16:01

    a primeira coisa é ver essas entrevistas. Buzzfed fez pesquisa onde?

    • Gilmar Lopes

      24 de julho de 2015 em 16:03

      Tem o vídeo lá matéria deles! Assiste lá 🙂

  2. Dinarte bonetti

    24 de julho de 2015 em 18:53

    Durmam coxinhas com essa. Façam tudo para tentar desmentir. Porcos imundos que inventam noticias dia e noite vão ter que aguentar isso.

  3. Paulo Buchsbaum

    24 de julho de 2015 em 20:15

    Eu levantei que tudo partiu de uma reportagem do dia 10 de março de 2015, pelo jornalista argentino Pedro Jorge Solan (http://crimenesensangre.blogspot.com.br/…/07/pedro-solans.h…) em seu jornal “El Diario de Carlos Paz” no dia 10 de março de 2015. ( http://www.eldiariodecarlospaz.com/mundo/2015/3/10/cuba-atraviesa-tiempos-cambios-bloqueo-9988.html)

    No original a frase é “Estados Unidos vendrá a dialogar con nosotros cuando tenga un Presidente negro y haya en el mundo un Papa latinoamericano.”

    O jornalista teria ouvido essa frase do taxista cubano Eduardo de la Torre, que na época era um jovem estudante, que alegou ter presenciado a tal entrevista. O taxista pode ter inventado a “previsão” ou o jornalista argentino o fez.

    (https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1142454872436903&set=a.205535062795560.63231.100000172035749&type=1)

  4. Ferreira Felipe

    28 de julho de 2015 em 12:00

    “Uma busca por essa frase atribuída a Fidel Castro… Ou seja…” Essa é a conclusão de vcs? baseada em pesquisas feitas na internet? é isso mesmo? será mesmo que vcs teriam mais credibilidade em falar desse assunto do que uma suposta pessoa que teria vivido a situação… a conclusão de vcs não elucida nada… tanto quanto a suposta afirmação do contador da história!

    • Gilmar Lopes

      28 de julho de 2015 em 12:52

      Isso mesmo! A ideia do E-farsas sempre foi a de usar a própria internet como ferramenta.
      Além disso, quem afirma é quem tem que provar. O jornalista que começou com o boato deveria ter citado alguma fonte.

      • Jessé

        4 de agosto de 2015 em 12:40

        Algo que eu acho interessante do E-farsas é de que mesmo apresentando argumentos que validem ou que desmentem a notícia, mesmo que apresentem uma conclusão (que em alguns casos podem ser alteradas de acordo com novos fatos encontrados ). A decisão final de crer é sempre do leitor.

        1- A noticia surge (ou re-surge) no ambiente da internet,
        2- E-farsas localiza as fontes, os personagens, os fatos.
        3- De acordo com a análise dos fatos o E-farsas conclui que a notícia é Falsa, Verdadeira ou até mesmo sem uma solução até o momento.
        4- O leitor que acompanhou toda a leitura da matéria e a conclusão decide se concorda ou não. ( Já vi muita gente comentando aqui sem nem mesmo ler a matéria toda ).
        5- Caso o leitor não concorde com algo ele pode sim comentar e expressar seu ponto de vista, mas de preferência sempre indicando outros argumentos ou fontes.

        Parabéns para o E-farsas, ainda bem que vcs existem, este é um serviço que podemos dizer de utilidade pública.

  5. Hugo

    28 de julho de 2015 em 13:33

    Em Teologia há uma termo técnico para isso: “vaticinium ex eventu”

  6. Pontes

    29 de julho de 2015 em 8:08

    MAVs vocês precisam arrumar algumas trouxas de roupa pra lavar. Até aqui vocês perturbam…

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Topo