E-farsas.com – Desvendando farsas da web desde 2002!

  • RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus
  • Youtube

Chineses encontraram a Arca de Noé no monte Ararat

Postado por Gilmar Lopes no dia 30 de setembro de 2013 40 Comentários
Share Button

Amplamente divulgado na web, o importantíssimo achado da Arca de Noé no Monte Ararat por historiadores chineses reforçaria textos da Bíblia, mas será verdade mesmo?

A notícia vem acompanhada de fotos e mostra a descoberta de um grupo de historiadores da China: A Arca de Noé. Sim! Aquela mesma Arca citada na Bíblia, que teria sido construída por Noé para salvar um casal de cada espécie (e mais alguns humanos) de um dilúvio que teria inundado todo o planeta!

Chineses teriam encontrado a Arca de Noé! Será verdade? (imagem: Nurembuerg/Wikipédia)

Chineses teriam encontrado a Arca de Noé! Será verdade? (imagem: Nurembuerg/Wikipédia)

Os diversos sites e blogs que divulgaram a matéria citam como fonte uma publicação do jornal Correio da Manhã e afirmam que exploradores/historiadores teriam encontrado um enorme objeto de madeira, preso na montanha (que fica na fronteira com o Irã), e têm 99,9% de certeza de que aquilo seja mesmo a Arca do Dilúvio.

O texto ainda afirma que o governo turco irá pedir às Nações Unidas para que o local onde a Arca teria sido encontrada se transforme em patrimônio mundial da UNESCO.

Uma das fotos que mostra o interior da Arca de Noé! (foto: Divulgação)

Uma das fotos que mostra o interior da Arca de Noé! (foto: Divulgação)

Dá uma olhada no vídeo abaixo e descubra se isso é verdadeiro ou falso!

 

Verdadeiro ou falso?

A notícia não é nova. Apesar de estar sendo espalhado pela web no final de setembro de 2013, o texto do suposto achado roda por aí desde 2010! Como a história não está datada, pode voltar a circular novamente nos próximos anos.

A matéria que serviu de fonte para a volta dessa “descoberta incrível” foi publicada, de fato, pelo jornal português Correio da Manhã no dia 27 de abril de 2010. Escrita por Izabel Chaves, a pequena nota se baseia em um artigo do jornal espanhol 20 Minutos, que se baseou em uma reportagem feita pela agência de notícias turca Anadolu Ajansi.

Vários outros veículos de notícias online acabaram embarcando na história, dentre eles a renomada Fox News, que acabou por publicar também uma matéria sobre o tal achado.

No entanto, três dias depois, a Fox News publicou outra reportagem onde explicou que a história da Arca de Noé que teria sido encontrada no Monte Ararat era falsa!

De acordo com a repórter Lauren Green (que é correspondente da Fox em Nova York para assuntos relacionados à religião), vários especialistas analisaram as fotografias e determinaram que:

  1. As madeiras mostradas nas fotos não aparentam tão velhas o suficiente
  2. Não existem imagens que provem a localização da tal arca para que pudessem verificar o local
  3. Nenhum perito independente teve acesso aos dados
  4. Nunca houve evidências de que houve, de fato, uma grande inundação no planeta.

Em entrevista à Lauren Green, o Dr. Randall Price – diretor de Estudos Judaicos da Universidade Liberty – explicou que fazia parte da equipe que tentava encontrar a Arca de Noé até 2008, quando saiu, percebendo que seu projeto estava, na verdade, sendo aproveitado por guias curdos, que transformaram a busca da arca em uma indústria.

Um dos exploradores dentro do local que seria a Arca de Noé! (foto: Divulgação)

Um dos exploradores dentro do local que seria a Arca de Noé! (foto: Divulgação)

 

Como podemos ler em uma carta escrita pelo doutor Price a um de seus alunos, ele e mais alguns parceiros haviam investido cerca de U$100mil na expedição, mas percebeu que estava sendo enganado quando viu as fotos e filmagens do local onde teriam achado a Arca de Noé (que, segundo ele, foram tiradas em algum local próximo ao Mar Vermelho, bem longe do Ararat). Podemos ler um trecho da carta abaixo:

[...] No final do verão de 2008, dez trabalhadores curdos contratados por Parasut, o guia usados ​​pelos chineses, afirmaram terem plantado grandes vigas de madeira retiradas de uma estrutura antiga na área do Mar Negro (onde as fotos foram originalmente tiradas) no Monte. Local Ararat. [...] Durante o verão de 2009, mais madeira foi plantada no interior de uma caverna no local. A equipe chinesa foi lá no final do verão de 2009 (eu estava lá no momento e sabia sobre a fraude) e fez seu filme mostrando a caverna com a madeira [colocada lá anteriormente]. Como eu disse, eu tenho as fotos do interior da chamada Arca (que mostram teias de aranha nos cantos de vigas – algo simplesmente impossível nessas condições) e nosso sócio curdo em Dogubabyazit (a aldeia no sopé do Monte. Ararat) tem todos os fatos sobre o local, dos homens que plantaram a madeira e até mesmo do caminhão que a transportou.

Dr. Randall Price (foto: Divulgação)

Dr. Randall Price (foto: Divulgação)

 

Lauren Green  e a matéria da Fox News

Voltando à matéria da Fox News, Lauren Green também ouviu o Dr. John Morris, que é diretor de arqueologia no Institute for Creation Research e liderou 13 expedições ao monte Ararat. “Na melhor das hipóteses, é uma fraude bem elaborada [...] Estou inclinado a acreditar que o povo chinês foi enganado.“, diz ele.

Aliás, Morris disse também que foi convidado pela equipe chinesa para participar de um evento para a imprensa, mas se recusou devido a pouca evidência que tinha nas mãos.

Na matéria escrita por Ker Than para a National Geographic, também são levantadas outras questões como, por exemplo, se a madeira está com mais de 4.000 anos (os historiadores chineses afirmaram que a medição por carbono-14 confirmou que as madeiras possuem cerca de 4.800 anos de idade) não deveria estar em tão boas condições como as mostradas nas fotos.

Se considerarmos a data que teria ocorrido o dilúvio, que é por volta de 4.800 anos atrás, conforme acreditam os criacionistas, a madeira deveria ser mais velha do que isso.

Além do mais, se nos basearmos no Gênesis, o primeiro livro da Bíblia, não há nada que prove em qual monte a embarcação de Noé teria aportado após o término do dilúvio. “[...] a Bíblia diz que a arca pousou em algum lugar chamado Urartu (um antigo reino localizado a leste da Turquia), mas foi só depois de muitos anos [depois do século X] que as pessoas começaram a identificar o Monte Ararat como o Urartu [citado na Bíblia]“, disse Jack Sasson, professor de estudos bíblicos da Universidade de Vanderbilt, no Tennessee.

Monte Aratat (foto: Wikipédia)

Monte Aratat (foto: Wikipédia)

 

É Improvável encontrarem a Arca de Noé

Muitos céticos afirmam que é impossível que encontremos a tal Arca de Noé no Monte Ararat (caso ela tenha existido de verdade) por vários motivos. Dentre eles podemos questionar que:

  1. O monte Ararat é um vulcão pós-dilúvio. A Arca não poderia ter pousado nele porque ele ainda não existia na época do final do Dilúvio, e mesmo que o fizesse depois disso, teria sido destruída pelas muitas erupções do Ararat
  2. Se pararmos para pensar que os sobreviventes do Dilúvio, após saírem da Arca para recomeçar o mundo (que havia acabado de ser devastado), a Arca provavelmente teria sido a melhor fonte de madeira para a primeira década da nova humanidade. Seria bem plausível acreditar que a Arca teria sido desmontada para abastecer a crescente população com material de construção para abrigo, fogueiras etc.

Nesse link, o pastor da Igreja Batista Dr. Max D. Younce faz uns cálculos a respeito da Arca de Noé e, – segundo ele – se tomarmos a história do dilúvio descrita na Bíblia ao pé da letra, Noé teria que ter construído mais outras 21 arcas só para carregar a alimentação da tripulação.

 

Patrimônio da UNESCO

O texto que circula pela web também afirma que o governo turco iria pedir às Nações Unidas para transformar o local da descoberta em patrimônio da UNESCO. No entanto, em resposta à National Geographic, o porta-voz da UNESCO Roni Amelan explica que não recebeu nenhum pedido oficial da Turquia para inserção da Arca de Noé para a lista.

 

O Dilúvio existiu?

A inundação catastrófica citada na Bíblia que teria acabado com toda a vida na Terra é também presente em muitas culturas antigas (algumas até anteriores ao Antigo Testamento): Sumérios, gregos, hindus, babilônicos, escandinavos, gauleses e até entre os chineses. No entanto, apesar do Dilúvio ser citado há tantos milênios e em tantos povos diferentes, os arqueólogos ainda não encontraram nenhuma evidência de que isso tenha realmente acontecido.

Arca de Noé - Edward Hicks (reprodução/Wikipédia)

Arca de Noé – Edward Hicks (reprodução/Wikipédia)

 

Falsas descobertas

A farsa do achado da Arca de Noé criada pelos exploradores chineses não foi a primeira e nem será a última desse tipo. Em 1993, por exemplo, o documentário “A Incrível Descoberta da Arca de Noé” foi ao ar pela rede de TV CBS mostrando que a humanidade finalmente teria encontrado a bendita arca. Naquele mesmo ano, George Jammal, uma das supostas testemunhas oculares da expedição, assumiu ao jornal Long Beach Press que o documentário era mesmo uma fraude.

Na versão em inglês do Wikipédia podemos ler outros embustes elaborados em diversas datas, desde 1917 a 1993. Sabemos que a Wikipédia não é uma fonte confiável, mas todos os casos citados no artigo possuem links para matérias de jornais e de livros que comprovam as falsas descobertas da Arca de Noé.

 

Conclusão

A descoberta da Arca de Noé por exploradores chineses é farsa! A invenção da descoberta foi criada apenas para aumentar o interesse no turismo local.

 

Share Button
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

40 respostas para “Chineses encontraram a Arca de Noé no monte Ararat”

  1. André disse:

    Detalhe: Sites criacionistas como o Answer in Genesis NÃO ACEITAM esta descoberta. Curioso como os que m,ais têm interesse em que esta história seja verdade são os primeiros a desmenti-la. Outrossim, há um pequeno detalhe: os hebreus usavam enxós e essas ferramentas primitivas JAMAIS dariam acabamento lisinho àquelas madeiras.

    Mas tem gente que acredita em cobras falantes, quanto mais em arcas fedidas cheias de bichos selvagens e carnívoros que não atacam ninguém, cuja única abertura de ventilação é uma janelinha de 45cm.

  2. Olavo disse:

    Gente, a bíblia dizer é uma coisa, o ser humano “inteligente” acreditar é outra, né???

  3. Alexandre Aguiar disse:

    A história da Arca de Noé é o maior embuste inventado por esta cultura. Tá, deve haver outra aí, mas a minha memória agora falhou.
    Por exmplo, uma máquina de guerra como o cavalo de Tróia, embora façamos também as mesmas análises da impossibilidades para a Arca (Onde obter madeira? Como a arrastaram um troço imenso daqueles na praia? etc), é aceitável sob muitos aspectos.
    O monstro do Lago Ness, embora já tenha sido desmentido várias vezes, pode ser um erro de interpretação de um observador de algo na superfície no lago.
    O homem das neves, da mesma forma, pode ser um imenso urso, mal interpretado e exagerado.
    O Pé-grande, idem, idem.
    Ou seja, para a maioria destes mitos, há uma chance de se dizer “bem, visto desse ãngulo, é possível”.
    Veja, não estiu dizendo que eles tenham existido, apenas estou sendo complascente ao cubo para estas bobagens criadas.
    A Arca, destes mitos, é completamente improvável mesmo com toda a boa vontade, por qualquer análise que se faça.

  4. Carla disse:

    Não digo que a descoberta seja verdadeira ate porq não seria a primeira vez que gente inescrupulosa tenta lucrar com a fé das pessoas mas dai a questionar os relatos biblicos é de uma ignorancia sem tamanho. Questinar a grandesa de Deus é questinar a propria existencia.

    • Alexandre Aguiar disse:

      Então, por esta sua lógica, Carla, eu teria que acreditar que uma deusa pode ter nascido de uma ostra no meio do mar, que um deus seja o detentor dos raios e trovões e que da cabeça de um deus supremo pode ter nascido alguns outros seres. Você contesta isso?
      Está lá na religião dos gregos antigos. Estes relatos significam algo para você?

      • Mateus disse:

        Alexandre, a melhor manga do mundo é a verde. Você acredita ou não???

        Você pode fazer milhares de pesquisa para saber isso, ou simplesmente pode experimentar.

        A respeito de Deus é a mesma coisa. Eu sou evangélico, e te digo que é MUITO BOM!!! Já vi coisas que você não vai acreditar se eu te cotasse, já tive tantas experiências com Deus que não tenho nenhuma dúvida que Ele existe.

        E se você quer saber se ele existe apenas experimente… vá numa igreja evangélica, entra lá, faz perguntas aos pastores, questione eles!!! Aprenda sobre Deus, lê a bíblia, pois ele falará com você!!!

        E se você não quiser… não deixe alguém da sua família ficar doente para você ter que busca-lo, não deixe você virá morador de rua, não deixe você virar podre de rico (sem ter nenhuma felicidade) para busca-lo.

        Deus disse: “Quem buscar me encontrará!”. Busque-o nas igrejas, e você vai encontra-lo.

        Muitos preferem acreditar que o universo foi criado de uma explosão… e Deus que é loucura???

        • Fernando disse:

          Afff como sempre evanjegues falando o que não sabe, como se nunca tivessemos uma religião antes. Se vc realmente conhecesse sua gibiblia sabeira do que estamos falando e como vc não deve saber, é exatamente por conhecer a gibiblia é que nos tornamos ateus, aliás aqui vão algumas coisinhas pra vc ler: http://www.dantas.com/biblia/trechosabsurdos.htm
          E diferentemente do seu amigo imaginário, temos evidências dessa “explosão” que criou o universo, e só digo uma delas, a radiação de fundo, aquela em que 1% da interferência na tua tv, no teu rádio, é ela quem faz. É só estudar um pouco mais e parar de ser tão cabeça de ovelha.

          • Alex Mineiro disse:

            Cara…não precisa desmontar o cara…vc deixou ele sem palavras…kkkk

            Não perca seu tempo com estas antas…minha filhinha de 7 anos já tá duvidando de papai noel e pra duvidar destes deuses imaginários vai ser questão de tempo, pois já percebi que ela eh um tanto qto inteligente.

            Falta pouco pra eu confirmar pra ela que foi o homem quem criou deus e não o contrário…

          • netoocara disse:

            Alexandre e Fernando, vc pensam q são os inteligentes e que só se embasam nas “evidências”. sim concordo com as evidências da explosão. mas essa explosão ou expansão pode ter sido feita por Deus. mas me diga: vc tem evidência de onde foi que veio a energia que provocou a EXPLOSÃO? vc tem evidência de como foi que as energias entraram em movimento para explodir? (lei de newton). as leis da física determina que um corpo não entra em movimento a menos que uma força coloque ele em movimento. a teoria de que a matéria é igual a energia ao quadrado, que é possível que a matéria surja do nada confirma o que a bíblia diz: Deus criou o mundo do nada. mas é totalmente diferente dizer que espontaneamente, as energias estavam de bom humor e resolveram explodir, depois veio a terra e por um MILAGRE a vida surgiu e depois e milhões e milhões de anos tudo ficou como está agora. o seu amigo imaginário O ACASO, fez tudo isso. isso sim é história de pra boi dormir. calcule as probabilidades disso… leia o livro a ciência descobre Deus. me admiro que pessoas que se acham tão inteligentes acredite em história como essas. é muito mais fácil e lógico acreditar em Deus. e ai temos muitas evidências: profecias que se cumprem, milagres feitos por Deus em vida de pessoas, transformação de vida, organização da terra e dos seres vivos etc.

        • pedro disse:

          Aí vem alguem e compara deus com uma manga! é serio isso? essa explicação é tipica de evangelicos ou católicos extremistas, assim como a converça de que “não se pode ver o vento, mas pode senti-lo. da mesma forma é deus”. acredito em deus, mas esse livro (biblia) que dizem ser sagrado é só mito e mentira, nada mais.

          • Luã disse:

            Bom concordo com o amigo, eu creio no criador, más acho algumas histórias da bíblia um tanto controvérsias, más uma verdade absoluta que posso dizer a todos vocês, é a seguinte, nós não sabemos, e nunca saberemos de nada, isto é fato, a inteligência do ser humano é comparada a de um menino na presença de Deus criador, e isto também é fato. para aqueles que gostam de debater, peço que por favor me adicionem no Gmail, assim nós poderemos ter uma agradável discussão.

  5. Carol disse:

    Acho melhor vcs não falarem do que não sabem. Primeiro, como povos tão diferentes como os hebreus, gregos, astecas, maias, japoneses, chineses, etc. poderiam ter inventado a MESMA HISTÓRIA em suas respectivas mitologias sem jamais terem tido contato uns com os outros? A lógica e a experiência nos dizem que DIFICILMENTE poderia ter sido assim. Ademais, o carácter chines para barco significa simplesmente “oito pessoas num navio”! E isso era exatamente o número de pessoas que estavam na arca! Coincidência? Eu acho que não.
    Também aqui tem mais provas que o dilúvio foi um fato REAL!
    http://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/1200001150?q=dil%C3%BAvio&p=par

  6. Carol disse:

    O Dilúvio — Fato ou Mito?
    Transportando-nos para uns 4.500 anos no passado, para cerca de 2.500 AEC, a Bíblia nos diz que rebeldes filhos espirituais de Deus se materializaram em forma humana e “foram tomar para si esposas”. Este cruzamento desnatural produziu os violentos nefilins, “os poderosos da antiguidade, os homens de fama”. A sua conduta anárquica afetou o mundo pré-diluviano a ponto de Jeová dizer: “‘Vou obliterar da superfície do solo os homens que criei . . . porque deveras deploro tê-los feito.’ Mas Noé achou favor aos olhos de Jeová.” O relato apresenta em seguida as medidas específicas e práticas que Noé tinha de tomar para salvar do Dilúvio a si mesmo, bem como a sua família e uma variedade de espécies animais. — Gênesis 6:1-8, 13-8:22; 1 Pedro 3:19, 20; 2 Pedro 2:4; Judas 6.
    O registro de eventos pré-diluvianos em Gênesis é tachado de mito por críticos modernos. Todavia, a história de Noé foi aceita e crida por homens fiéis, como Isaías, Ezequiel, Jesus Cristo, e os apóstolos Pedro e Paulo. É também corroborada pelo fato de ser refletida mundialmente em tantas mitologias, incluindo a antiga Epopéia de Gilgamés, bem como os mitos da China e dos astecas, dos incas e dos maias. Com o registro bíblico em mente, consideremos a seguir a mitologia assírio-babilônica e suas referências a um dilúvio. — Isaías 54:9; Ezequiel 14:20; Mateus 24:37; Hebreus 11:7.
    O Dilúvio e o Deus-Homem Gilgamés
    Recuando possivelmente uns 4.000 anos na história, encontramos o famoso mito acadiano chamado de Epopéia de Gilgamés. O que sabemos dele se baseia principalmente num texto cuneiforme originário da biblioteca de Assurbanipal, que reinou de 668-627 AEC, na antiga Nínive.
    12 Trata-se de uma história das proezas de Gilgamés, descrito como sendo dois terços deus e um terço homem, ou, um semideus. Uma das versões da epopéia diz: “Em Uruque ele construiu muralhas, uma grande fortificação, e o templo do abençoado Eana para o deus do firmamento, Anu, e para Istar, a deusa do amor . . . , nossa senhora do amor e da guerra.” (Veja a listagem de deuses e deusas assírio-babilônicos no quadro à página 45.) Contudo, Gilgamés não era uma figura exatamente agradável com quem conviver. Os habitantes de Uruque se queixaram aos deuses: “A sua lascívia não poupa nenhuma virgem para seu amado, nem a filha do guerreiro e tampouco a esposa do nobre.”
    13 Que medida tomaram os deuses atendendo ao protesto das pessoas? A deusa Aruru criou Enquidu para ser o humano rival de Gilgamés. Contudo, em vez de serem inimigos, eles se tornaram amigos íntimos. No decorrer da epopéia, Enquidu morre. Abalado, Gilgamés brada: “Quando eu morrer, não serei como Enquidu? A aflição invadiu meu ventre. Temendo a morte, perambulo pela estepe.” Ele queria conhecer o segredo da imortalidade e pôs-se a procurar Utnapichtim, o sobrevivente do dilúvio a quem se dera imortalidade junto aos deuses.
    Gilgamés por fim encontra Utnapichtim, que lhe conta a história do dilúvio. Conforme se encontra na Epopéia, tabuinha XI, conhecida como Tabuinha do Dilúvio, Utnapichtim narra as instruções que recebera concernentes ao dilúvio: “Derruba (esta) casa, constrói um navio! Desiste de teus bens, busca [salvar] a tua vida. . . . A bordo do navio leva a semente de todas as coisas vivas.” Não soa isso um tanto similar à referência bíblica a Noé e ao Dilúvio? Mas, Utnapichtim não consegue conceder imortalidade a Gilgamés. Este, desapontado, volta para casa, em Uruque. O relato termina com a sua morte. A mensagem geral da epopéia é a tristeza e a frustração diante da morte e do além. Aqueles povos antigos não encontraram o Deus da verdade e da esperança. Contudo, a ligação dessa epopéia com o relato simples da Bíblia a respeito da era pré-diluviana é bem evidente. Examinemos agora o relato do Dilúvio segundo apresentado em outras lendas.
    Lenda do Dilúvio em Outras Culturas
    Mais antigo ainda do que o relato na Epopéia de Gilgamés é o mito sumeriano que apresenta “Ziusudra, o correlativo do Noé bíblico, descrito como rei piedoso e temente a Deus, sempre à espreita de revelações divinas em sonhos ou em feitiços”. (Antigos Textos do Oriente Próximo Relacionados com o Velho Testamento, em inglês) Segundo esta mesma fonte, esse mito “apresenta o mais próximo e notável paralelo com a matéria bíblica já descoberto na literatura sumeriana”. As civilizações babilônica e assíria, que vieram mais tarde, foram influenciadas pela sumeriana.
    16 O livro China—A History in Art (China — Uma História em Arte) informa-nos de que um dos antigos governantes da China foi Yü, “o triunfador sobre o Grande Dilúvio. Yü canalizou as águas do dilúvio em rios e mares para reassentar o seu povo”. O especialista em mitologia Joseph Campbell escreveu a respeito do “Período [chinês] dos Dez Grandes”, dizendo: “Para esta era importante, que termina num Dilúvio, foram especificados dez imperadores na primitiva mitologia da época de Chou. Assim, parece que o que vemos aqui pode ser uma transformação local da série da antiga lista de reis sumeriana.” Campbell cita a seguir outros elementos de lendas chinesas que aparentemente “reforçam o argumento em favor de uma fonte mesopotâmica”. Isto novamente nos leva à mesma fonte básica de muitos mitos. No entanto, a história do Dilúvio também aparece nas Américas; no México, por exemplo, durante o período dos astecas, nos séculos 15 e 16 da EC.
    A mitologia asteca falava de quatro eras anteriores, na primeira das quais a terra era habitada por gigantes. (Mais um caso que lembra os nefilins, os gigantes mencionados na Bíblia, em Gênesis 6:4.) Incluía uma primitiva lenda dum dilúvio em que “as águas de cima se misturaram com as de baixo, apagando os horizontes e transformando tudo num interminável oceano cósmico”. O deus que controlava a chuva e a água era Tlaloc. Contudo, a sua chuva não era concedida a um baixo custo, mas sim “em troca do sangue de vítimas sacrificadas, cujo fluxo de lágrimas simularia, e, por conseguinte, estimularia o fluxo da chuva”. (Mythology—An Illustrated Encyclopedia) Outra lenda diz que a quarta era foi governada por Chalchihuitlicue, a deusa da água, cujo universo pereceu numa inundação. Os homens se salvaram por virarem peixes!
    Similarmente, os incas tinham as suas lendas do Dilúvio. Diz o escritor britânico Harold Osborne: “Talvez os aspectos mais ubíquos dos mitos sul-americanos sejam as histórias de um dilúvio . . . Mitos de um dilúvio são muito difundidos, tanto entre os povos do planalto como entre as tribos das baixadas tropicais. O dilúvio é geralmente ligado com a criação e com um epifânio [manifestação] do deus-criador. . . . É às vezes considerado como punição divina, exterminando a humanidade existente em preparação para o surgimento de uma nova raça.”
    Também os maias no México e na América Central tinham a sua lenda de uma inundação que envolveu um dilúvio universal, ou haiyococab, que significa “água sobre a terra”. O bispo católico Las Casas escreveu que os índios guatemaltecos “chamavam-no de Butic, palavra que quer dizer inundação de muitas águas e significa o julgamento final, de modo que eles crêem que outro Butic está para vir, que será mais uma inundação e julgamento, não de água, mas de fogo”. Existem muitas outras lendas de um dilúvio em todo o mundo, mas as poucas já mencionadas servem para confirmar a existência de um ponto central nessas lendas, ou seja, O EVENTO HISTÓRICO E TOTALMENTE REAL DO LIVRO DO GÊNESIS!

    • marcos mello disse:

      Será que encontrar a arca de Noé confirmaria mesmo a fé das pessoas e faria outros ter fé? A Bíblia mostra que a verdadeira fé não depende de coisas que podemos ver e tocar. (2 Coríntios 5:7) Alguns são tão céticos que insistem em dizer que apenas provas materiais os levariam a ter fé em certos relatos bíblicos. Mas, na verdade, pessoas assim nunca desenvolverão fé, não importa quantas provas sejam apresentadas. O próprio Jesus disse que alguns simplesmente não acreditariam nas verdades espirituais — mesmo que vissem alguém ser levantado dos mortos! — Lucas 16:31.

  7. Ana Clicia disse:

    Acho que a Biblía Sagrada diz a verdade, ñ foi atoa que Deus escreveu todas essas coisas nela, então se a Biblía diz a verdade, é pq existe a Arca….e eu acho que é provavel encontra-la
    #sóacho

  8. moises disse:

    Não corremos atrás de provas pois a maior prova que Deus existe é só olhar para seu reflexo no espelho,lá vemos a glória de Deus e verdadeira prova de tudo.
    Obrigado Jesus por ser em minha vida

  9. Guilherme disse:

    0 ser que tambem e chamado de humano tambem foi chamdo de varios nomes (homen das cavernas e ate de deuses) isso devido a incredulidade do povo.
    muitos ja morrem e outros milhoes vão nascer.
    e A salvação esta sendo esquecida . e so crer em Deus.agora ficar duvidando do criador e querer sofrer muito. Deus sabe oque faz e da o limete, cabe ao homen crer ou não.
    se a farsa nisso podes quer a divida so aumenta na hora de prestar conta. QUE DEUS POSSA CLAREAR A MENTE DESSES MALUCOS QUE ACHAM QUE SABEM TUDO.

    • Alex cardoso disse:

      Para provar se algo é verdade na ciencia,ela passa por algo chamdo “experimento”,se esse algo passa pelo o experimento e a resposta for positiva,entao é cientificamente verdadeira.
      Agora para saber se Deus realmente existe,é preciso ter uma vida com ele(ceticos sejem pessoas inteligentes),qdo queremos aprender a dirigir,nós vamos na auto escola(certo)pq qdo se trata de aprender sobre Deus vc criam ideias,ouvem kem nao entendem do assunto,veem os videos do you tube de pessoas q falam nada com nada.
      Quer saber quem é Deus,leia a biblia,faça teologia,viva o q Jesus ensina(q nao tem nada de absurdo q vcs tanto falam)comprovem vcs msm,leia os evangelhos,as cartas,aceitem Jesus ,e se convertam…

  10. Minha Mãe sempre me falou que a arca de noe noca miquei escotou a arca de noe tem pessoas que falar que escotou a arca mais nao e verdade e mt mertira..bjs

  11. Márcio L. disse:

    Eu acredito que a Arca exista.Pois se o corpo humano como foi descoberto anos atras conservado no gelo por muitos anos,porque não a Arca seria conservado pelo mesmo?! E sendo madeira! agora o fato da descoberta é outros quinhentos!Se DEUS permitir que seja descoberto,será. Caso contrario sempre haverá especulações para autopromoção e não para engrandecer o nome de DEUS!Tudo que Deus fez por exemplo: a criação do universo,tentam de todas as formas desacreditar na Onipotência Dele,dizendo que o universo foi criado através de uma explosão.Pois bem. Alguem teve que usar o detonador !!Veja que não adianta fugir da realidade,tudo se volta para o Grande Arquiteto do Universo.Um abraço.

  12. Rogerio disse:

    Bem aventuras os que não viram mais creram.Isso é o que Jesus falou para os discípulos…
    Se você quer pagar pra ver se a palavra de Deus é verdadeira ou não,você tem seu direito,pois Deus te deu o livre arbítrio.
    Mais não reclama se for tarde demais.
    VOLTA LOGO SENHOR JESUS!!

  13. minha mae falou que a arca fica lange disse:

    serra que É verdade

  14. ShadyMorte disse:

    Cara… no começo tava legal mas depois enjoou bonito. Nem li a matéria sobre a Arca, só o trecho que diz que poderiam ter aproveitado os vestígios da arca na época para sobreviverem já me bastou. Se a arca existe ou existiu, se foi encontrada ou não, indiferente, acredito que deve ter havido abundância de carne e lenha por muito tempo.

    Agora, sobre o que me enjoou. Valeu muito a pena ler os comentários, foi hilário e muito atrativo porém, ficou repetitivo. Religiosos insultando Pseudo-Ateus e vice versa. Curioso como no final, a conduta de ambos é a mesma. Um se passando por superior ao outro, conforme suas crenças. Estranho pensar que Ateus se julgam Ateus por não acreditarem na religião, porém utilizam do mesmo (e repulsivo) conceito religioso, de que você está amplamente certo conforme suas crenças, perante os “descrentes”.

    “Pseudo-Ateu” nem sei se existe, mas é assim que enxergo qualquer um que simplesmente saia bufando e vomitando lava na boca dos outros.

    É o mesmo caso para “Religiosos”… na prática é sempre o mesmo, uma pessoa se achando superior conforme suas crenças próprias, e tentando jogar sua superioridade em cima dos demais, seja por argumentos, insultos, xingamentos ou singelas mensagens de fé.

    Fico feliz por ter lido poucos comentários Ateus e “Teus” (É assim que se chama alguém que crê na existência de um ser onipotente/onisciente ou sei la, um grande Criador ou supremo ser divino?? Afinal, Religiosos são pessoas que acreditam em outras pessoas que criaram a Religião como forma de circulo social absoluto. Quem acredita em “Deus” ou em suas divindades culturalmente pré-determinadas não se cegaria e converteria às crenças de demais pessoas, mas sim, seguiriam diretamente ao seu Deus… Ah… confuso… eu não vou citar religiosos como pseudo-religiosos porque a religião em si já é uma enorme ladainha… que seja…)

    Fico feliz por ter encontrado pessoas que falaram algo sensato e racional, visando o principal conceito social de respeito mútuo. Aos demais, que saíram apontando espelhos, vão pro inferno.

    Religiosos que saem condenando os demais e dizendo “Deus vai te salvar, ele te ama não importa o que você pensa” e logo em seguida dizem “Você vai queimar no inferno”, saiba que você mesmo está se auto-condenando ao seu inferno, se contradizendo em seus próprios termos.

    E aqueles que se julgam Ateus e ficaram xingando religiosos por suas crenças e dizendo “Ateus não são vilões nem bandidos como vocês ‘nos’ rotulam” e logo em seguida diz “Vá renovar seu dízimo religioso filho da put4″ na boa, vai você renovar seu dízimo falso ateu filho da put4!

    Ateu virou um tipo de Religião.

    Bem aventurado aquele que de fato é livre da manipulativa “Religião”. Seja você crente ou não, seja e viva feliz.

    • Ursula disse:

      Ta ae, concordo, nao poderia ter sido mais claro(a)(adoei o senso de humor, by the way, na ultima frase)! Entrei no site, li toda a noticia e quando cheguei aos comentarios, achei que tinha sido teletransportada a um site cristao.
      Simplesmente nao entendo, o direito de pensar sendo banido pelo fato de que muitos impoem suas ideias e crencas a qualquer preco e qualquer pensamento que va contra seus ideais e completamente ridicularizado. O que mais me irrita sao as citacoes biblicas… Affe. Tava super afim da page e perdi o tesao, tem sempe um que fode.

  15. renato almeida disse:

    olha sou masson nao tenho nada contra um dos nossos fundamentos e crer em Deus …..

  16. Eliane S. Silva. disse:

    Essa reportagem merece Bis!…Repete excelente.

  17. Anderson C. B. disse:

    João 3:19 e 20 – Agora, esta é a base para o julgamento: que a luz veio ao mundo, mas os homens amaram mais a escuridão do que a luz, porque as suas obras eram iníquas. Pois quem pratica coisas ruins odeia a luz e não se chega à luz, a fim de que as suas obras não sejam repreendidas.

    E Prova disso e como se cumpre Hoje Mateus 24:36 até 39: – Acerca daquele dia e daquela hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, mas unicamente o Pai. 37 Pois assim como eram os dias de Noé, assim será a presença do Filho do homem. 38 Porque assim como eles eram naqueles dias antes do dilúvio, comendo e bebendo, os homens casando-se e as mulheres sendo dadas em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca, 39 e não fizeram caso, até que veio o dilúvio e os varreu a todos, assim será a presença do Filho do homem.

  18. Mavis disse:

    Cientistas que pesquisavam espécies de mariposas em Israel para a Universidade Hebraica de Jerusalém e para o Museu Estadual de Zoologia de Munique descobriram com que precisão a Bíblia descreve até mesmo detalhes da natureza.

    Há quatro anos o Dr. Günter C. Müller e o Prof. Yosef Schlein descobriram na região mediterrânea uma espécie de lagarta até então desconhecida da comunidade científica. Eles a examinaram longamente e apresentaram um relatório conclusivo a respeito dela.

    Essa lagarta pode destruir um arbusto de mamona (rícino) em pouquíssimo tempo. Em experiências de laboratório, os cientistas observaram que aparentemente a lagarta só consegue sobreviver na mamona (que é extremamente venenosa), que ela é arredia à luz e que só se alimenta à noite. Müller diz que “até agora não se conhecia nenhum animal que comesse essa planta”. Por esse motivo, os biólogos não levavam a sério o relato bíblico a respeito do “verme” que teria feito um arbusto secar da noite para o dia, conforme diz o livro de Jonas, no Antigo Testamento…

    Müller afirma: “Fiquei surpreso ao perceber como a Bíblia é precisa ao descrever essa lagarta”. Isso também vale para outros insetos. Muitos autores bíblicos descrevem fatos naturais com precisão.[1

  19. Luan Henrique disse:

    Os que contestam que o achado é verdadeiro são o que?
    Illuminati, os senhores do mundo… Eu acredito que esta sim, é a arca de noé os relatos biblios não mentem.

    A bíblia relata o monte Ararat o repouso da arca apos o diluvio se arca não estiver lá aonde vai estar?

    No seu quintal?

  20. Michelle disse:

    Gente, é muito interessante o que esse artigo diz sobre o Dilúvio.
    Contem referências para q se possa pesquisar mais a respeito.
    Recomendo pra qm se interessa sobre o assunto do ponto d vista religioso e arqueológico!!!
    Boa leitura!!!
    http://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/2002160

  21. Rafael disse:

    Que escritor BURRO, não sabe nem ler e vem querer escrever artigo, melhor ficar quieto!!!
    Quem se deu o trabalho de ler o link do “pastor da Igreja Batista Dr. Max D. Younce”, nele não diz que precisava de mais 21 arcas, nem leu correto e nem leu a conclusão…um pouco antes fala que o espaço da arca equivalia a 522 stock cars ou 8 trens de 65 stock cars, e depois ele começa a mostrar a distribuição…
    Melhor ficar quieto do que vir falar lixo!!!
    E tem mais, o fato de encontrar nada sobre alguma coisa ou alguém não quer dizer que não tenha existido ou ocorrido…somente não encontraram, só!!!
    Certa vez vi num documentário de geologia que não tem relação nenhuma com religião ou fé e nem sequer falou sobre isso…nele o Geólogo demonstrou que as placas tectônicas ao entrar uma debaixo da outra levam consigo água e pelos cálculos dos geólogos diz que abaixo do solo possui 3 vezes mais água do que na superfície capaz de cobrir em muito o mais alto monte.
    Agora tire a conclusão que quiser!!

  22. cintia disse:

    A fome na africa foi feita pelos homens e as favelas tambem…. Entao vc so cre no q vc ve ne…. Cuidado pq Deus pode se mostrar na sua vida… pelo amor ou pela DOR…. O dia q isto acontecer vc ira entender do q eu estou falando…. Se vc acorda todos os dias bem e pq vc tem sorte se vc e feliz e sorte e se vc tem saude e sorte??? Tenho pena da sua ignorancia…. Vc acusa Deus das coisas ruins mas nao agradece a ele pelas coisas boas…. Pena…. Te olha no espelho e agradeça…

  23. FLORISVALDO JOSE disse:

    NOS DIAS ATUAL PRECISAMOS OLHAR PARA O EXEMPLO DOS DIAS DE NOÉ OLHANDO NO QUE FAZER A NOS ENVOLVER COM O SANTO EVANGELHO,,,,remetente Florisvaldo José, PARA TODOS, INICIALMENTE QUERO RESSALTAR QUE DESEJO QUE ESTEJAM EM SEU CARGO ADMINISTRANDO COMO SABES FAZER O QUE FAZ COMO GOSTA, ACRESCENTO QUE VEJO QUE OS ANOS É MESQUINHO PARA QUE SUA EXCELÊNCIA, CONSTRUA SEUS ANSEIOS E OBJETIVOS QUE SÃO MUITOS EM FAVOR DO BRASIL E DE TODO O NOSSO POVO COMO NOS AMAS, ACREDITO QUE SE FICA NESTA ADMINISTRAÇÃO DURANTE TODA A SUA VIDA, POR CERTO SABERIA TAMBÉM ESCOLHER UM SUBSTITUTO, NA ALTURA DO SEU VER, A CONTINUAR OS TEUS GRANDES PROJETOS, TÃO AGRADÁVEL, E EFICAZ NO VISTO AO EXITO DO SEUS QUERER,
    Ó EXCELENTÍSSIMOS, ACRESCENTO QUE NÃO CONSIGO ME EXPRESSAR COM POUCAS LETRAS, E SIGO IMPLORANDO QUE ME SUPORTE EM MEU DESEJO E PEDIDO, QUE MESMO QUE EU ESTEJA COM TANTA FÉ DE QUE AS DE ME PERMITA LHE EXPOR MINHA NECESSIDADE NÃO SINTO EM ME NEM UM DIREITO NEM MERECIMENTO, MAS SIM VEJO SÓ A SUA GRANDIOSA BONDADE EM CONSIDERAR QUE ESTOU LOUVANDO A SUA EXCEL COM ESTAS VERDADES, SOBRE A SUA EXCEL ADMINISTRAÇÃO, E DESEJANDO QUE MEU PEDIDO SEJA CONSIDERADO POR SUA EXCEL, Á CONHECER O EXPOSTO A SEGUIR SOBRE O QUE QUERO EXPOR VISTO QUE ANDO CHORANDO QUANDO ACORDO TODAS AS MADRUGADAS, E MAS AINDA QUANDO É TEMPO DAS CHUVAS, EM ME RECORDAR DOS MORADORES DE RUAS, CORTA-ME O CORAÇÃO EM ME LEMBRA QUE UM IRMÃO MEU SAIA DE SUA CASINHA AFASTANDO-SE DO CONVÍVIO FAMILIAR INDO CONSUMIR BEBIDAS ALCOÓLICA JUNTO AOS MORADORES DE RUA, E NOS A FAMÍLIA O PROCURÁVAMOS O ENCONTRÁVAMOS LA NAS RUAS JUNTO AOS DE MAS, E QUANDO ME DIRIGIA Á CONVERSAR COM TODOS ME DIZIA QUE NÃO TINHAM PARA ONDE IREM QUANDO MEU IRMÃO TINHA O APOIO DA FAMÍLIA, E VINHA CONOSCO ATE IR NOVAMENTE E MEU IRMÃO DESAPARECEU, E NOS A FAMÍLIA NÃO O ENCONTRAMOS JAMAIS, DESDE ENTÃO NÃO CONSIGO DORMIR E ESCREVI UM PROJETO Á CONVIDAR A ALGUNS DELES Á UM TRABALHO RENTÁVEL, E HONRÁVEL PARA TODOS SEM EXPLORÁ-LOS, MAS OS ABRIGANDO AOS QUE QUEIRA SAIR DAS RUAS, INDO PARA O ABRIGO, EM PRIMEIRO LUGAR, CONHEÇO UMA ARIA DE DEZOITO MIL METRO A COMPRA-LA EM NOME DO ABRIGO, COM REFEITÓRIO SUSTENTADO POR NOSSA CONTA COM NOSSOS GANHOS ONDE TEREMOS FÁBRICOS EM VÁRIOS SEGUIMENTOS Á VENDER POR ENCOMENDA, E NÃO IREMOS PEDIR DOAÇÃO, E SIM TRABALHAR, Ó EXCEL, DESEJO QUE ME CONVIDE E PESSOALMENTE LHE EXPOREI TODO ESTE EXCELENTE PROJETO, ACRESCENTO E DIGO COM VERDADE, QUE POR ME MESMO NÃO PROCURARIA ESTE ASSUNTO, E COM VERDADE EXPONHO, QUE DESDE MIL NOVECENTOS E SETENTA E NOVE,1979 TRABALHO NO RAMO DE PRÓTESE DENTARIA E OUTRAS ATIVIDADES, E ME CONFORMO COM MEU SUSTENTO, SEM GANANCIAS, POREM PARA A FINALIDADE DESTA GRANDE OBRA DE REABILITAÇÃO DE PESSOAS, LHE APRESENTAREI OUTRAS HABILIDADES, DÓ FÉ E AGUARDO VOSSO CONVITE URGENTE, AMEM E QUE ASSIM SEJAS AMEM, ACRESCENTO-LHES QUE SEMPRE VIVER SENDO CIDADÃO SIMPLES E QUIETO NUNCA FUI LADRÃO NEM MARGINAL NEM CRIMINOSO, SOU DE MIL NOVECENTOS E CINQUENTA E NOVE, 1959, ME ENVOLVENDO COM O EVANGELHO EM MIL NOVECENTOS E OITENTA E PERMANEÇO, NESTE SEGUIMENTO, RELIGIOSO ENTENDENDO QUE NINGUÉM PRECISA SER RELIGIOSO PARA SER HONESTO, SINCERIO, VERDADEIRO, TODOS PODEREMOS ALCANÇAR ESTES E OUTROS OBJETIVOS, COMO BOM CIDADÃO, O EVANGELHO POREM O É PARA A FINALIDADE DE NOS ACERTAR COM O LADO ESPIRITUAL DO DEUS CELESTIAL ACREDITO ASSIM, SEM OFENSIAS.

  24. Sabem de uma coisa…

    os descrentes fazem festa quando alguém inventa uma farsa para denegrir o nome do Senhor, eu não sei sinceramente quem é pior.
    provar que foi encontrado ou não não agrega nada a nossa vida, fato que encontrei é o Senhor Jesus e a prova da verdade biblica é que mudou minha vida e este é o testemunho.
    só faço uma pergunta aos descrentes porque falar em Deus os incomoda tanto, raciocinem qual é o motivo, experimentem um pouco ceder, pois como pode alguém falar que limão é azedo se nunca chupou um…
    Deixa que eu respondo…
    Deus é luz, e quando a luz clareia suas trevas você não quer que as vejam, aceitar a Deus como criador requer sair do escuro e mudar de vida e mudança é o que o homem não quer, somente lembrará na frase Meu Deus, quando estiver proximo ao perigo de morte, que tem saúde não precisa de Deus por isso a perderá e se perder dai graças ao Senhor.

Deixe uma resposta

Mais Populares de 2014

Criança prevê tragédia durante a Copa no Brasil e morre em seguida!

Texto conta a triste história de uma criança que teria ...

Neymar fingiu lesão depois de vender a Copa para a Fifa?

Sites mostram que um sósia do jogador da seleção brasileira ...

As urnas eletrônicas brasileiras são 100% seguras?

É verdade que as urnas eletrônicas são totalmente à prova de ...

6 Notícias falsas publicadas pela TV Revolta

A TV Revolta, uma das maiores fanpages do Facebook, publica ...

É verdade que Jucelino da Luz previu a morte de Eduardo Campos?

Cópia de uma carta espalhada pela web mostra que vidente ...