Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Foto mostra onça Juma, que acompanhou a tocha olímpica, morta! Será?

Animais

Foto mostra onça Juma, que acompanhou a tocha olímpica, morta! Será?

Será verdadeira a foto que mostra o corpo da onça Juma, que foi morta depois de participar da cerimônia com a tocha olímpica, em Manaus?

As fotos apareceram nas redes sociais no dia 21 de junho de 2016 e mostram uma onça pintada morta, banhada em seu próprio sangue, jogada no concreto!

O texto que acompanha as imagens afirma que o bicho seria a onça Juma, que participou de uma cerimônia com a tocha olímpica na cidade de Manaus (AM), no dia 20 de junho de 2016. Será que essa imagem é mesmo da Juma?

Verdade ou farsa?

Essa seria a Onça Juma, morta por soldados do Exército! Será? (Foto: Reprodução/Facebook)

Essa seria a Onça Juma, morta por soldados do Exército! Será? (Foto: Reprodução/Facebook)

De acordo com o Comando Militar da Amazônia (CMA),  após a solenidade olímpica ocorrida em Manaus no dia 20 de junho, uma das onças (o órgão não confirmou se era mesmo a Juma) escapou do zoológico do centro do Exército e um grupo de veterinários tentou recupera-la com tiros de tranquilizantes, mas o animal teria avançado em um soldado.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

“Como procedimento de segurança, visando a proteger a integridade física do militar e da equipe de tratadores, foi realizado um tiro de pistola no animal, que veio a falecer”, diz a nota do Comando Militar.

Abaixo, a nota na íntegra:

1. O Comando Militar da Amazônia (CMA) informa que, no dia 20 de junho de 2016, no final da manhã, uma onça veio a escapar no interior do Zoológico do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) , que no momento do ocorrido se encontrava fechado, vazio e em segurança.

2. Uma equipe de militares composta de veterinários especializados no trato com o animal foi ao seu encontro para resgatá-la. O procedimento de captura foi realizado com disparo de tranquilizantes. O animal, mesmo atingido, deslocou-se na direção de um militar que estava no local. Como procedimento de segurança, visando a proteger a integridade física do militar e da equipe de tratadores, foi realizado um tiro de pistola no animal, que veio a falecer.
3. O Comando do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) já determinou abertura de processo administrativo para apurar os fatos.

Atenciosamente,

SEÇÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO COMANDO MILITAR DA AMAZÔNIA

Infelizmente, Juma (ou a sua “irmã”) morreu…

No entanto, as fotos que mostram o animal morto não são da mesma onça! Na verdade, o animal da fotografia morreu em 2013, vítima de um atropelamento no quilômetro 62 da BR-174 (Manaus/Boa Vista). A onça ainda chegou a ser levada para cuidados, mas morreu a caminho do posto policial.

Segundo o que foi apurado na ocasião, o felino teria levado tiros antes de ser atropelado!

Conclusão

A onça que participou de uma solenidade com a tocha olímpica foi morta com um tiro de pistola (o Exército não confirmou se é a mesma onça), mas as fotos que estão sendo compartilhadas pelas redes sociais são de outra onça que morreu atropelada em 2013.

Continue lendo
18 Comentários

18 Comments

  1. Pingback: Foto mostra onça Juma, que acompanhou a tocha olímpica, morta! Será? - Cidadão Repórter

  2. Anna Maria Silva Matos

    22 de junho de 2016 em 8:18

    Não importa se a foto não é dela! Importa que alguém tem que ser responsabilizado por usar esse animal apenas para fazer “selfie” com a tocha!!!!

    • Marcio Saviano

      23 de junho de 2016 em 1:14

      Se foi para auto-defesa, não há muito o que fazer, só evitar que outras fugas ocorram.

  3. Tatiane dos Santos

    23 de junho de 2016 em 9:19

    Se não tirassem ela do canto dela, ela não seria morta, irresponsabilidade, e se caso é outra, é mais um fato de irresponsabilidade. ..,

  4. Ciência Hoje

    23 de junho de 2016 em 10:48

    Brasileiro gosta de culpar todo mundo, MENOS OS ANIMAIS! Animais são SANTINHOS, PERFEITOS E INOCENTES!! Casos que animais matam pessoas é tudo conspiração da mídia, e o governo querendo nos enganar! Animais nunca mataram pessoas!

    Okay, já tá ficando ridiculo isso

    • JESSÉ

      23 de junho de 2016 em 12:45

      Mas heim … ?????

    • Sedgewick Sexton

      27 de junho de 2016 em 16:20

      Cara, na boa, tu tá drogado??
      É óbvio que os animais são inocentes, eles foram tirados a força de seu habitat e presos em jaulas única e exclusivamente para a diversão de retardados como você. Ou você acha que a culpa foi da onça por ter atacado o soldado? Se eu fosse o comandante teria mandado os soldados dominarem a onça até o sedativo fazer efeito.
      Matar o animal jamais deveria ser uma opção.

      • Lucho

        27 de junho de 2016 em 19:56

        Claro que ele está drogado.

        E a droga que ele usa chama-se facebosta.

  5. Aslan

    23 de junho de 2016 em 20:37

    A onça não tinha que servir de entretenimento humano. FIM.

  6. Eriveldon

    24 de junho de 2016 em 11:15

    Os animais que acham que o animal é um PET são os maiores culpados!

  7. Amadeu trindade

    25 de junho de 2016 em 8:54

    Nossa fiquei totalmente revoltado quando soube desta triste notícia, o nosso país infelizmente está cheio de corruptos que só pensam em sair bem na foto para o mundo.

  8. Jessé

    25 de junho de 2016 em 12:40

    Engraçado que não se vê esse tipo de revolta quando alguém mata uma criança ou alguma mãe abandona um filho recém nascido no lixo..

    • eduardo mendonça

      27 de junho de 2016 em 10:51

      mas o que isso tem haver com a noticia? Nos casos que matam crianças, matam pessoas adultas e os que matam idosos, vc vai lá e comenta :” Engraçado que não se vê esse tipo de revolta quando matam animais quase extintos.”?

  9. Alice morais

    28 de junho de 2016 em 2:55

    Não importa se é a juma ou outra o fato é que tiraram um onça pintada de seu habitat natural por um um simples capricho de uma foto imagens para se mostrar;realmente mostrou o quanto são ignorantes e nada especializados para não prever uma situação destas .

  10. weldon

    13 de julho de 2016 em 10:33

    pula na frente de uma onça ! e so mirar e correr . porq se ela te pegar fudeu

  11. Cristina

    26 de julho de 2016 em 19:00

    Se correr o bicho pega e ficar o bicho come, diz o dito popular! O estranho de tudo é que atiraram primeiro com tranquilizante, mesmo assim foi necessário o abate do animal! Lamentável!

    • Eu™

      27 de julho de 2016 em 9:31

      Não tem nada de “estranho”, você acha que é como nos filmes, onde um dardo tranquilizante imobiliza uma pessoa/animal instantaneamente? Sinto lhe desapontar, mas o efeito de um tranquilizante desses leva minutos para fazer efeito, talvez até mais se o animal estiver sob o efeito de adrenalina/nervosismo. Não foi suficiente para derrubar o bicho, então tiveram que sacrificá-lo antes que algo mais grave acontecesse.

      Mesmo caso daquele garoto que caiu/pulou na jaula do gorila em um zoológico e tiveram que abater o gorila, pois os tranquilizantes não fariam efeito a tempo de impedir uma possível tragédia.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo