Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Homem decepa parte do próprio dedo por votar errado! Será verdade?

Política

Homem decepa parte do próprio dedo por votar errado! Será verdade?

Homem decepa parte do próprio dedo por votar errado! Será verdade?

De vez em quando circulam histórias muito estranhas na mídia internacional. Provavelmente, uma delas você nunca deve ter imaginado antes. Imagine alguém diante de uma cabine de votação. Então, imagine que essa pessoa votou errado, percebeu seu erro, ficou desesperada e, ao chegar em casa, decepou parte do próprio dedo indicador, utilizado para votar, para não ter que se lembrar do erro cometido. Consegue imaginar uma situação assim?

É exatamente isso que boa parte da mídia internacional vem divulgando desde meados de abril de 2019! O caso teria acontecido na Índia, com um jovem de 25 anos, no estado de Uttar Pradesh. Envergonhado e furioso por votar no partido político errado, ele teria decepado uma parte do próprio dedo!

Entretanto, será que essa história é mesmo verdadeira? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Um Rápido Panorama sobre o Sistema de Votação da Índia

Na Índia, assim como no Brasil, é utilizado um sistema eletrônico de votação (chamado de “EVM”, clique aqui para maiores detalhes). O sistema é bem simples e adaptado para realidade eleitoral do país. Diga-se de passagem, não se parece em nada com a nossa urna eletrônica.

Na Índia, assim como no Brasil, é utilizado um sistema eletrônico de votação.

Em uma tentativa de trazer mais transparência ao processo eleitoral, a Índia também conta com o chamado “voto impresso”. O voto é impresso dentro de uma máquina (chamado de “VVPAT”), na cabine de votação, e o eleitor confere se o voto foi computado certo. O eleitor, evidentemente, não leva o comprovante para casa (clique aqui para maiores detalhes).

Ao contrário do que acontece no Brasil, onde aparece uma foto, os candidatos são basicamente identificados pelo símbolo do partido. Pode ser uma flor, um animal, e assim por diante. Enfim, essa seria uma questão de facilidade e praticidade em termos de memorização para o eleitor (clique aqui para maiores detalhes). Isso sem contar, é claro, a alta taxa de analfabetismo do país.

Ao contrário do que acontece no Brasil, onde aparece uma foto, os candidatos são basicamente identificados pelo símbolo do partido.

Além disso, para evitar que um eleitor acabe conseguindo votar duas vezes, todos acabam tendo o dedo marcado (geralmente o indicador) por uma tinta a base de nitrato de prata. É uma tinta semi-permanente, e que não é tão fácil assim de ser removida.

Além disso, para evitar que um eleitor acabe conseguindo votar duas vezes, todos acabam tendo o dedo marcado (geralmente o indicador) por uma tinta a base de nitrato de prata.

Dezenas de países no mundo utilizam esse método secundário na tentativa de evitar fraudes.

O Que Está em Jogo em 2019?

Uma vez que estamos diante da maior democracia do mundo, com cerca de 900 milhões de eleitores, a organização de uma eleição é complexa. Neste ano, os eleitores devem escolher os 543 membros do Parlamento do país, o Lok Sabha.

Os parlamentares serão eleitos por meio da maioria simples dos votos nos distritos eleitorais de mandato único, o que significa que o candidato que obtiver o maior número de votos em determinado distrito recebe um assento no parlamento do país.

Neste ano, os eleitores devem escolher os 543 membros do Parlamento do país, o Lok Sabha.

A votação foi dividida em sete etapas ao longo de seis semanas. Em cada uma das etapas votarão diferentes regiões. A contagem de votos será realizada no dia 23 de maio de 2019. Um grupo precisa garantir pelo menos 272 assentos no Lok Sabha para reivindicar a maioria.

O Partido Popular Indiano (BJP), comandado pelo primeiro-ministro Narendra Modi, é considerado um dos favoritos. Cinco anos atrás, o partido conseguiu uma maioria na legislatura, tendo assegurado 282 assentos. O principal rival do BJP provavelmente será o partido do Congresso Nacional Indiano. O partido é liderado por Rahul Gandhi, membro de uma das linhas políticas mais influentes do país — a família Nehru-Gandhi. Em 2014, o partido reivindicou apenas 44 cadeiras no parlamento.

O Partido Popular Indiano (BJP), comandado pelo primeiro-ministro Narendra Modi, é considerado um dos favoritos.

Enfim, agora que vocês têm uma melhor noção do que está acontecendo na Índia, vamos descobrir se essa história é verdadeira ou falsa!

Verdadeiro ou Falso?

Aparentemente, verdadeiro, mas há ressalvas importantes a serem feitas! De acordo com o britânico “The Guardian”, Pawan Kumar, 25 anos, do estado indiano de Uttar Pradesh, simplesmente teria decepado parte de seu dedo indicador da mão esquerda ao ficar desesperado por ter votado errado!

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Entretanto, nas imagens divulgadas temos a nítida impressão que, na pior da hipóteses, Pawan Kumar teria decepado apenas a pontinha do dedo, não o dedo inteiro. Nas notícias divulgadas não tivemos o depoimento de nenhuma enfermeira ou médico que lhe tivesse atendido. Também não tivemos nenhuma imagem da extensão real do dano provocado por Pawan. A princípio, isso pode parecer um pouco mórbido, mas sem essa comprovação é difícil saber a realidade diante do contexto eleitoral (daqui a pouco explicaremos melhor essa situação).

Em entrevista por telefone a Agence France-Presse (AFP), Kailash Chandra, irmão de Pawan, disse que ele teria ficado confuso com os símbolos da máquina de votação e votou no partido “BJP”, de Narendra Modi, em vez de seu rival regional no estado de Uttar Pradesh, o “BSP”, na quinta-feira passada (18). Atormentado, Pawan foi para casa e teria decepado uma parte do próprio dedo indicador com o auxílio de um cutelo de carne.

Atormentado, Pawan foi para casa e teria decepado uma parte do próprio dedo indicador com o auxílio de um cutelo de carne.

Ele estava muito feliz por estar votando pela primeira vez. Porém, uma vez que ele percebeu o erro, ficou tão perturbado que decepou o dedo com tinta. Toda vez que ele via o dedo marcado com tinta, ele ficava com raiva“, disse Kailash Chandra. Vale lembrar nesse ponto que, para votar na Índia, é necessário ter mais de 18 anos.

Alguns Vídeos que Foram Divulgados Sobre Esse Caso

Confira abaixo um vídeo divulgado por Sandeep Rai, correspondente do jornal “Times of India“, no Twitter:

 

Em seu tuíte, Sandeep mencionou que Pawan era um dalit (um membro da casta mais inferior na Índia, embora o sistema tradicional de castas seja proibido), e que ele morava em um vilarejo do distrito de Bulandshahr. No vídeo também é possível ver o instrumento utilizado por Pawan para cortar uma parte do próprio dedo.

Em outro vídeo, aquele que mais viralizou na internet, Pawan Kumar apareceu dizendo que queria votar no elefante (simbolizando o “BSP”), mas acabou votando na flor (a de lótus, simbolizando o “BJP”). Ele também mencionou, que não foi pressionado a votar em um partido em específico. Confira o vídeo abaixo, que foi divulgado pelo jornalista indiano Piyush Rai, no Twitter:

 

O canal indiano “ABP News” também divulgou esse caso, e publicou uma reportagem em seu próprio canal, no YouTube:

A Opinião Popular Sobre Esse Caso

Embora muitos indianos tenham dado risadas sobre a atitude de Pawan Kumar, outros desconfiaram. Muitos usuários nas redes sociais apontaram que tudo isso não teria passado de um “ato político”. Na visão dessas pessoas, Pawan não teria decepado nenhuma parte do dedo, apenas o enfaixado para dar essa impressão. Em seguida, alguém, possivelmente o irmão, teria gravado e provocado a viralização do vídeo com o intuito de promover o “BSP”.

Alguns vídeos divulgados na internet, a exemplo, do canal “India Today”, no YouTube, fizeram as pessoas desconfiar do caso. Confira o vídeo abaixo:

Já outros usuários passaram a acreditar, que algum militante regional do “BSP” teria ordenado a mutilação de Pawan. O motivo? Por ele não ter votado no partido. O vídeo gravado e viralizado nas redes sociais seria uma espécie de “ameaça velada” a todos aqueles que se recusassem a votar no “BSP”. Uma vez que a disputa eleitoral na Índia é muito intensa e concorrida, as mais variadas especulações acabaram surgindo. Nenhuma, no entanto, ofereceu provas em relação as alegações.

Conclusão

Aparentemente, o caso é verdadeiro! Porém, não temos como precisar a extensão do dano. Diante das imagens que possuímos, temos a nítida impressão que, na pior da hipóteses, Pawan Kumar teria decepado apenas a pontinha do dedo, não o dedo inteiro. Nas notícias divulgadas não tivemos o depoimento de nenhuma enfermeira ou médico, que lhe tivesse atendido no hospital. Também não tivemos nenhuma imagem da extensão real do dano provocado por Pawan.

A situação acabou abrindo margem para diversas especulações. Nas redes sociais houve quem dissesse, que Pawan não decepou seu dedo, estaria apenas enfaixado, ou seja, tudo seria uma espécie de ato político para promover o “BSP”. Já outras pessoas disseram, que alguém teria feito isso propositalmente com o rapaz, ou seja, seria uma espécie de “ameaça velada” aos demais eleitores, caso não votassem no “BSP”. Portanto, iremos classificar o caso como “aparentemente, verdadeiro”, uma vez que não temos maiores comprovações, exceto o que foi divulgado na imprensa local e internacional.

Continue lendo
35 Comentários

35 Comments

  1. Luiz

    25 de abril de 2019 em 16:58

    Fez certo em decepar o dedo, eu também faria se tivesse me enganado e votado 13…parabéns pela decisão.

    • Cadê o Queiroz?

      25 de abril de 2019 em 17:41

      Fez certo em decepar o dedo, eu também faria se tivesse me enganado e votado 13… parabéns pela decisão.
      Já se tivesse votado 17, teria que arrancar a cabeça. Se bem que já não teria cérebro, então não iria fazer diferença.

      • Pedro Lucio Ribeiro

        26 de abril de 2019 em 7:25

        Se tivesse votado 13, teríamos mais sete anos de azar e mais um Impeachment… KKKK

        • Gilmar Lopes

          26 de abril de 2019 em 8:21

          kkkkk tá difícil achar alguém bom pra ser votado, né? Às vezes me pego pensando que se tivéssemos elegido o Aécio que caos (pior ou melhor) estaria esse país!

        • ELENAOMEREPRESENTA

          26 de abril de 2019 em 10:02

          Se tivesse votado 13, teríamos mais sete anos de azar e mais um Impeachment… KKKK
          Pois é! Agora teremos pelo menos 4 anos de trevas, com a volta da censura, e um show de horrores de um presidente do barulho e sua familícia da pesada, aprontando altas confusões nas redes sociais! KKKK #EUAVISEI

      • Luiz

        26 de abril de 2019 em 9:10

        Você votou 13 né!? perdeu a teta bebê… pelo jeito mamava nas costas do trabalhador brasileiro…vê se capina um quintal e junta uma grana pra doar e ajudar a pagar os 2,4 milhões para soltar o presidiário…apesar que ensacar vento da mais dinheiro e é uma proposta muito mais compatível com a sua inteligencia.

        • Cadê o Queiroz?

          26 de abril de 2019 em 13:37

          Você votou 13 né!?
          Voto é secreto.
          perdeu a teta bebê…
          Não perdi nada. Mas os familiares e amigos do seu presidente, que contratam laranjas, abusam do nepotismo e triplicam o salário de conhecidos, ganharam uma teta imensa, bancada por idiotas como você! Otário, votou no diferente e elegeu um pior!
          pelo jeito mamava nas costas do trabalhador brasileiro…
          Lembre-se que acusação sem provas é crime, hein?
          vê se capina um quintal e junta uma grana pra doar e ajudar a pagar os 2,4 milhões para soltar o presidiário…
          Mais um apaixonado pelo Lula… não param de falar nele, é impressionante! Vá procurar um terapeuta, seu caso é grave!
          apesar que ensacar vento da mais dinheiro e é uma proposta muito mais compatível com a sua inteligencia.
          Isso não posso dizer, agora que você foi um otário que votou num retardado, com certeza! JUMENTO! #EUAVISEI
          PS.: E O QUEIROZ, CADÊ?

        • Cadê o Queiroz?

          26 de abril de 2019 em 13:39

          Aproveita e fala pro teu presidente largar a internet e ir trabalhar, já que estamos pagando o salário dele. Aproveite e faça o mesmo, vagabundo.

          • Luiz

            26 de abril de 2019 em 14:46

            Não esquece de cortar a ponta do dedo hein! pode ser que cometa o mesmo erro na próxima eleição bebê.
            Apesar que o presidiário provou que falta de dedo não impede ninguém de ser ladrão…Lamentável.

          • Cadê o Queiroz?

            26 de abril de 2019 em 14:58

            Não esquece de cortar a ponta do dedo hein! pode ser que cometa o mesmo erro na próxima eleição bebê.
            Não vou cortar não, não votei no imbecil do Biroliro. Essa culpa eu definitivamente não carrego!
            Apesar que o presidiário provou que falta de dedo não impede ninguém de ser ladrão…Lamentável.
            Foda-se ele, os dedos dele e você, que tanto o ama! Que apodreça na cadeia, e sinta-se livre para visitá-lo e declarar todo seu amor por ele! KKK

        • Ziul

          26 de abril de 2019 em 14:32

          Ué, agora tem político de estimação? Não era o que vocês criticavam nos petistas? E agora fazem o mesmo? Parece que o jogo virou, não é mesmo?

          • Luiz

            26 de abril de 2019 em 15:12

            Não tenho amarras com ninguém, odeio voto de cabresto…quando votamos, temos que escolher o candidato que mais se aproxima dos ideais que ajude a toda nação…E na ultima eleição não tínhamos os melhores candidatos, mas era muito obvio quem era o candidato que acabaria de afundar o pais, fazendo a Venezuela parecer um paraíso…sendo assim, já temos um bom começo.

          • Cadê o Queiroz?

            26 de abril de 2019 em 16:21

            Foi uma pergunta retórica. Não precisa responder, sua resposta é irrelevante. Você está aqui defendendo político, fazendo exatamente o que criticava. Votou na mudança e elegeu um igual! KKK
            E o poço parece não ter fundo! Familícia aprontando mais uma vez!
            https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2019/04/26/o-vereador-carlos-bolsonaro-na-camara-municipal-do-rio-de-janeiro.htm

  2. Luiz

    26 de abril de 2019 em 18:52

    Com está a sua indagação bebê , agora é ré confesso.

    • Cadê o Queiroz?

      27 de abril de 2019 em 18:01

      Com está a sua indagação bebê , agora é ré confesso.
      Então, como é mesmo que se diz? Ah sim, MIMIMI!

      • Luiz

        28 de abril de 2019 em 8:05

        Bebê chorão…kkkk

        • Cadê o Queiroz?

          28 de abril de 2019 em 11:18

          Bebê chorão…kkkk
          Uau, que argumento sólido, embasado, irrefutável! Pensou nele sozinho ou teve que pedir ajuda para seus coleguinhas da segunda série? Só falta me chamar de feio, bobo e cara de melão! Ofensas condizentes com seu QI de quem votou no Bozonazi!!

          E o Queiroz, cadê?

  3. Luiz

    26 de abril de 2019 em 18:55

    “Réu”

    • Cadê o Queiroz?

      27 de abril de 2019 em 18:01

      “Réu”
      Além de imbecil é analfabeto. Mas tudo bem, o que esperar de alguém que foi enganado, votou no Bozonazi, e ainda não tem colhões pra admitir que errou? Pobre alma enganada…

  4. Pingback: Homem decepa parte do próprio dedo por votar errado! Será verdade? – Zip Viral

  5. Luiz

    28 de abril de 2019 em 12:32

    Feio bobo e cara de melão.

    • Cadê o Queiroz?

      28 de abril de 2019 em 17:01

      Feio bobo e cara de melão.
      Perfeito! Agora só falta responder: cadê o Queiroz?

  6. Luiz

    29 de abril de 2019 em 8:48

    O Queiroz esta sendo investigado, esta se explicando ao ministério publico, ou seja, esta como todos os brasileiros, exercendo o direito a ampla defesa…Se dever, tem que pagar na medida da lei, ele e quem mais fizer parte do processo…Bebê, a justiça aqui no brasil ainda é muito lenta, só para você ter uma ideia, o hoje presidiário Lula ficou de 2005 a 2017 (12 anos) se defendendo, ate ter a sua sentença confirmada em julho de 2017…”Pode isso Arnaldo!?”…https://exame.abril.com.br/brasil/a-linha-do-tempo-do-caso-triplex-que-levou-lula-a-prisao/

    • Cadê o Queiroz?

      29 de abril de 2019 em 16:54

      O Queiroz esta sendo investigado
      Será?
      esta se explicando ao ministério publico
      Ué, mas ele não atendeu a nenhuma das convocações… será que está, mesmo?
      ou seja, esta como todos os brasileiros, exercendo o direito a ampla defesa…
      Até agora ele só correu…
      Se dever, tem que pagar na medida da lei, ele e quem mais fizer parte do processo…
      Perfeito! E a justiça está chegando, hoje foi o PSL de MG, amanhã… seu Mito!
      Bebê, a justiça aqui no brasil ainda é muito lenta, só para você ter uma ideia, o hoje presidiário Lula ficou de 2005 a 2017 (12 anos) se defendendo, ate ter a sua sentença confirmada em julho de 2017…”Pode isso Arnaldo!… https://exame.abril.com.br/brasil/a-linha-do-tempo-do-caso-triplex-que-levou-lula-a-prisao/
      Acho que você está confuso. De acordo com a linha do tempo do site que você mesmo citou, as investigações começaram em 2014, não em 2005… Além de defensor de bandido é analfabeto funcional? Que coisa feia!

      • Luiz

        29 de abril de 2019 em 20:01

        Se o crime caconteceu em 2005, é claro que ele tem que se defender de forma retroativo a está data bebê, o meliante tinha foro privilegiado… você tá fraquinho bebê, perdeu a teta, vai ter que trabalhar (Não sei no quê!?) Quem sabe, ensacador de vento, é só uma dica!

        • Cadê o Queiroz?

          30 de abril de 2019 em 9:21

          Se o crime caconteceu em 2005, é claro que ele tem que se defender de forma retroativo a está data bebê
          Então o CRIME foi supostamente cometido em 2005, porém as investigações começaram em 2014, ao contrário do que você afirmou, que o hoje presidiário Lula ficou de 2005 a 2017 (12 anos) se defendendo, ou seja, você continua errado.
          o meliante tinha foro privilegiado…
          E o Queiroz não. Logo, deve ser investigado o quanto antes! Cadê ele?
          você tá fraquinho bebê, perdeu a teta
          Não sou travesti.
          vai ter que trabalhar (Não sei no quê!?) Quem sabe, ensacador de vento, é só uma dica
          Melhor sugerir isso pro seu presidente de redes sociais, já que até agora ele só fica no Twitter falando bosta e derrubando ações de estatais… manda um tweet lá pra ele, com certeza ele vai responder.. já que não tem mais nada importante pra fazer, como por exemplo presidir um país!

          • Luiz

            30 de abril de 2019 em 10:49

            Estranho é você falar que as “bostas” que o presidente fala derruba as ações!?
            Falar para baixar juros do banco, é bosta?
            Falar para baixar o valor do combustível, é bosta?
            Posso estar enganado, mas na minha visão, este presidente esta lutando pelo povo, mesmo que sozinho, não é!?
            O único problema do presidente é proteger o povo trabalhador, isto dói para a classe mais abastada e pra quem torce contra o Brasil sem corrupção.

          • Cadê o Queiroz?

            30 de abril de 2019 em 11:20

            Estranho é você falar que as “bostas” que o presidente fala derruba as ações!?
            Nada estranho. Se ele soubesse um mínimo sobre economia (o que ele admitiu não saber, mas dizia que iria ouvir o Guedes – claramente não está acontecendo), saberia que essas canetadas não são bem vistas pelo mercado, o que faz com que a bolsa caia e o dólar suba. Sem falar no nível de confiança dos investidores, que não veem com bons olhos um presidente microgerenciando ministérios, ou prometendo o que não pode cumprir.

          • ELENAOMEREPRESENTA

            30 de abril de 2019 em 16:07

            Seu presidente está lutando por qual povo??!?!? Dos EUA, você diz. Só pode.

          • Cadê o Queiroz?

            30 de abril de 2019 em 16:47

            Falar para baixar juros do banco, é bosta?
            Sim. Para quem se declarou liberal em toda a campanha, e está fazendo EXATAMENTE o oposto, é fazer bosta.
            Falar para baixar o valor do combustível, é bosta?
            Sim. Para quem se declarou liberal em toda a campanha, e está fazendo EXATAMENTE o oposto, é fazer bosta.
            Posso estar enganado
            E está.
            mas na minha visão, este presidente esta lutando pelo povo, mesmo que sozinho, não é!?
            Não, não está lutando pelo povo. Ele quer acabar com direitos básicos para o povo, ele quer acabar com a inclusão de minorias entre o povo, ele quer cortar investimento em educação, ciência e tecnologia, pelo povo. O único povo que ele claramente quer proteger é dos EUA, que ele tanto ama.
            O único problema do presidente é proteger o povo trabalhador
            Claramente você precisa retirar as vendas dos olhos.
            isto dói para a classe mais abastada e pra quem torce contra o Brasil sem corrupção.
            Claro, afinal ele é o cara mais honesto e incorruptível do mundo, né?
            https://www.cartacapital.com.br/politica/como-deputado-bolsonaro-teve-cinco-assessoras-fantasmas-no-congresso/

    • Cadê o Queiroz?

      14 de maio de 2019 em 9:45

      A CASA DO CLÃ BOLSONARO TÁ CAINDO! Ó O TSUNAMI CHEGANDO! KKK
      https://painel.blogfolha.uol.com.br/2019/05/14/devassa-nas-contas-de-flavio-tem-potencial-avassalador-avaliam-politicos-e-magistrados/
      Já escolheu qual dedo você vai decepar?

  7. Luiz

    30 de abril de 2019 em 17:00

    É…o presidente esta lutando pelo povo norte-americano, sim…ate porque a gasolina deles esta muito mais cara que a nossa e os juros bancários deles é na estratosfera, o poder aquisitivo também é baixinho…Só sendo irônico mesmo…Me polpem destes comentários…lamentável.

    • Cadê o Queiroz?

      30 de abril de 2019 em 17:35

      É…o presidente esta lutando pelo povo norte-americano, sim…
      Outro que não reconhece sarcasmo…
      ate porque a gasolina deles esta muito mais cara que a nossa e os juros bancários deles é na estratosfera, o poder aquisitivo também é baixinho…
      E, ainda assim, não só lambe as bolas do Trump como faz continência pra bandeira:
      https://www.youtube.com/watch?v=bI-_P6K8YXU
      Só sendo irônico mesmo…
      Isso não é ironia, é burrice.
      Me polpem destes comentários…
      Polpa de laranja, serve?
      lamentável.
      Lamentável é ver você defendendo político.

  8. Luiz

    30 de abril de 2019 em 20:48

    Lamentável…respostas esdrúxulas, comentários sem nexo…réplicas ou treplicas, sei lá, fala o que quiser…desculpa a todos pelos meus comentários, indagações entre outras observações…#lulalivre #batisttilivre #marcolalivre e já já #madurolivre

    • Cadê o Queiroz?

      1 de maio de 2019 em 12:06

      Lamentável (…) bla bla bla, mimimi, falácias (…) #madurolivre
      E, ainda assim, não só não refutou sequer um de meus argumentos como continua defendendo político. Coisa de quem tem político de estimação, como os petistas! Parece que o jogo virou, não é mesmo??? Kkkkkkkkkkkk

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo