today-is-a-good-day
20.4 C
São Paulo
quinta-feira, março 28, 2024

Marina Silva já invadia fazendas com o MST e a CUT desde 1986?

- Publicidade -

É verdade que a candidata à Presidência Marina Silva invadia fazendas com o apoio do MST e da CUT desde 1986?

Uma foto circula através das redes sociais mostrando a senadora Marina Silva mais jovem, liderando um grupo de pessoas em meio a uma mata, e o texto que acompanha a imagem afirma que a jovem Marina invadia fazendas juntamente com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e que essa fotografia foi tirada durante uma invasão de uma fazenda no Acre, em 1986!

Será que essa história é real?

Marina Silva invadia fazendas com o MST desde 1986? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

A foto circula há anos pela web e volta a ficar em evidência com a proximidade das eleições presidenciais no Brasil. Diferente do que algumas publicações no Facebook sugerem, a foto não é algo que “vazou na net”. Uma busca no verbete dedicado à Marina Silva no Wikipédia e podemos ver que a imagem está lá, disponível desde fevereiro de 2010:

A foto, na verdade, se refere a um empate e não a uma invasão de terras. Para quem não conhece o termo, um empate é uma manifestação de ativismo político em prol da preservação da floresta amazônica pelos seringueiros.

Nesse tipo de manifestação, pessoas se unem com as mãos dadas em torno da área a ser devastada, formando uma enorme corrente e impedindo dessa forma desmatamento da área!

Outra tática dos manifestantes é a de cercar os trabalhadores encarregados do desmatamento até que seu líder assine algum documento garantindo que o trabalho será suspenso.

Note que, curiosamente, no verbete do Wikipédia a respeito de Empates, a foto da jovem Marina Silva é usada como exemplo.

- Publicidade -

Ou seja, a invasão (ou invasões) ocorreu, mas não era nada relacionado ao MST.

Nessa matéria da Folha de São Paulo, de 2009, é explicado que vários motivos dificultavam a organização do MST no norte do país e que estados como o Acre não eram abrangidos pela área de atuação do movimento.

Amor e ódio ao MST?

Ambientalista, Marina Silva já deu declarações contra e a favor do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Em 2009, por exemplo, a então senadora disse apoiar a CPI envolvendo o MST, no entanto, afirmou que os fazendeiros também tem que ser investigados:

“É fundamental que se investigue não só o MST, mas também os produtores. Violações e irregularidades acontecem de todos os lados” disse a então pré-candidata a presidente da República ao jornal Extra

Em abril de 2018, a pré-candidata na eleições daquele ano fez um “comício” para os integrantes do MST e atacou seu adversário, Jair Bolsonaro, dizendo que ele faz parte do “lado negro da força”.

Conclusão

A foto antiga mostrando Marina Silva liderando um grupo no meio do mato é de uma manifestação chamada “empate” contra o desmatamento de uma área de extração de seringueiros!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

45 COMENTÁRIOS

  1. mesmo não tendo nada a ver ainda aproveita pra falar de bolsonaro, kkkkkkkkkkk, e na notícia da frança ainda usou como fonte o fact checking, o fact checking, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  2. Que absurdo! Os eleitores do Bolsonaro estão tão desesperados que inventam mentiras até de uma senhorinha. Meu Deus do céu, que nojo dessa gente. Se os eleitores desse sujeito não respeitam uma senhora de idade, esse candidato não terá porque respeitar o povo. O Brasil está indo de mal a pior mesmo… :'(

  3. Ela nunca invadiu fazendas, Lula sempre foi um homem santo, Dilma, a mulher mais sapiens de todos os tempos, competentíssima e os esquerdinhas, ou esquerdistas, as pessoas mais safas, inteligentes e visionárias de todos os tempos. Jamais se deixam teleguiar e são completamente donas de sua própria mente e controle…. rsrs

    • E você só entra aqui pra escrever uma pilha fumegante de fezes, porém não apresenta UMA EVIDÊNCIA SEQUER para ratificar as bostas que escreve.

      É bilíngue, fala português e merda.

      • Calma, relaxa, Mortandeleiro Louco! Você não ganha nada em ficar chateado(a) comigo! Além do mais, você tem razão – falo sim dois idiomas: o Português, com o qual me comunico com pessoas normais e o o Merda, para poder me comunicar com estrumes e dejetos como você. rsrs

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui