Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Mark Zuckerberg vai passar a cobrar o Facebook de quem não repassar o alerta para 18 contatos! Será?

Correntes

Mark Zuckerberg vai passar a cobrar o Facebook de quem não repassar o alerta para 18 contatos! Será?

Mark Zuckerberg vai passar a cobrar o Facebook de quem não repassar o alerta para 18 contatos! Será?

É verdade que o diretor do Facebook está solicitando que cada um repasse uma mensagem para 18 de seus contatos para evitar a cobrança do uso da rede social?

O alerta ganhou força em compartilhamentos nas redes sociais no final de julho de 2018 e, de acordo com o texto espalhado, Mark Zuckerberg estaria pedindo para que todo mundo compartilhe para 18 pessoas o seu alerta. Quem não fizer isso, terá o acesso ao aplicativo bloqueado até que seja feito o pagamento.

Será que isso é verdade ou mais uma farsa da web?

Texto que circula junto com a imagem: “Olá, sou Mark, o diretor do Facebook. Olá pessoal, parece que todos os alertas são reais. O uso do Facebook custa dinheiro. Se você enviar esta string para 18 diferentes da sua lista, seu ícone será azul e ficará livre para você. Se você não acredita em mim, amanhã às 18:00 o Facebook será fechado e para abri-lo você tem que pagar. Isso tudo é por lei. Esta mensagem é para informar a todos os nossos usuários que nossos servidores foram recentemente muito congestionados. Estamos pedindo sua ajuda para resolver este problema. Pedimos que nossos usuários ativos encaminhem esta mensagem para cada uma das pessoas em sua lista de contatos para confirmar nossos usuários ativos do Facebook. Se você não enviar esta mensagem para todos os seus contatos do Facebook, sua conta permanecerá inativa, resultando na perda de todos os seus contatos sem a transmissão desta mensagem. Seu smartphone será atualizado dentro das próximas 24 horas, terá um novo design e uma nova cor para o chat. Caros usuários do Facebook, atualizaremos o Facebook para as 23:00. até as 05:00 deste dia. Se você não enviar para todos os seus contatos, a atualização será cancelada. Você não poderá conversar com suas mensagens no Facebo.ok. Você terá que pagar a taxa se você não for um usuário freqüente. Se você tiver pelo menos 10 contatos, envie esta mensagem de texto e o logotipo ficará vermelho para indicar que você é um usuário confirmado … Terminaremos gratuitamente. Amanhã eles começam a coletar mensagens para o facebook em 0,37 centavos. Encaminhe esta mensagem para mais de seus 9 contatos e ela estará livre para a vida toda para você. Olhe e a bola fica verde. Faça isso e você verá que o Facebook agora está livre. Envie para 10 pessoas para reativar seu serviço sem custos.”

Verdade ou mentira?

O texto tem o mesmo teor de várias outras correntes falsas que já desmentimos aqui no E-farsas. Desde a época do Orkut (por volta de 2006), o boato de que a rede social passaria a ser cobrada já rolava por aí.

Depois, com o Facebook, o rumor sempre volta a aparecer.

Analisando o texto compartilhado, podemos notar várias incoerências e características que denunciam a farsa. Como essa, logo no primeiro parágrafo:

“Olá, sou Mark, o diretor do Facebook. Olá pessoal, parece que todos os alertas são reais.”

Como assim, o próprio Mark entrando em contato e, ainda por cima, dizendo que “parece” que todos os alertas são reais? Se ele não sabe… Imagina o leitor!

Logo em seguida, o autor prossegue com:

“O uso do Facebook custa dinheiro.”

Isso é verdade! Para se manter a estrutura da rede social é necessário uma grande quantidade de dinheiro. No entanto, o que a rede social azul lucra com anúncios cobre todos os gastos e com sobra. Em uma entrevista de 2014 ao The Atlantic, Zuckerberg disse que cada usuário do Facebook rende cerca de 60 centavos de dólar por mês. Isso vezes 1,6 bilhão de usuários é uma graninha boa…

Em 2017, o lucro do Facebook foi de U$ 15,9 bilhões. Uma alta de 56% em relação ao ano anterior!

A seguir, o texto afirma que:  

“Se você enviar esta string para 18 diferentes da sua lista, seu ícone será azul e ficará livre para você. Se você não acredita em mim, amanhã às 18:00 o Facebook será fechado e para abri-lo você tem que pagar.”

Amanhã? Que dia é amanhã?

Entre em contato com o E-farsas via WhatsApp: (11) 96075-5663

Como a corrente não é datada, quem a recebe pode achar que se trata de um alerta recente. Só que, como já dissemos, essa historinha circula desde março de 2018 e até agora nada.

Além disso, o parágrafo diz que você tem que repassar para 18 pessoas. Logo em seguida, o mesmo texto pede para repassar para 10 pessoas e, por fim, pede para passar para 9 pessoas… Vai entender.   

Em seguida, “Mark” diz:

“Isso tudo é por lei.”

Que lei? O texto não informa. Prosseguindo:

“Esta mensagem é para informar a todos os nossos usuários que nossos servidores foram recentemente muito congestionados. Estamos pedindo sua ajuda para resolver este problema. Pedimos que nossos usuários ativos encaminhem esta mensagem para cada uma das pessoas em sua lista de contatos para confirmar nossos usuários ativos do Facebook.”

Se os servidores estão congestionados, se você repassar essa mensagem para mais 18 pessoas, na teoria estaria sobrecarregando ainda mais o “sistema” deles. Esses parágrafos não fazem o menor sentido.

Mais lá pro final, a corrente alarmista diz:

“Amanhã eles começam a coletar mensagens para o facebook em 0,37 centavos.”

Duas perguntas: Quando é amanhã e quem são “eles”? O texto não explica.

Além disso, é curioso que o dono do Facebook não saiba escrever corretamente o nome da sua própria empresa. O autor desse texto escreve com letras minúsculas…

O texto se encerra como várias outras correntes falsas como essa:

“Encaminhe esta mensagem para mais de seus 9 contatos e ela estará livre para a vida toda para você.”

O que diz o Facebook sobre isso?

Questionado em sua área de ajuda ao usuário sobre uma corrente semelhante que circulou anteriormente (nessa versão, o suposto diretor do Facebook se chama Carlos), o Facebook disse que a mensagem é falsa e que as informações repassadas não tem nenhum fundamento. A rede social também pede para que o autor da mensagem seja denunciado!

Conclusão

A corrente é falsa! Não repasse!

Continue lendo
2 Comentários

Comente

2 Comments

  1. Lucho

    2 de agosto de 2018 em 18:34

    Não seria má ideia. Assim o pessoal largaria essa bosta de uma vez por todas, já que só usam o facebosta porque é de graça.

    • Maycon Cruz

      5 de agosto de 2018 em 16:04

      Não adiantaria muito. Eles migrariam todos pra outra rede social. :/

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Voltando a Circular

Publicidade

Topo