Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Os mortos andam de verdade na Indonésia! Zumbis?

Demoníaco

Os mortos andam de verdade na Indonésia! Zumbis?

Na Indonésia (especialmente em Toraja), um cadáver é acordado deixando-o que ande a pé até seu túmulo.

Essa história começou a circular pela internet desde agosto de 2010 e conta que em Toraja – na Indonésia – os mortos caminham de verdade pelas ruas. O texto vem acompanhado da foto abaixo:

Zumbis caminham na Indonésia! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Zumbis caminham na Indonésia! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Das várias versões que acompanham a fotografia, o que se diz basicamente é que, por meio de magia negra, os corpos viram zumbis e saem de suas tumbas, andando – como quem não quer nada! Ah! Mais um detalhe: ninguém pode chamar o defunto pelo nome sob o risco de o morto cair no chão e não se levantar mais.

O que há de verdade nessa história?

Não há nenhuma indicação de que a imagem tenha sido alterada! O que não significa, necessariamente, que ela seja real! Pode-se mentir em uma fotografia sem o recurso da manipulação digital.

O blog Extraordinary Intelligence levanta a hipótese de que a mulher que aparece na foto pode, na verdade, estar viva e sofrendo de alguma doença – como a lepra (hanseníase). Os argumentos: Como os caixões são muito estreitos, seria impossível as mãos da morta estarem cruzadas daquela forma. A cabeça caída para frente demonstra também que o corpo teria ficado repousado em algum travesseiro muito alto, diferente do caixão mostrado à direita na foto!

A cerimônia

Tana Toraja é o nome de uma região que fica na ilha de Sulawesi, na Indonésia. Há muitos e muitos anos seus moradores acreditam que, quando alguém da família morre, esse ente é levado para o céu e lá é julgado. A crença local também prega que o morto só se dá bem em seu julgamento lá no céu se ele tiver sido bem sucedido em vida!

O “sucesso” do falecido é medido pela quantidade de espíritos de animais que o levam até o céu. Por isso, nos meses de julho e outubro, acontecem as cerimônias fúnebres, onde são sacrificados muitos animais em nome de cada um dos mortos.

Segundo o jornal Singapore News Online, as famílias só poderão participar dos funerais em Tojara quando já possuírem dinheiro suficiente para toda a cerimônia. Só para se ter uma idéia, animais que serão sacrificados, como búfalos, chegam a custar mais de 3 mil dólares!

A Chefe de cozinha, Barbara Kerr – em visita à Toraja – conta em seu blog:

Na cidade de Rantepao, a maior de toda a região, existe um grande mercado de animais para serem vendidos com esta finalidade. Lá, porcos ficam amarrados por dias, em macas de bambu, com cordas super apertadas por todo o seu corpo, e já prontos para serem levados para o abate. Grunhem sem parar, e o som emitido por eles mais parece ao de um campo de tortura. É bem triste de se ver, pois se estes mesmos porcos não têm escapatória, que ao menos pudessem passar seus últimos dias de vida com um pouco menos de dor e de sofrimento. Entretanto, para os moradores locais, tão habituados com tudo isso, eles não passam de mais um pouco de proteína.”

De acordo com o relato de Barbara Kerr, o funeral pode durar apenas algumas horas ou se estender por vários dias, regado a danças, comilança e o abate de muitos animais.

 

Cerimônia do funeral

Entre em contato com o E-farsas via WhatsApp: (11) 96075-5663

 

O site Today 24 News, também conta que a cerimônia fúnebre em Tojara é, sem dúvida, o evento mais caro e complicado da região. A maioria das famílias (quase sempre é pega de surpresa com a morte do ente) pode a demorar até 5 anos para juntar a grana necessária para o ritual e, enquanto isso, os defuntos ficam guardados, esperando… Os corpos são envolvidos em várias camadas de pano e guardados dentro das Tongkonan, residências provisórias criadas para esse fim.

Métodos de sepultamento:

O site Toraja Cyber News explica que há 3 métodos de sepultamento: No primeiro – que é o mais simples e barato -, o caixão pode ser colocado em uma caverna. No segundo método, é esculpido um túmulo de pedra e o terceiro método consiste em pendurar o morto em um penhasco. É interessante ressaltar que o falecido leva consigo tudo o que, segundo a crença, ele irá precisar em sua outra vida. Se a pessoa que morreu é de família rica, será enterrado em um túmulo de pedra esculpida ou será pendurado um penhasco rochoso. A construção do túmulo também é demorada e, por isso também, o defunto só é transferido para a sua morada muito tempo depois (às vezes, demora-se anos!).

 

E o morto anda mesmo?

A resposta é: Não! Não anda!

Há muito tempo atrás, quando o acesso às aldeias de Toraja eram escassos e os povos locais tinham pouco (ou nenhum) contato com o resto do mundo, havia a lenda de que o morto levantava do seu túmulo provisório e saia andando para sua morada definitiva. No entanto, isso nunca foi documentado. No caso da fotografia que está circulando pela internet, o seu autor, diante de um episódio tão peculiar, poderia ter tirado outras fotos ou, quem sabe, até filmar o acontecido. Podemos ver que havia um celular apontando para o “fenômeno”:

toraja_zumbi_detalhe

Também, segundo a lenda, o morto não deve ser tocado, chamado pelo nome ou encarado diretamente. Na imagem, pode-se ver que a senhora estava sendo amparada pelo braço.

toraja_esqueleto_em_pe2

Corpo sendo amparado pelo familiares

Ainda, de acordo com o Toraja Cyber News, essa prática da “caminhada com os mortos” caiu de moda há anos. Hoje em dia, os corpos são levados de carro.

Update – 08/11/2010:

Aqui no Brasil, o editor do Blog Desmorto, Lauro Adriano Alves, traduziu o texto de uma postagem do usuário @AtaqueZumbi do inglês para o português e, ao que tudo indica, foi o primeiro blog em língua portuguesa a postar a notícia!

Continue lendo
49 Comentários

Comente

49 Comments

  1. Gabriel

    19 de maio de 2011 em 3:47

    Ao final das contas, os corpos das ultimas 2 fotos estão realmentes mortos ou não? se estão como estão de pés???

    • Burro pensador

      28 de maio de 2011 em 3:09

      Gabriel, eu respondo a sua delicada pergunta!!

      Pode parecer milagre, e realmente tem que ser muito inteligente pra ver isso, mas estes seres humanos vivos ao lado deles é que estão segurando os defuntos em pé!!! Sim é verdade!! E só consegui chegar a essa conclusão pois sou muito profissional, não aconselho amadores fazerem o mesmo pois é muito dificil ver alguem segurando um defunto em pé, e chegar a conclusão que SE ELE ESTA SEGURANDO O DEFUNTO, É PORQUE ELE ESTA SEGURANDO O DEFUNTO!!!! Como eu disse apenas profissionais como eu podem fazer isso!!!!!

      Sim, eu fui ironico……

      Agora, porque esse pessoal resolveu tirar os defuntos da cova e segurar eles de pé, não faço ideia…

      • José Roberto Presuntinho

        3 de dezembro de 2011 em 17:51

        Meus parabéns, até que enfim algúem concorda na opnião que só tem mente FRACA ! Pessoal os corpos estão sendo segurados, isso é uma FARSA e para o professor ai em baixo(victor) vc é professor de que?não sabe nem que modos disse, vc falou “Traxionomia” sendo que a única ciência de classificar organismos VIVOS chama-se “Taxonomia”, e célular, modo de andar ? como que vc viu isso ai na foto? para de mentir por favor, ser mente fraca é uma coisa agora PERSISTIR no erro é BURRICE ! outra: QUEM QUER SABER A VERDADE, A VERDADE É ESSA: -evidências que comprovam que as imagens apresentadas na verdade não mostram o ritual citado no início do texto, mas sim parte de uma tradição chamada Ma’nene, uma espécie de homenagem aos ancestrais que morreram. Durante esta tradição os corpos de membros das famílias que morreram há muito tempo são desenterrados e as roupas destes são trocados como uma forma de homenagem a eles. APENAS ISSO !!! (RESPOSTA PRA VC AI DE CIMA que disse certinho, só não sabia o porque eles deixáram eles de pé ! quem duvida vai no blog DELES : http://mellbiruu.blogspot.com/2010/05/apakah-mayat-berjalan-toraja-tertangkap.html

        • Tailane

          9 de março de 2012 em 8:34

          Obrigada José por explicar sobre a verdadeira história e mandar o link.:)

          • chrissytirocerto

            12 de abril de 2012 em 19:02

            Ok, eu acredito sempre no que o E-Farsas diz, MAS, eu vi um video sobre zumbis reais que era uma reportagem de algum pais onde se fala espanhol, nesse video mostrava 4 videos em que zumbis apareciam, podia ser Fake mas tem um que parece ser real, o primeiro são dois homens andando em uma floresta na Russia e eles filmam um zumbi, parece ser real, o segundo e o mais frustante é uma imagem aérea em que um homem corre atirando em oque parece ser zumbis, no final ele é pego e desmembrado, o terceiro é o video em que essa mulher da foto acima aparece andando, o quarto é o mais aterrorizante é uma menina zumbi que ataca as pessoas que estão filmando (esse é horrivel), eu não aconselho a ver o video mas se quiserem aki tá o link>> http://www.youtube.com/watch?v=Ef_aOQJ3jZk&feature=player_embedded

          • Lia

            16 de março de 2013 em 4:20

            Zumbis na Rússia, tinha que ser na Rússia, é meteoro caindo, essas coisas só acontecem na Mãe Rússia… Não poderia ser em outro lugar !

    • Luis Maizza

      24 de agosto de 2012 em 11:26

      Senhoras e senhores, para vosso esclarecimento, na Indonésia os mortos passam pelo processo de mumificação. O que é costume sim, é “exumar” as múmias de anos em anos e trocar as roupas. Procurem na internet, vocês encontrarão fontes sobre esses procedimentos.

  2. victor

    31 de maio de 2011 em 10:21

    Caros amigos , sou professor de Mortos e vivos a 59 anos , ELES TÃO ANDANDO SIM !

    Primeiros passos dos mortos tem que ter um amparo.

    de que modo ?

    Traxionomia , células, modo de andar .

    • Camila

      5 de dezembro de 2011 em 21:14

      professor de mortos?
      como é isso? dá aula em cemitério?

      • isabele

        22 de junho de 2015 em 13:02

        Kkkkkkkkk já e tudooo mentira de vcs no face já enventaram várias histórias sobre essa mulher falaram q ela estava morta a 7dias e falou q JESUS estava voltando e ela tinha q avisar eu sei q JESUS está voltando mas e tudo mentira dessas coisas kkll vcs acreditam kkk

    • Marcelo de Assis

      31 de dezembro de 2011 em 12:36

      Tive um professor que sempre reclamava que, nós alunos, éramos muito mortos.
      Acho que você gostaria de lecionar nessa turma, ao contrário do professor que eu tive…

    • Julio Cesar Pereira

      14 de agosto de 2013 em 22:47

      Victor, os mortos têm maior facilidade de aprendizagem do que os vivos?

  3. victor

    31 de maio de 2011 em 10:21

    mas se eu for pra indonésia primeira coisa que vo levar e uma 12 FUUUUUUUUUUU ‘-‘

  4. Anônima

    14 de junho de 2011 em 12:56

    Cara, vcs são isiotas em acreditar nisso, será que a pessoa não pode estar simplesmente fantasiada? Você não assitem filmes de terror? Se tivesse uma foto do Jason ai, vcs iam acreditar? E depois dizem que somos racionais.

    • Anônima

      14 de junho de 2011 em 15:44

      idiotas, me perdoem o erro gramatical.

      • LeonidasPf2

        11 de outubro de 2011 em 17:22

        Putz malvada vc

  5. Stela Up

    18 de junho de 2011 em 22:56

    Eles torturam os animais, matam e esperam que eles levem essas almas para o céu. Só pelo tratamento já merecem o inferno.

    • rere

      7 de julho de 2011 em 18:00

      Vc acha que a carne que comemos se produz em árvore?

      • vampira

        29 de agosto de 2011 em 10:53

        Não nasce em árvore florzinha, mas judiar de porcos ou qqr animal com a crença q ainda eles vão te levar pro céu é foda! muita ignorância hein! e mesmo q seja pra alimentação, nenhum animal tem q sofrer pra virar comida pra merdas de seres “humanos” q nem vc!

        • Kadu Gaspar

          6 de janeiro de 2012 em 12:17

          Plantas também são seres vivos. Vem cá, você se alimenta de que então?

          • clincon

            16 de janeiro de 2012 em 23:07

            de merda,me alimento de merda,porra louca.kkkkkk

          • BaHalus

            2 de abril de 2012 em 15:49

            Uma coisa é matar para comer, outra bem diferente é “judiar”, maltratar o alimento antes de comer.

          • clincon

            16 de março de 2013 em 4:22

            esse papo de vegetariano já encheu os pacová

    • Matheus

      14 de março de 2012 em 14:32

      Ah meu deus isso é cultura do pais ou da região deles, os brasileiros são muito greenpeace de internet pelo amo de deus que gente mais hipócrita como em vários países tem gente que come vários tipos de animais pq?
      Essa é a porra da tradição.
      Hipocrisia aqui é demais.

  6. Stela Up

    18 de junho de 2011 em 23:01

    Alguém pode jogar uma bomba lá? rs

    Tudo bem eles acordarem os mortos, mas envolver outras vidas nessa frescura aí é revoltante.

  7. Camila

    4 de agosto de 2011 em 16:12

    Mto estranho.
    não me decido se estão mortos ou vivos e doentes…

  8. michaella

    11 de outubro de 2011 em 20:54

    Como o ser humano pode ser tão perverso a ponto de torturar animais só para satisfazer sua própria loucura?
    Todos eles deveriam morrer e não levantar nunca mais!

  9. lucineide

    17 de novembro de 2011 em 15:51

    ai que do mentira nao isso e muito podre vei oxiiiii

    • rafael

      3 de dezembro de 2011 em 17:33

      Criatura de Deus… aprenda a usar vírgula, pelo amooooor!!!!!

  10. Tom Caragua-SP

    27 de dezembro de 2011 em 18:51

    Amigos, ja vi ou li em algum lugar que isso se deve a alguma quimica/remedio/pó/sejalaoquefor é dada a pessoa antes da suposta morte, o que acontece é que a pessoa fica, sei la, aparentemente “morta” ou dormindo por um tempo e depois de um tempo as pessoas vão la desenterrar ela, e ela não se lembra de nada, tanto que tinha um caso de um cara que tinha um zumbi trabalhando pra ele uma fazenda e foi descoberto, quando um familiar por acaso viu ela la trabalhando, caso voces possam verificar esta historia e complementar a materia acho que ficaria legal.

  11. Andre Luis (jacarei)

    21 de janeiro de 2012 em 10:06

    hahaha que da hora e ainda tem gente que acredita nessas farsas eu só acredito vendo ou se um dia estiver um do meu lado ai eu o chamo para ir tomar uma gelada comigo e pegar a mulherada kkkkkkkkkkk o povo sem noção vam procurar o que fazer

  12. sacanagen

    24 de janeiro de 2012 em 13:46

    por que nao publicam mais fotos
    de outros angulos
    para ter mais verasidade na coisa
    mais defuntos saindo do caixao .

  13. arthur junior

    15 de fevereiro de 2012 em 18:38

    interesante sera q é verdade? eu gostei kkkkkkk

  14. zuzir

    4 de março de 2012 em 23:55

    são cadaveres sendo segurados pelas pessoas e não zumbis, devem estar rigidos pois depois de mortos ficam rigidos depois de horas, então ficam igual uma tabua, duros

    • Soriak

      14 de agosto de 2014 em 15:32

      Deus, pelo menos alguém aqui compartilhou oq eu pensei!

  15. ana

    7 de março de 2012 em 17:58

    n sei acho real e n real vai saber n
    meu deus se isso for mentira eles farsaram muito bem

  16. Tobias

    10 de março de 2012 em 4:12

    Eu acho muito interessante essas fotos que nos fazem fantasiar, acho uma puta falta de tempo pegar um morto e coloca-lo de pé so pra postar na internet e pra finalizar eu acho que poucos sabemos sobre o que está alem da vida seria muito legal se sem querer invocasse o Michael Jackson e o morto começasse a dançar thriler! kkkk

  17. Carlos

    11 de março de 2012 em 0:26

    Eu li em outro site que isso que eles estão fazendo é uma tradição deles,eles tiram os cadaveres de familiares dos tumulos e trocam de roupa depois de um certo tempo,ou pode ser doença rara que só tem nessas regioes,na real pode ser tudo menos zumbificação,se magia negra funcionasse certamente desafiaria o conceito de que Deus não é a força maior…
    Resumindo:ezto non ecziste kkkkkkkkkk

  18. Elizeu Ramos

    4 de junho de 2012 em 1:33

    Se eles realmente existem, deveriam formar uma classe e lutar por seus direitos !

  19. Cristian

    24 de agosto de 2012 em 11:22

  20. Cristian

    4 de setembro de 2012 em 10:25

    o G1 tirou do ar… então, estou achei o link da mesma matéria que encontrei num blog:
    http://crazywo.blogspot.pt/2012/08/manene-o-ritual-onde-se-desenterram.html

  21. ericson

    5 de julho de 2013 em 17:10

    espirito imundo q tem essas pessoas fazem oq não comprende ai está a resposta das maldições q sofrem doenças e td oq é d ruim..

  22. sandro mano mais velho

    12 de agosto de 2013 em 7:37

    Isso tudo que esta a acontecer logo logo tera o seu fim…

  23. Soriak

    14 de agosto de 2014 em 15:37

    Ritual estranho, preciso concordar, mas é a cultura deles… e nossa, não precisa ser um especialista pra saber que cadáveres enrigidecem, mesmo algumas horas após o óbito. E Gilmar, acompanho o site há 1 ano, e já li todas as suas matérias! E como um defensor do anarquismo que sou, só tenha um pouco de cuidado com NÚMEROS e COMPARAÇÕES, pois nem todos aqui tem maturidade nem ciência pra compreender a sua imparcialidade perante a assuntos polêmicos. Parabéns pelo excelente trabalho!

  24. Aline souza

    27 de junho de 2015 em 22:09

    Anem queria q fosse verdade deve que seria exótico

  25. Francklin

    7 de agosto de 2015 em 15:01

    Se o e-farsas está tão seguro que não é verdade, não deveria usar a palavra hipótese nos seus argumentos!

    • Gilmar Lopes

      7 de agosto de 2015 em 15:03

      Não existe verdade absoluta e mesmo que houvesse não somos os donos dela!

  26. Eraldo monteiro

    29 de julho de 2017 em 19:50

    A revista está afirmando que a morta anda.

  27. Pingback: O bizarro ritual Ma’Nene – Blog O Mundo Real

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros


Voltando a Circular

Publicidade

Topo