Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Primeira-dama do Canadá fez chacota sobre a indicação de Eduardo Bolsonaro como embaixador nos EUA?

Falso

Primeira-dama do Canadá fez chacota sobre a indicação de Eduardo Bolsonaro como embaixador nos EUA?

Primeira-dama do Canadá fez chacota sobre a indicação de Eduardo Bolsonaro como embaixador nos EUA?

No dia 30 de julho de 2019, um blog chamado “O Esquilo Político” (arquivo) publicou algo bem inusitado. Segundo o blog, naquele mesmo dia, Sophie Trudeau, taxada como “primeira-dama do Canadá”, teria inaugurado um complexo universitário na cidade canadense de “New Scotland”.

Durante seu discurso, ela teria dito:

Estudem e dediquem-se ao máximo, pois ninguém aqui frita hambúrguer, o único lugar do mundo onde alguém que frita hambúrguer vira embaixador é no Brasil

Trecho da publicação do blog “O Esquilo Político”.

A frase teria arrancado risos dos estudantes e seria referente a intenção do presidente Jair Bolsonaro em colocar seu filho, Eduardo Bolsonaro, como embaixador nos Estados Unidos. Questionada sobre a frase, ela teria respondido, que não se tratava de ofender Bolsonaro ou seu filho. O objetivo seria fazer os canadenses manterem seu bom índice educacional, e que a carreira diplomática era algo que o Canadá levava a sério. Ainda segundo o blog, dificilmente o povo canadense aceitaria algum desqualificado como embaixador no Canadá.

Rapidamente, diversos sites e blogs (a exemplo do “Brasil 247” e “Claudio Tognolli“) e contas no Twitter republicaram tal frase, viralizando-a. Entretanto, será que Sophie Trudeau realmente disse isso? Ela é a primeira-dama do país? Existe uma cidade chamada “New Scotland”, no Canadá? Descubra a verdade agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Falso! A “notícia” é um completo desastre. Sophie Trudeau não é a “primeira-dama” do Canadá. Ela teria esse título se seu marido, Justin Trudeau, fosse presidente daquele país. No entanto, Justin é o primeiro-ministro canadense. Logo, Sophie é considerada apenas esposa do primeiro-ministro. Além disso, “New Scotland” é o nome histórico de uma província canadense chamada “Nova Scotia” (“Nova Escócia”), não de uma cidade.

Para piorar de vez a situação, o blog alegou que a fonte da informação teria partido da “Rádio Ottawa”, mas não existe nenhuma rádio com esse nome no Canadá!

Não existe nenhuma “Rádio Ottawa” no Canadá.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

A lista de problemas aumenta significativamente conforme a verificação de fatos avança. Por exemplo, a foto de Sophie Trudeau, utilizada pelo blog, foi tirada durante uma conferência chamada “Women Deliver 2019” realizada entre 6 e 9 de junho de 2019! A conferência não possuía nenhuma relação com o presidente Jair Bolsonaro.

A foto de Sophie Trudeau foi tirada durante uma conferência chamada “Women Deliver 2019”.

Outro detalhe é que Sophie Trudeau não participou da inauguração de nenhuma escola ou complexo universitário na Nova Escócia no dia 30 de julho deste ano. Não há nenhuma informação na mídia canadense ou internacional sobre isso. Aliás, nem mesmo há uma única foto ou vídeo do suposto evento em suas redes sociais.

Não é a Primeira Vez que o Blog “O Esquilo Político” Dissemina uma Notícia Falsa

Segundo o site Boatos.org, essa não é a primeira vez que o blog se vê envolvido na disseminação de conteúdo enganoso. No mês passado, foi mencionado que Sophie Trudeau teria comparado o atual presidente brasileiro ao “tiozinho do café”. Contudo, essa informação também é falsa!

Conclusão

A notícia é completamente falsa! Sophie Trudeau não fez nenhuma chacota sobre a indicação de Eduardo Bolsonaro como embaixador nos Estados Unidos. Tal informação foi originalmente disseminada por um blog chamado “O Esquilo Político”,  acostumado a inventar e disseminar notícias falsas.

Além disso, a autoria do blog é extremamente nebulosa, visto que, aparentemente, se trata de um perfil apócrifo. Esse é um esquema comumente utilizado por sites e blogs que propagam ataques e desinformação a respeito de políticos.

Continue lendo
19 Comentários

19 Comments

  1. RABUGENTO

    1 de agosto de 2019 em 7:44

    Mas até caberia se fosse verdadeira…

    • Maria

      1 de agosto de 2019 em 10:59

      @RABUGENTO , seu “argumento” é muito comum e hilário aqui no E-Farsas, sabia? SEMPRE tem um internauta aqui que fala “Não é verdadeira, mas…”, “mas…” O QUÈ? Uma vez a “notícia” ser provada FALSA, tudo que vem depois do “mas…” é IRRELEVANTE, não deveria nem existir esse “mas…” aí. Nós damos muitas risadas com quem diz essa frase. 😉 KKKKKKKKKKKKK! 😀

  2. MAURO FRAGA LOPES

    1 de agosto de 2019 em 10:51

    Primeiro ministro e presidente é mesma coisa.

    • Marco Faustino

      1 de agosto de 2019 em 13:15

      Olá Mauro,

      O título de primeiro-ministro, na maioria dos casos, designa o chefe de governo nos Estados parlamentaristas e semipresidencialistas, em que o cargo é diferenciado do chefe de estado, o qual exerce funções mais de cerimônias e protocolos. Em muitos casos, o primeiro-ministro é o líder da coligação de partidos políticos (ou mais raramente de um só partido político) que tem o apoio da maioria do parlamento. O cargo não existe em sistemas presidencialistas, em que o presidente exerce a função tanto de chefe de governo como de Estado, mas há exceções, tal como o Peru e a Coreia do Sul, ambas repúblicas presidencialistas com um presidente e um primeiro-ministro (https://pt.wikipedia.org/wiki/Primeiro-ministro). Portanto, não é a mesma coisa.

      Maiores informações: https://www.infoescola.com/politica/chefe-de-estado/

  3. Maria

    1 de agosto de 2019 em 11:09

    Só inocentes e leigos acreditariam que a esposa de um primeiro ministro lá do Canadá ou de qualquer outro lugar no mundo iria dar importância e/ou se lembrar de um determinado deputado indicado a embaixador aqui no Brasil. Na realidade, há muitos estrangeiros e/ou autoridades estrangeiras que NEM SABEM ONDE É O BRASIL e a sua capital, assim como, tenho certeza, que muitos brasileiros não sabem onde fica, por exemplo, o Uzbequistão e que sua capital é Toshkent (eu não sabia, fui pesquisar), quanto mais seu indicado a embaixador. 😉 KKKKKKKKKKKKK!:D

    • Nilso

      4 de agosto de 2019 em 15:50

      Parabéns, Maria, resume bem o que se passa do outro lado do mundo. Mme Sophie é uma mulher ocupada e engajada com questões humanitárias (ver perfil em https://www.liberal.ca/fr/rencontrer-sophie/). Educada, prestigiada, respeitadora dos direitos humanos e busca a igualdade para minorias no Canada. Muito provavelmente ela conhece o Brasil, sobretudo em questões de meio ambiente ou humanas, mas dificilmente ela ou o seu esposo, Primeiro Ministro Monsieur Justin Trudeau, falariam sobre uma questão de governo estrangeiro. Porque sim, aqui eles levam muito a sério as questões consulares, as questões de educação, as questões que envolvem respeito e as questões de não intervenção nos assuntos que não interessam ao Canadá. Afinal isso não tem a menor importância para um País desenvolvido que se preocupa com assuntos de relevância como o aquecimento global e imigração.

  4. Maria

    1 de agosto de 2019 em 11:16

    Que dizer que canais e blogs FAJUTOS de Esquerda soltaram essa Fake News então? Será vai aparecer algum Esquerdalha aqui xingando, dizendo/alegando/acusando que o E-Farsas não é imparcial e que é “de Direita” e/ou “Facista” OU será que também vai aparecer alguns Bolsomínions elogiando e dando “parabéns” à página? 😉 KKKKKKKKKKK! 😀

    • Marco Faustino

      1 de agosto de 2019 em 13:23

      Olá Maria, até que não tenho tantas reclamações assim, sabia? Contudo, invariavelmente sempre surge alguém dizendo “ah, mas isso”, “ah, mas aquilo”, “e o Queiroz?”, “e o Lula?”. Normal, faz parte da rotina e da paisagem. Com o tempo a gente se acostuma com essas coisas. Já até desmenti uma história sobre o Nicolás Maduro e outra sobre dinheiro espalhado nas ruas da Venezuela, no passado, mas não veio ninguém me dar os parabéns. Triste :/ kkkkk.

      • Maria

        1 de agosto de 2019 em 17:05

        @Marco Faustino , menos mal. No seu caso, eu interpreto o silêncio como forma de RESPEITO mesmo quando alguém é contra, pois você escreve tão bem e de modo ponderado que não deixa margem à dúvidas e/ou críticas contrárias. 😉

      • Maria

        1 de agosto de 2019 em 17:26

        @Marco Faustino , no caso dos Bolsomínions, eu acho que eles não vem dar o “parabéns” aqui, mesmo que a matéria seja “favorável” a eles, porque notei que muitos deles estão convencidos que o E-Farsas é uma página “de Esquerda” e não irão “dar o braço a torcer”. 😉

  5. Maria

    1 de agosto de 2019 em 18:23

    Que CARA DE PAU e SEM VERGONHICE, heim!? Tanto o blog O Esquilo Político como o BRASIL/TV 247 APAGARAM as matérias originais de suas páginas. Sites fajutos de política devem ADORAR o “Erro 404, página não encontrada”. Ainda bem que vocês tem Backup! 😉 KKKKKKKKKKKKK! 😀

  6. Fabio

    2 de agosto de 2019 em 9:20

    Parabéns pelo trabalho. Embora essa tava bem na cara que era fake, é bom deixar claro e com argumentos irrefutáveis!

  7. Márcio

    4 de agosto de 2019 em 21:30

    esclareceu que ela não esteve onde disseram que estava, que ela não era quem disseram que ela era, mas enfim, ela falou algo semelhante? ela fez algum discurso relacionando o fato de que a educação é levada a sério no Canadá e aqui o no Brasil as coisas são bem diferentes, basta ser amigo do “rei”? eu entendi que fez diversos rodeios, mas não foi enfático em dizer: ela não disse isso! então, fico na dúvida: ela falou ou não?

    • Maria

      13 de agosto de 2019 em 3:48

      @Márcio , está escrito de forma clara e objetiva na CONCLUSÃO: “A notícia é completamente falsa! Sophie Trudeau não fez nenhuma chacota sobre a indicação de Eduardo Bolsonaro como embaixador nos Estados Unidos.” Eu sei que a gigantesca maioria dos internautas tem preguiça e só leem o Título da matéria, mas ler na ÍNTEGRA o texto (INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO e CONCLUSÃO) é bom, viu!? 😉

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Topo