Seria esse o momento do rompimento da barragem em Mariana?

Share Button

Mais um vídeo que apareceu nas redes sociais afirma mostrar o exato momento em que uma barragem se rompe em Mariana! Será verdade?

O vídeo apareceu no Facebook no final de novembro e mostra uma enorme construção ruindo, como se fosse um dique ou uma barragem se rompendo! O texto que acompanha o vídeo (que já foi visto mais de 2 milhões de vezes) afirma que esse seria o momento da tragédia ocorrida no dia 05 de novembro na cidade mineira de Mariana.

O filme, de pouco mais de um minuto de duração, foi compartilhado mais de 70 mil vezes no Facebook em apenas uma das inúmeras publicações, além de ser espalhado pelo Whatsapp.

Será que esse vídeo é mesmo de uma das barragens da construtora Samarco que se rompeu em Mariana?

Apareceu video do momento do rompimento da barragem em Mariana.

Posted by Gervásio Pereira De Almeida Neto on Quarta, 25 de novembro de 2015

 

Verdadeiro ou falso?

O vídeo é real, mas não se trata de uma das barragens de Mariana!

Envie suas dúvidas e sugestões de pauta através do nosso WhatsApp pelo número (11) 96075-5663!

Esse flagrante é, na verdade, de um acidente ocorrido em outubro de 2015, durante a construção de uma hidrelétrica no município de Sinop, no estado do Mato Grosso.

Em nota, a UHE Sinop – empresa responsável pela construção da hidrelétrica – explicou que houve um deslizamento de terra ao lado da área de montagem no canteiro de obras da UHE Sinop e que não houve nenhuma vítima!

Abaixo, o mesmo vídeo com melhor qualidade:

 

Nota Pública emitida pela UHE Sinop

“No dia 08 de outubro ocorreu um deslizamento do talude ao lado da área de montagem no canteiro de obras da UHE Sinop, a jusante da casa de força. Ressalta-se que esta obra tem monitoramento diário, o que permitiu a detecção de movimentações na estrutura da rocha devido às escavações e detonações. Em função disso foram adotadas medidas preventivas, como isolamento do local onde ocorreu o deslizamento, garantindo a segurança de todos os colaboradores. A equipe técnica da projetista principal está realizando uma avaliação para definir quais medidas serão adotadas para a reconstrução do talude. Importante destacar que nenhum colaborador ficou ferido e que o ocorrido não interferiu nas obras das estruturas principais, como tomada d’água, vertedouro e adufas de desvio, não ocasionando interrupção nas atividades de construção da UHE Sinop”.

Outra versão desse boato

Já mostramos aqui no E-farsas outro vídeo que estaria mostrando uma barragem se rompendo em Mariana, mas a verdade era outra. Clique aqui para descobrir!

Assista também o vídeo que fizemos com 5 boatos a respeito dessa tragédia ocorrida em Mariana:

 

Conclusão

O vídeo que mostra o rompimento da barragem em Mariana é, na verdade, de um deslizamento em um canteiro de obras da construção de uma hidrelétrica em Sinop no estado do Mato Grosso. O problema ocorreu no dia 08 de outubro de 2015.

Share Button
Acidentes, Construções, Falso
, , , , , , ,

Comente pelo Facebook

3 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digite esse numeros *