today-is-a-good-day
19.7 C
São Paulo
sexta-feira, março 29, 2024

Uma menina hindu foi queimada viva em Madhya Pradesh por ir a uma igreja cristã?

- Publicidade -

É verdade que uma moça hindu foi queimada viva no estado indiano de Madhya Pradesh apenas por ter participado de uma reunião de oração em uma igreja cristã?

O vídeo com o linchamento de uma jovem apareceu nos grupos de WhatsApp e também nas redes sociais na última semana de fevereiro de 2019. Nele podemos ver um grupo de pessoas apedrejando e jogando fogo em uma mulher jovem e o texto que acompanha essas imagens chocantes afirma que a moça era hindu e que ela teria sido queimada viva somente pelo fato de ter ido a uma reunião em uma igreja cristã!

O texto também pede que o vídeo seja bastante compartilhado para que o mundo veja “a face mais feia da índia”!

Será que isso é verdade ou mais uma farsa da web:

Texto que acompanha o vídeo do linchamento:
“Menina hindu queimada viva em Madhya Pradesh porque participou de uma reunião de oração em uma igreja cristã. Por favor, envie isto para que o mundo inteiro possa ver a Índia; O verdadeiro Inferno no planeta Terra! Apenas veja a face mais feia da índia Incrível Por favor, por favor, por favor, compartilhe este vídeo tanto quanto você puder Não pare de enviar Deixe o mundo saber o que está acontecendo no mundo”

Verdade ou mentira?

Para quem quiser ver o linchamento, há várias publicações dele na web, como esse feito por um usuário do Twitter, em 2016.

Como o texto não é datado, ele pode voltar a circular ano após ano e quem o receber pela primeira vez poderá achar que se trata de algo recente. No entanto, como podemos ver no link do Twitter no parágrafo anterior, essa história circula desde 2016.

Quem começou com essa afirmação foi um usuário do Twitter chamado @javed655, no final de 2018, como uma “nova versão” da história que circulou em 2016. A postagem original – que teve mais de 3,7 mil retuítes – foi apagada, mas ainda podemos ver o texto nessa versão arquivada do Web Archive.

A verdade mesmo é que o vídeo do linchamento é real, mas o crime aconteceu na Guatemala, em maio de 2015, e nada teve a ver com religião!

Conforme noticiado pelos nossos parceiros do Portal R7 na ocasião, a moça – que não teve seu nome revelado – teria sido acusada (além de julgada e executada pelo povo) de ter participado da morte de um taxista de 68 anos. Após linchamento, atiçaram o fogo no corpo da mulher que acabou morrendo na rua após os paramédicos serem impedidos de socorrê-la do incêndio!

- Publicidade -

O crime aconteceu na cidade de Rio Bravo, na Guatemala! A moça tinha apenas 16 anos de idade…

Mesmo vídeo em fake news diferente

Essa não foi a primeira vez que esse vídeo foi usado em uma fake news! Em maio de 2015, por exemplo, espalharam na web uma notícia falsa afirmando que uma mulher que matou um cachorro com um maçarico teria sido queimada viva. Acontece que, conforme apuramos na época, usaram esse mesmo vídeo para atribuir à criminosa, que continuava viva até então:

Mulher que matou cachorro com maçarico foi queimada viva?

Conclusão

O vídeo mostrando uma moça sendo queimada viva pela população em um linchamento não aconteceu na Índia e nada teve a ver com religião! Compartilhar esse tipo de fake news só serve para disseminar o ódio contra um povo cuja a cultura a gente desconhece!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui