Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Uma menina hindu foi queimada viva em Madhya Pradesh por ir a uma igreja cristã?

Crimes

Uma menina hindu foi queimada viva em Madhya Pradesh por ir a uma igreja cristã?

Uma menina hindu foi queimada viva em Madhya Pradesh por ir a uma igreja cristã?

É verdade que uma moça hindu foi queimada viva no estado indiano de Madhya Pradesh apenas por ter participado de uma reunião de oração em uma igreja cristã?

O vídeo com o linchamento de uma jovem apareceu nos grupos de WhatsApp e também nas redes sociais na última semana de fevereiro de 2019. Nele podemos ver um grupo de pessoas apedrejando e jogando fogo em uma mulher jovem e o texto que acompanha essas imagens chocantes afirma que a moça era hindu e que ela teria sido queimada viva somente pelo fato de ter ido a uma reunião em uma igreja cristã!

O texto também pede que o vídeo seja bastante compartilhado para que o mundo veja “a face mais feia da índia”!

Será que isso é verdade ou mais uma farsa da web:

Texto que acompanha o vídeo do linchamento:
“Menina hindu queimada viva em Madhya Pradesh porque participou de uma reunião de oração em uma igreja cristã. Por favor, envie isto para que o mundo inteiro possa ver a Índia; O verdadeiro Inferno no planeta Terra! Apenas veja a face mais feia da índia Incrível Por favor, por favor, por favor, compartilhe este vídeo tanto quanto você puder Não pare de enviar Deixe o mundo saber o que está acontecendo no mundo”

Verdade ou mentira?

Para quem quiser ver o linchamento, há várias publicações dele na web, como esse feito por um usuário do Twitter, em 2016.

Como o texto não é datado, ele pode voltar a circular ano após ano e quem o receber pela primeira vez poderá achar que se trata de algo recente. No entanto, como podemos ver no link do Twitter no parágrafo anterior, essa história circula desde 2016.

Quem começou com essa afirmação foi um usuário do Twitter chamado @javed655, no final de 2018, como uma “nova versão” da história que circulou em 2016. A postagem original – que teve mais de 3,7 mil retuítes – foi apagada, mas ainda podemos ver o texto nessa versão arquivada do Web Archive.

Entre em contato com o E-farsas via WhatsApp: (11) 96075-5663

A verdade mesmo é que o vídeo do linchamento é real, mas o crime aconteceu na Guatemala, em maio de 2015, e nada teve a ver com religião!

Conforme noticiado pelos nossos parceiros do Portal R7 na ocasião, a moça – que não teve seu nome revelado – teria sido acusada (além de julgada e executada pelo povo) de ter participado da morte de um taxista de 68 anos. Após linchamento, atiçaram o fogo no corpo da mulher que acabou morrendo na rua após os paramédicos serem impedidos de socorrê-la do incêndio!

O crime aconteceu na cidade de Rio Bravo, na Guatemala! A moça tinha apenas 16 anos de idade…

Mesmo vídeo em fake news diferente

Essa não foi a primeira vez que esse vídeo foi usado em uma fake news! Em maio de 2015, por exemplo, espalharam na web uma notícia falsa afirmando que uma mulher que matou um cachorro com um maçarico teria sido queimada viva. Acontece que, conforme apuramos na época, usaram esse mesmo vídeo para atribuir à criminosa, que continuava viva até então:

Mulher que matou cachorro com maçarico foi queimada viva?

Conclusão

O vídeo mostrando uma moça sendo queimada viva pela população em um linchamento não aconteceu na Índia e nada teve a ver com religião! Compartilhar esse tipo de fake news só serve para disseminar o ódio contra um povo cuja a cultura a gente desconhece!

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Topo