Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Vídeo mostra trator do MST incendiando a floresta! Será verdade?

Crimes

Vídeo mostra trator do MST incendiando a floresta! Será verdade?

Vídeo mostra trator do MST incendiando a floresta! Será verdade?

Será que integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) foram flagrados em vídeo colocando fogo na mata em cima de tratores?

O vídeo surgiu no Instagram no final de agosto de 2019 e também foi compartilhado nas demais redes sociais. Nele podemos ver um sujeito pilotando um trator, usando máscara e comemorando o incêndio cometido por ele e por seus capangas!

De acordo com o texto que acompanha a filmagem, o homem mascarado seria um integrante do MST, cujo movimento teria prometido fazer a maior queimada da história do Brasil!

Será que isso é verdade ou mentira?

Publicação feita no Instagram e arquivada aqui 

Texto que acompanha o vídeo: “O MST prometeu fazer a maior queimada de toda a história brasileira! Estão pondo fogo no nosso país! Até quando iremos deixar? Policiais de todo o Brasil. Homens armados de todo o Brasil! Já deu!!! Chegou a hora de colocarmos ordem no nosso Brasil! Está na hora dos homens de bem fazerem a revolução no Brasil!

Verdade ou mentira?

O vídeo é real, mas a filmagem não tem nada a ver com o MST foi filmada em junho de 2016, em uma fazenda que fica na cidade goiana de Montividiu.

No vídeo abaixo, com melhor resolução e publicado no no YouTube em julho de 2016, podemos ver melhor as cenas do fogo consumindo a lavoura de milho:

Note que no vídeo acima não há nenhuma menção ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, mas outros canais já começaram a espalhar que o MST estaria por trás do ocorrido:

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

No entanto, conforme apurado por diversas equipes de reportagem da época, o incêndio foi iniciado por uma colheitadeira que teve um sobreaquecimento no motor:

 

Aqui nesse boletim, podemos ver trechos do vídeo e – novamente – o MST não foi citado:

 

O MST ameaçou incendiar o país?

Não encontramos nenhum pronunciamento de ameaça por parte do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra sobre incendiar o país. Pelo contrário, em uma publicação feita no site do MST no dia 23 de agosto de 2019, a instituição afirma que:

“Queimar a Amazônia é crime contra a humanidade”  

Conclusão

O vídeo mostrando um homem mascarado em um trator próximo a um incêndio de uma lavoura não é de 2019 e não encontramos nenhuma relação desse incidente com o MST. As cenas são de um incêndio ocorrido em uma fazenda em 2016 em Goiás e foi causado por um superaquecimento de uma colheitadeira!

Continue lendo
19 Comentários

19 Comments

  1. Maria

    27 de agosto de 2019 em 22:30

    KKKKKKKK! 😀 Essa não é 1ª e nem será a última vez que vejo Fake News jogadas em cima do MST, já vi VÁRIAS. Não gosto e não apoio de maneira nenhuma movimentos como MST, MTST etc, pois esse negócio de ocupar, invadir, tomar posse (ou o diabos que chamam isso) propriedades, quer sejam PRIVADAS ou PÚBLICAS, para mim é ROUBO e não tem NENHUMA justificativa que valide tais atos, pois deve-se, no mínimo, PEDIR PERMISSÃO/PERGUNTAR, ponto! Entretanto, como já disse antes, pessoas que criam, espalham e/ou compartilham MENTIRAS e/ou Fake News, MESMO QUE SEJAM CONTRA TAIS GRUPOS, para mim são tão ou mais DESPREZÍVEIS do que eles. 😐

    • Rafael Isaacs

      27 de agosto de 2019 em 23:49

      VIVA O MST!

      • Mariolla Vive Apagando Fogo

        29 de agosto de 2019 em 11:27

        SALVE O TÃO ÚTIL, INOCENTE E SINGELO MST!!!

      • Maria

        29 de agosto de 2019 em 16:26

        @Rafael Isaacs , você só pode estar de brincadeira apoiando esse tipo de grupo. 😐

    • Rodrigo Ferreira

      28 de agosto de 2019 em 17:19

      Está na Constituição que a propriedade tem que atender à função social.

      • Maria

        29 de agosto de 2019 em 16:30

        @Rodrigo Ferreira, sim, mas tem que PERGUNTAR e/ou PEDIR PERMISSÃO primeiro, para o dono e/ou para o Estado. Pelo menos é assim nos países civilizados. Nada de INVADIR, OCUPAR, TOMAR POSSE etc, caso contrário é ROUBO = CRIME, ponto! 😉 KKKKKKKKKKKKKK! 😀

        • Gustavo Lins

          18 de setembro de 2019 em 15:25

          “seu dono deixa eu tomar posse da sua terra? Você não tá usando ela pra nada.” 😂

          • Maria

            21 de setembro de 2019 em 12:32

            @Gustavo Lins , por mais absurdo que pareça, é isso mesmo que você tem que fazer e ao perguntar, esteja preparado para, eventualmente, ouvir um SONORO NÃO como resposta. 😉 KKKKKKKKKKKKKKKKK! 😀

  2. ALEXANDRE DO NASCIMENTO MENDES

    28 de agosto de 2019 em 1:18

    Mas é claro que a turma que não sai do e Farsas vem já aqui dizer que isso só pode ser coisa do Gilmar comunista

    • Maria

      29 de agosto de 2019 em 16:34

      @ALEXANDRE DO NASCIMENTO MENDES , Gilmar e o E-Farsas não tem culpa se a ESMAGADORA MAIORIA das mentiras e/ou Fake News são fabricadas pela e/ou pertencem à DIREITA e à EXTREMA DIREITA, uai! 😐 KKKKKKKKKKKK! 😀

      • Gustavo Lins

        7 de setembro de 2019 em 22:11

        Se a pessoa não está usando a terra a lei permite que se aproprie a terra, inclusive o uso capião assegura que a pessoa que vive a muito tempo na terra se torne dona dela.

        • Maria

          21 de setembro de 2019 em 12:41

          @Gustavo Lins , não existe NENHUMA LEI que permita isso! O que acontece é que o Estado verifica a situação através de denúncias e/ou fiscalizações, toma a terra do dono (expropriação) e depois redistribui para reforma agrária após a decisão da Justiça, tudo DENTRO DA LEI. E Usocapião é OUTRA COISA COMPLETAMENTE DIFERENTE! Sugiro que você ESTUDE AS LEIS de fato e/ou consulte um bom advogado especializado. 😉 KKKKKKKKKKKKKKKK! 😀

          • Gustavo Lins

            2 de outubro de 2019 em 19:13

            Não não é outra coisa totalmente diferente, é justamente isso, se uma pessoa provar que vive na terra a anos ela pode receber o direito de ser dona, você mesmo acabou de dizer, se o dono não estiver usando a terra de forma produtiva cabe expropriação, TUDO DENTRO DA LEI, até por que se o dono estiver usando a terra a primeira coisa que ele vai fazer quando ela for invadida é chamar a polícia, se ele não estiver usando a terra aí só descobrir a invasão bem depois, nessa altura a terra já está sendo usada, se você acha ruim que mude os artigos 182 e subsequentes.

  3. John Souza

    28 de agosto de 2019 em 14:43

    O pior é que o Instagram não tem como denunciar por Fake News! Comentem lá na publicação dela pra ver se ela toma vergonha na cara!

  4. Lucas

    2 de setembro de 2019 em 6:18

    @Maria O MST somente faz valer os ARTIGOS 184 e 186 DA CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA. Ladrões são os POLÍTICOS que rasgam a constituição brasileira dês de sua existência. Estude mais, pesquise e desligue o whatsapp. Não seja mais uma alienada da Rede Globo e do Bozo, que trabalham para os ricos, e não para a população.

    • Maria

      21 de setembro de 2019 em 12:54

      @Lucas , eles (MST) geralmente só “interpretam” o que lhes convêm. Concordo, sou ANÁRQUICA e para mim POLÍTICOS SÃO TODOS FARINHA DO MESMO SACO! TODOS! Não sou alienada, não acredito em tudo, DESCONFIO SEMPRE e PESQUISO BASTANTE. E não uso Whatsapp ou outras coisas das Redes Sociais. Só uso o bom e velho email em caráter pessoal e o telefone para me comunicar. 😉

  5. Marcos Eduardo

    7 de setembro de 2019 em 23:41

    Falam tanto do MST que invadem terras e blablabla. Mas esquecem que no Brasil, tem muitos fazendeiros que invadem terras da união. Um bom exemplo são os GRILEIROS, e muitos estão lá na Amazonia botando fogo pra depois tomarem as terras (com as benção do atual presidente)

    • Maria

      21 de setembro de 2019 em 13:16

      @Marcos Eduardo , é que o assunto da matéria em questão são Fake News envolvendo o MST. Se você achar Fake News envolvendo GRILEIROS e que estejam circulando na Internet e Redes Sociais, você pode sugerir ao E-Farsas para que investigue. Esteja à vontade! 😉

  6. Gustavo Lins

    2 de outubro de 2019 em 19:13

    Não não é outra coisa totalmente diferente, é justamente isso, se uma pessoa provar que vive na terra a anos ela pode receber o direito de ser dona, você mesmo acabou de dizer, se o dono não estiver usando a terra de forma produtiva cabe expropriação, TUDO DENTRO DA LEI, até por que se o dono estiver usando a terra a primeira coisa que ele vai fazer quando ela for invadida é chamar a polícia, se ele não estiver usando a terra aí só descobrir a invasão bem depois, nessa altura a terra já está sendo usada, se você acha ruim que mude os artigos 182 e subsequentes.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo