Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Vítima quebra os dentes do ladrão e tem que pagar a prótese!

Crimes

Vítima quebra os dentes do ladrão e tem que pagar a prótese!

Um ladrão teria ganhado da sua vítima na justiça um tratamento dentário por ter apanhado dela em uma tentativa de assalto! Será verdade?

A notícia não é nova! Apareceu na web no final de novembro de 2013, mas voltou a circular em dezembro de 2014 em diversos sites de notícias e em blogs que se apressaram em criticar a decisão de um Juiz que teria decidido em favor do ladrão ao invés da vítima!

De acordo com a manchete, o fato teria ocorrido em 2011. O empresário Sérgio Lemes (que é faixa preta em 3 esportes de luta) teria reagido a um assalto, quebrando 3 dentes de um homem que estava tentando assalta-lo. Para o espanto de todos, meses depois o bandido teria entrado na justiça contra a vítima por lesão corporal grave e, ao final do processo, o Juíz decidiu que o ladrão deveria ser ressarcido em R$ 8.000,00 para cobrir os custos de um tratamento dentário.

Será que essa história é real?

Ladrão perde os dentes, mas ganha processo contra sua própria vítima! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Ladrão perde os dentes, mas ganha processo contra sua própria vítima! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

 

Verdadeiro ou falso?

Apesar de ocorrer esse tipo de absurdo na justiça (não só aqui no Brasil, como também em diversas partes do mundo), essa história não é real!

Uma busca pelos nomes dos envolvidos só retornam sites e blogs que apenas copiaram o mesmo texto, sem acrescentar ou retirar nenhuma letra.

Outro detalhe é que não há nenhuma fonte que possa confirmar se o processo existe mesmo. Quem foi o juiz que julgou o processo? Em qual cidade o fato teria ocorrido? Isso a “notícia” não explica!

Origem

Quem criou esse boato foi o blog humorístico Jornal VDD no dia 21 de outubro de 2013. Já falamos aqui no E-farsas sobre algumas das notícias engraçadas que foram inventadas pelos redatores do Jornal VDD como, por exemplo:

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

No rodapé do Jornal VDD há um texto avisando aos leitores que nada do que é publicado lá deve ser levado a sério.

Casos reais

Esse caso é falso, mas já houve casos em que o ladrão processou mesmo a sua vítima por lesões corporais. Em 2008, Wanderson Rodrigues de Freitas, de 22 anos, teria sido agredido logo após roubar R$ 45 do caixa de uma padaria no bairro de Planalto, em Belo Horizonte, e decidiu acusar o dono do estabelecimento, Márcio Madureira Vieira, por lesão corporal.

O advogado do assaltante afirmou na época que o proprietário teria “se excedido no direito de legítima defesa” ao golpear o seu cliente, que fraturaram o nariz do rapaz.

O juiz da 2ª Vara Criminal de Belo Horizonte, Jayme Silvestre Corrêa Camargo, julgou o processo número 0024 08 246471-0 decidindo que:

“A queixa-crime ofertada deve ser de pronto rejeitada uma vez não se vislumbrar qualquer fato criminoso praticado pelos querelados, tratando-se o caso de verdadeira excludente de ilicitude, mais precisamente de legitima defesa.”

Em outras palavras, o bandido tentou, mas não levou nada!

E pra quem acha que essas coisas só acontecem aqui no Brasil, em 2012 um ladrão de 31 anos chamado Samuel Cutrufelli abriu um processo contra Jay Leone, que havia reagido ao assalto na Califórnia (EUA). De acordo com o jornal O Estado de São Paulo, o bandido invadiu a casa de Leone, foi baleado pelo dono e o processou por danos físicos e morais.

Em 2010, um ladrão processou o dono de um supermercado em Loulé (Portugal) após ter ficado entalado em uma pequena janela de ventilação. Segundo o portal Sapo, o bandido português alegou que, António Oliveira – o dono do supermercado – o fez passar vergonha e humilhação e abriu um processo por danos físicos e morais!

Conclusão

A história do bandido que processou a vítima para custear seu tratamento dentário é falsa, mas já ocorreram casos semelhantes na história da Justiça no mundo todo!  

Continue lendo
4 Comentários

4 Comments

  1. Asdrubal

    13 de dezembro de 2014 em 9:56

    Há situações em Portugal, em que pessoas disparam contra assaltantes de suas casas, e acabam por ser condenados a prisão.

    Há também situações em que polícias matam assaltantes, e são condenados a prisão também. Muito frequente.

    • Renato

      28 de março de 2015 em 19:38

      Daí vemos de onde veio a lógica da nossa justiça: veio de berço.

  2. Clique Aqui

    20 de julho de 2017 em 14:42

    Mesmo sendo uma historia falsa, do jeito que as coisas estão caminhando neste Brasil, vamos precisar pedir desculpas pelo ladrão e ainda fazer um carinho do consolação pelo roubo mal sucedido!

  3. Reinaldo

    20 de julho de 2017 em 16:30

    kkkkkkk Brasil, como eu te amo… #sqn

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo