Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

10 sites estrangeiros que fazem checagem de fatos no mundo todo!

E-farsas TV

10 sites estrangeiros que fazem checagem de fatos no mundo todo!

10 sites estrangeiros que fazem checagem de fatos no mundo todo!

Conheça 10 sites que fazem um trabalho semelhante ao do E-farsas em outros países para o combate às notícias falsas! Assista ao vídeo e junte-se à nossa rede mundial contra a desinformação!

Muitos leitores entram em contato todos os dias perguntando quais sites são referência para o E-farsas e quais podemos indicar para quem quer saber mais sobre o combate às fake news e à desinformação ao redor do mundo.

Finalmente, chegou o dia em que vamos mostrar 10 dos sites preferidos pelo mundo que fazem um trabalho parecido com o nosso aqui no E-farsas. Lembrando que você pode acessar sites de língua estrangeira mesmo sem saber outro idioma. Basta entrar nos links que vou falar aqui e clicar em um botãozinho no topo do seu navegador para ativar a tradução para o português!  

O vídeo dessa semana mostra cada um dos sites citados com depoimentos de alguns dos fundadores desses serviços de checagem pelo mundo. Para ver, na íntegra, clique no player abaixo:

O vídeo dessa semana também relembra um boato antigo que circula até os dias de hoje, sobre a Amazônia ter sido vendida para os americanos.

Links e mais informações

1 – Bufale.net

O Bufale é um site de checagem de fatos de língua italiana criado em 2014. Administrado por Claudio Michelizza e Fabio Milella, o Bufale é referência na Itália em desmentir ou confirmar as notícias que espalham naquele país. Eles também possuem um canal no YouTube onde publicam periodicamente vídeos com pesquisas e checagens feitas por eles.

No vídeo acima, conversamos com Claudio Michelizza, um dos fundadores do Bufale.net, que manda um recado para os brasileiros.

Para conhecer mais sobre esse excelente trabalho, entre em www.bufale.net!

Abaixo estão links de algumas matérias feitas pelo Bufale com a ajuda do E-farsas:

2 – Snopes

O Snopes é, sem dúvida, o maior e mais antigo site de checagem de fatos do mundo. Criado em 1994 pelo casal David e Barbara Mikkelson, o site que posteriormente passou a se chamar Snopes já averiguou milhares e milhares de rumores, boatos e notícias.

O trabalho deles é tão importante que diversas agências de notícias do mundo todo usam as checagens do Snopes como fonte. E o mais legal pra nós é saber que algumas checagens que fizemos aqui no E-farsas já serviram de base para publicações nesse tão conceituado site. Sem dúvida, uma grande alegria pra toda a equipe do E-farsas.

Para acessar é fácil: snopes.com    

Abaixo, links de algumas das publicações do Snopes nas quais tivemos participação:

3 – Boatos.org

Agora um site brasileiro! Assim com o E-farsas, temos sites que combatem as fake news em língua portuguesa! Nascido em 2013, nosso irmão caçula publica várias checagens diárias. Através de textos curtos e com bastante embasamento, o Boatos.org criado pelo jornalista e nosso amigo Edgard Matsuki verifica notícias também do mundo da política. 

O Boatos.org também tem um canal no YouTube onde sempre tem vídeo novo com checagens feitas pelo Edgard e sua equipe. Vale muito a pena acessar o boatos.org 

Conversamos com o Edgard Matsuki, que nos contar no vídeo mais algumas coisas sobre o Boatos.org!

4 – HoaxEye

Pra quem quer saber se uma imagem é verdadeira ou falsa, já fizemos um vídeo aqui há um tempinho, mostrando algumas técnicas e ferramentas que usamos no nosso dia-a-dia. Mas também tem o excelente HoaxEye, um blog que publica esporadicamente pesquisas mostrando a verdade por trás de fotos que circulam nas redes sociais, principalmente no Twitter.

Criado pelo finlandês Janne Ahlberg, o HoaxEye divide suas publicações em Fake (que são fotos comprovadamente modificadas com a ajuda de softwares de edição, e Hoax (que são fotos que não são necessariamente modificadas, mas que circularam fora de contexto) 

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Inclusive, o Jane já nos ajudou diversas vezes identificando possíveis indícios de montagens em fotos que estávamos pesquisando aqui pro E-farsas. 

Visite o HoaxEye.com e vá na aba “about”, que tem uma ótima lista com links de pessoas e empresas que ajudam a acabar com as fake news na web!

5 – La Mentira esta ahi fuera

o La Mentira esta ahi fuera é um blog de língua espanhola no qual sou muito fã! Criado há mais de uma década, o La Mentira procura verificar notícias que circulam em sua língua, além de verificar também outras publicações. Tem uma seção voltada para OVNIs e paranormal que é simplesmente formidável.

No vídeo dessa semana, conversamos com o criador do blog em espanhol, que nos mandou uma mensagem em vídeo sob o anonimato de seu avatar!

6 – Maldita.es

E por falar em sites de checagem de fatos de língua espanhola, um dos que mais acesso é o Maldita.es.

Criado em 2015 por um grupo de jornalistas, o Maldita é um dos mais importantes sites de checagem de fatos em espanhol. A seção que mais gosto é a chamada Maldita Ciência, onde eles publicam artigos sobre dados e descobertas científicas, além de desmistificar algumas crenças que todos nós temos no nosso dia-a-dia.

O endereço é fácil: maldita.es

7 – Attivissimo

O blog Attivissimo é mais um em italiano que faz parte das nossas leituras obrigatórias diárias. Criado pelo jornalista Paolo Attivissimo, o blog reúne inúmeras publicações de checagens e reportagens feitas pelo Paolo, que, inclusive já publicou 18 livros de ciência da computação e mais de 100 artigos para “Le Scienze”. 

Conversamos por vídeo com o sempre muito atencioso Paolo, que nos dá valiosas dicas de como identificar notícias falsas!

8 – Teyit

Partindo para um site de checagens turco, apresento pra você o Teyit, site fundado em 2015 cujo o objetivo, assim como a gente tem feito no E-farsas desde 2002, é tentar diminuir os erros jornalísticos e checar as principais notícias que circulam pela rede. A equipe do Teyit é bem grande e composta por diversos jornalistas. O site foi criado como uma organização sem fins lucrativos e sobrevive de doações dos leitores.

Uma curiosidade: Teyit significa “Confirmação” em turco!

Vale muito a pena conhecer o excelente trabalho do teyit.org.

9 – Polígrafo

Seria bom mais algum site que faz um trabalho igual ao do E-farsas em português, né? Então trago pra vocês o excelente site de checagem português Polígrafo.

Com publicações em um idioma que a gente conhece, o Polígrafo surgiu como uma alternativa em Portugal para checagem de fatos. Conversamos com o diretor editorial do Polígrafo Fernando Esteves, jornalista que nos mandou um excelente recado.

10 – BoomLive 

Pra encerrar essa primeira parte, queremos apresentar pra você um site de checagem de fatos chamado Boomlive. Esse é um site indiano, mas está disponível em inglês, hindi e bengali, que checa fatos desde 2014 e é o primeiro site que faz esse trabalho na Índia.

Conheça o trabalho bacana do Boom que não só checa fatos espalhados pela Índia como em outros países.

Conclusão

Essa foi a primeira parte da lista de sites que fazem checagem de fatos pelo mundo! Conhece algum outro site que não citamos aqui? Manda pra gente!

Agradecimentos ao professor Felipe Pisaneschi pela ajuda na tradução dos depoimentos em italiano!

Links citados

Continue lendo
Clique para comentar

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo