13.7 C
São Paulo
quinta-feira, setembro 29, 2022

A Alemanha ergueu grades nos supermercados para separar vacinados e não-vacinados?

- Publicidade -

Foto mostra um local público com grades e texto afirma que o governo alemão teria colocado essa separação entre os vacinados e não-vacinados! Será verdade?

A publicação começou a se espalhar através das redes sociais na primeira quinzena de dezembro de 2021 e mostra o que parece ser um local de compras com uma grade no meio. De acordo com o texto que acompanha a imagem, o flagrante teria sido fotografado em um supermercado na Alemanha, após decisão do governo de lá em separar as pessoas que se vacinaram contra a COVID-19 de quem não se vacinou!

Será que essa história é verdadeira ou falsa?

Texto de uma das versões que se espalharam em dezembro de 2021: “Supermercado na Alemanha – Separação de vacinados e não vacinados. Quem diria que eles iam levantar de novo um muro de separação, está aí. Que ideia infeliz.” (foto: Reprodução/Twitter)

Verdade ou mentira?

A foto é real, mas ela foi tirada de contexto. Além disso, ela foi flagrada na Romênia e não na Alemanha!

O supermercado que aparece na fotografia é de uma rede alemã chamada Kaufland, mas essa filial especificamente fica na cidade de Bacau, na Romênia, como podemos ver em publicações feitas em novembro de 2021.

Desde 22 de outubro de 2021, o governo romeno instituiu os chamados certificados verdes, um documento que mostra os dados sobre as imunizações de seu portador. Sem ele, os romenos não vacinados não podem comprar em nenhuma loja localizada dentro do shopping, exceto em supermercados, farmácias e igrejas – onde o trânsito é livre para todos.

Diferente do que a postagem sugere, o supermercado não separa as pessoas entre vacinados e não-vacinados, mas separa o mercado do shopping center por meio de grades

Na foto abaixo, podemos ver uma placa com duas setas: uma leva à loja Kaufland (disponível sem certificado), a outra às outras lojas da galeria – com um certificado:

Placa indicativa dentro de um shopping center na Romênia! (foto: Reprodução/Twitter)

Medida pegou muito mal entre os lojistas

- Publicidade -

A Associação Romena de Consumidores não gostou muito da ideia de colocar grades entre o supermercado e o shopping center, emitindo uma nota com questionamentos sobre a decisão:

“Senhor Embaixador, esta medida imposta aos consumidores pela gestão executiva da SC Kaufland Romênia SCS não é sobre respeito pelo qual agradeceríamos se Vossa Excelência tomou as medidas necessárias para remover essas paredes de cerca de metal de dentro das lojas Kaufland. Ao mesmo tempo, gostaríamos de receber uma resposta sua sobre a situação relatada.”

E na Alemanha?

Na Alemanha, o passaporte sanitário foi instituído no dia 14 de junho de 2021, um certificado digital que permite comprovar via smartphone a completa imunização contra a covid-19. O certificado é gratuito, voluntário e é um acréscimo à carteira habitual de vacinação, passando a ser usado para facilitar o trânsito entre regiões e países.

A agência de notícias alemã DW explicou que uma pesquisa de opinião pública mostrou que o certificado digital de vacinação contra a covid-19 tem larga aceitação na Alemanha.

“Dos entrevistados, 69% afirmaram que saúdam a implementação de um certificado digital. A aprovação foi maior entre pessoas com mais de 60 anos (79%) e, correspondentemente, menor entre os entrevistados entre 30 e 39 anos (55%). A pesquisa contou com mil participantes adultos e ocorreu entre os dias 18 e 25 de maio.”

Conclusão

A foto que mostra grades de metal em um espaço público é real, mas foi tirada na Romênia após decisão do governo em restringir o acesso de não-vacinados aos shopping centers do país. A grade separa o supermercado (onde o acesso é livre) dos demais estabelecimentos do shopping!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui