29.4 C
São Paulo
sexta-feira, dezembro 2, 2022

O governo do Vietnã está arrancando à força as pessoas de dentro de casa para fazer teste de COVID? 

- Publicidade -

É verdade que policiais vietnamitas estão arrombando as portas da população e forçando a todos que façam testes de COVID? 

O vídeo circula nas redes sociais desde outubro de 2021, mas voltou a ser compartilhado também em grupos de WhatsApp na primeira quinzena de dezembro e mostra um grupo de homens arrombando uma porta de um apartamento e levando uma mulher à força para um praça onde, aparentemente, estão sendo feitos exames ao ar livre.

De acordo com o texto que acompanha as imagens, o flagrante teria sido filmado no Vietnã e que isso é uma rotina naquele país. O texto ainda afirma que esse método (que força o cidadão a ser testado) chegará em breve em cada cidade brasileira! 

Será que isso é verdade?

Texto de uma das versões que circulam juntamente com o vídeo: “Vietnam: Você não vai ao teste Corona? Em seguida, a porta do seu apartamento será quebrada por um grupo de assalto do governo e você será removido à força de suas próprias quatro paredes para colocar o bastão de teste PCR em seu cérebro. Brevemente também disponível na sua cidade…ISTO É A NOVA ORDEM MUNDIAL

Verdade ou mentira?

O vídeo é real e foi filmado no dia 28 de setembro de 2021, em um prédio na cidade de Thuan An, numa província que fica no sudeste do Vietnã chamada Binh Duong. De acordo com agências de notícias da Ásia, a mulher se chama Hoang Thi Phuong Lan e transmitiu ao vivo em sua página no Facebook o momento em que os agentes de saúde, juntamente com policiais, arrombaram a porta do seu apartamento e a levaram à força para uma praça em frente ao prédio onde mora.

A mulher havia sido intimada a comparecer no local dos testes, mas se recusou por achar que havia muita gente aglomerada e, considerando que ali poderia ser um vetor de contaminação, resolveu declinar do “convite”. Os agentes a retiraram contra a sua vontade de dentro de casa, como podemos ver vídeo abaixo o ocorrido de outro ângulo:

Repercussão negativa

Segundo publicações locais, a opinião pública condenou duramente as autoridades neste caso, o que levou o Secretário do Comitê do Partido da Ala Vinh Phu, Vo Thanh Quan, a pedir desculpas para a Sra. Lan. Pedido de desculpas que ela não aceitou e pediu a vários advogados que iniciassem procedimentos legais para recuperar a justiça e a honra para o indivíduo.

Conclusão

- Publicidade -

O vídeo que mostra uma mulher sendo levada à força para ser testada é real e aconteceu em setembro de 2021, no Vietnã! Ao que tudo indica, esse não é o procedimento padrão das autoridades vietnamitas, mas não dá pra gente saber com exatidão, pois essa moça deu a sorte de estar sendo filmada por várias pessoas no momento de sua condução ao local do exame! 

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui