Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

A carta-renúncia da Dilma já está pronta?

Falso

A carta-renúncia da Dilma já está pronta?

É verdade que a presidente Dilma Rousseff já preparou uma carta com a sua renúncia com a ajuda de dois de seus ministros?

A notícia apareceu no dia 07 de agosto de 2015 e se espalhou rapidamente nas redes sociais e em diversos sites e blogs. De acordo com o texto, Dilma Rousseff já teria preparado uma carta-renúncia com a ajuda de dois dos seus ministros mais próximos, Aloizio Mercadante e José Eduardo Cardozo.

De acordo com fontes do Palácio – segundo a manchete – com a renúncia da presidente, o vice-presidente Michel Temer assumiria imediatamente o comando do Executivo.

Será que isso é verdade mesmo?

Carta com a renúncia de Dilma já está pronta! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Carta com a renúncia de Dilma já está pronta! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdadeiro ou falso?

Todos os sites, portais e blogs que publicaram essa notícia citaram como fonte uma matéria publicada nos primeiros minutos do dia 07 de agosto de 2015 pelo jornalista Cláudio Humberto, no site Diário do Poder.

Cláudio Humberto, que não dá nenhum prova de onde ele teria tirado essa informação (ele apenas afirma que “fontes do Palácio” teriam dito que havia uma carta-renúncia), foi assessor de imprensa de Fernando Collor de Mello e tornou seu porta-voz quando ele assumiu a presidência. Conhecido por fazer oposição ao Governo do PT, Humberto passou a publicar no seu Diário do Poder notícias com alguns… digamos… problemas de apuração jornalística.

Conforme lembrado pelo jornal Diário de Pernambuco, em 2015, por exemplo, Cláudio Humberto chegou a afirmar que Renata Campos, viúva do ex-candidato a presidente Eduardo Campos, seria vice de Lula nas eleições presidenciais em 2018 (notícia essa que foi desmentida pela ex-primeira-dama de Pernambuco).

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Cláudio Humberto também foi um dos disseminadores do boato que afirmava que a presidente Dilma teria tentado suicídio! Na ocasião, desmentimos essa mentira em primeira mão aqui no E-farsas!

Em junho de 2013, o jornalista do Diário do Poder também ficou famoso na web após “noticiar” que Dilma Rousseff teria comprado uma casa de 5 milhões em frente ao Lago Guaíba, em Porto Alegre. O jornalista Políbio Braga foi investigar essa história na época e não encontrou nenhuma prova – nem com os antigos donos e tampouco no cartório de imóveis da cidade – da compra.

Segundo o jornalista, Dilma teria comprado essa mansão por 5 milhões! (foto: Reprodução/Google)

Segundo o jornalista, Dilma teria comprado essa mansão por 5 milhões! (foto: Reprodução/Google)

Não há nenhum pronunciamento oficial do Governo sobre a alegada carta-renúncia até o fechamento desse artigo.

Boato antigo

Não é de hoje que boatos envolvendo uma possível renúncia de Dilma Rousseff circula pela web. Brincadeiras feitas no site Notícias Falsas (onde qualquer usuário pode entrar e criar uma notícia falsa), por exemplo, são bastante populares desde 2013. Blogs de oposição como Alerta Total falam de uma possível renúncia da presidente desde pelo menos março de 2015 e outros sites já cogitavam isso desde julho de 2015 ou em junho do mesmo ano.

Conclusão

Não há nenhuma prova de que Dilma Rousseff tenha preparado uma carta-renúncia! Todos os sites e blogs que pulicaram a notícia citam como fonte uma nota feita em um site de notícias que não dá nenhuma prova do que está escrito, além de ser famoso por publicar notícias inverídicas sobre o Governo de vez em quando.

Continue lendo
37 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Publicidade

Parceiros:

Voltando a Circular

Publicidade

Topo