23.5 C
São Paulo
sábado, julho 24, 2021

A Polícia Federal do Amazonas desenterrou 26 caixões cheios de pedras?

- Publicidade -

É verdade que a Polícia Federal desenterrou 26 caixões cheios de pedras e descobriu um esquema feito pela Esquerda para atacar o Governo Federal?

O vídeo voltou a circular em grupos do WhatsApp na segunda quinzena de julho de 2021 e mostra um grupo de pessoas em volta de um caixão que está sendo aberto, exibindo seu interior… com pedras!

O texto que acompanha as imagens afirma que a Polícia Federal do Amazonas teria descoberto que a Esquerda havia enterrado 26 caixões cheios de pedra para aumentar o número de mortes por COVID-19, com o objetivo de atacar a imagem do Governo Federal.

Será que isso é verdade ou mentira?

Texto de uma das versões que acompanham o vídeo compartilhado através de grupos do WhatsApp: “Veja o que a esquerda faz pra atacar o Governo Federal. O Amazonas é o Estado do vagabundo ladrão que comanda a CPI do COVID-19: polícia federal do Amazonas desenterrou 26 caixões cheios de pedras. Imaginemos isso que, com certeza, vem ocorrendo em todos os Estados comandados pelos comunistas. Qual desculpa eles tem pra tamanha pilantragem?”

Verdade ou mentira?

O vídeo é real, mas não tem nenhuma relação com a COVID-19 e tampouco com o estado do Amazonas!

Fizemos uma busca no portal da Polícia Federal e não encontramos nada a respeito dessa suposta operação. Também não encontramos nada nos sites de jornais do estado do Amazonas ou de qualquer outro. Os únicos resultados são de sites que copiaram o mesmo texto compartilhado em grupos do WhatsApp.  

Através de busca reversa de imagens, descobrimos que elas foram tiradas de um caso ocorrido em maio de 2017, na cidade paulista de São Carlos. Segundo investigações feitas pela Polícia Civil, pelo menos 4 pessoas estavam envolvidas num golpe de seguro de vida de cerca de R$ 1,4 milhão.

Como podemos ver também nessa outra reportagem feita pelo site São Carlos Agora, há apenas um caixão e não 26 como a corrente compartilhada no WhatsApp afirma.

Boato requentado

Essa não é a primeira vez que rumores sobre caixões enterrados vazios pra aumentar os casos de COVID-19 circulam pela web! Em abril de 2020, desmentimos aqui no E-farsas uma série de desinformação que estava sendo compartilhada nas redes sociais sobre supostos enterros falsos.

Conclusão

A notícia afirmando que a Polícia Federal do Amazonas desenterrou 26 caixões cheios de pedras é falsa! O vídeo usado na desinformação é de 2017, dois anos antes do início da pandemia do novo coronavírus!  

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

4 COMENTÁRIOS

  1. Veja o que a direita faz pra atacar a esquerda! Inventa mentiras, recicla fake news antigas, usa imagens fora de contexto e tentam convencer o gado que a culpa de todos os males do mundo é da esquerda (e do comunismo, que aqui ninguém nunca viu nem sentiu, só ouviu falar, mas acha que é real). E os direitontos estúpidos, idiotas, imbecis e analfabetos acreditam, como bons apedeutas que são (o excesso de pleonasmo foi intencional).

    Imaginemos isso que, com certeza, vem ocorrendo em todos os Estados comandados pelos fascistas, e em todas as redes sociais que o Gabinete do Ódio tenha acesso. Qual desculpa eles têm para tamanha criação e divulgação de mentiras para controlar a cabeça fraca dos bovinos? https://media4.giphy.com/media/vxpCyBq0ewwEqs8fnr/giphy.gif

  2. De novo? Esse povo não cansa! A próxima fake news com caixões cheios de pedra vai começar assim: “se vocês soubessem o que aconteceu no Amazonas, ficariam enjoados”

    • Além de mentirosos, burros, idiotas, apedeutas e néscios, não possuem criatividade. Ficam reciclando mantiras antigas. Isso só reforça a estupidez galopante desses bovinos imbecis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui